Leonardo Valle
A Agência Brasil publicou no dia 2 de janeiro de 2019 dados da pesquisa Sonho da Favela 2000. Desenvolvido pelos institutos Data Favela e Locomotiva, o levantamento entrevistou 2.006 pessoas em 63 favelas nas cinco regiões do país, entre os dias 8 e 18 de dezembro de 2019.
Entre os resultados, foi destacado que o maior sonho dos moradores desses espaços é ter uma casa própria (21%), seguido de saúde (20%). Também integraram a lista a chance de ter um negócio próprio (7%), de conseguir um emprego (6%) e de ter sucesso profissional (6%).
Segundo os entrevistados, a maior dificuldade para a realização destes sonhos é a falta de dinheiro (67%). Apesar disso, 52% dos entrevistados têm certeza de que vão conquistar o que desejam. Para completar, o levantamento mostrou que oito em cada 10 pessoas que vivem em favelas no país (81%) acreditam que a vida vai melhorar em 2020.
Profissionalmente, o principal sonho revelado pelos entrevistados foi o de ter um negócio próprio (35%), seguido por passar em concurso público (12%), conseguir um emprego (10%) e ter uma profissão (9%).
Em relação à comunidade, o principal anseio foi a garantia de segurança (30%), seguida por mais infraestrutura (17%), mais acesso à saúde (12%), mais respeito para os moradores (12%) e opções de lazer (10%). No entanto, apenas 28% dos entrevistados acreditam que esses sonhos se realizarão.
Com Agência Brasil
Veja mais:
Sem condições, pessoas são levadas a buscarem alternativas informais de moradia
“Pacote Anticrime” pode aumentar violência e mortes praticadas por policiais, avaliam advogados e entidades
Crédito da imagem: dominiquelandau – iStock