O Instituto Mamirauá, voltado à proteção da Amazônia, lançou uma nova cartilha educativa para capacitar agentes ambientais voluntários (AAVs). A publicação “Proteção ambiental: um compromisso de todos” tem o objetivo de auxiliar na formação desses cidadãos que atuam como protetores das reservas Mamirauá e Amanã. A publicação está disponível online gratuitamente no site do instituto.

Os AAVs atuam como agentes de informação para moradores e visitantes das reservas. Sua função é orientar a população quanto à proteção do local e colaborar com a gestão do espaço, contribuindo com a prevenção de problemas e conflitos relacionados ao uso dos recursos naturais.

Além dos conteúdos específicos relacionados à reserva Mamirauá, a publicação traz informações sobre proteção ambiental que podem ser úteis a voluntários de outras florestas e seus visitantes. Há orientações legislativas, dicas de preservação da fauna silvestre e também de peixes.

Participação de moradores

A reserva Mamirauá possui 1.124.000 hectares e abrange terras dos municípios Uarini, Fonte Boa, Tonantins, Japurá e Maraã. Já a reserva Amanã possui 2.350.000 hectares e abrange terras dos municípios Maraã, Codajás, Barcelos e Coari. Para que a conservação ambiental aconteça nas reservas, são necessárias medidas de organização comunitária e de proteção ambiental, como a participação e o envolvimento de seus moradores e a criação de regras e acordos voltados à proteção ambiental.

“A cartilha é uma ferramenta importante para o trabalho de proteção ambiental. A partir da publicação, esperamos que os agentes possam mostrar qual é o papel deles e qual a importância do trabalho que desempenham para as suas comunidades”, aponta um dos autores da publicação, Paulo Roberto e Souza.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Carta coletiva lista 5 medidas emergenciais para frear o desmatamento na Amazônia

Documento foi elaborado por 62 organizações da sociedade civil que trabalham com proteção ambiental

há 4 anos
Notícias

Livro para colorir disponível online para impressão ensina crianças sobre animais da Amazônia

Publicação do Greenpeace apresenta espécies tradicionais e novas descobertas

há 4 anos
Notícias

Proteção e desenvolvimento da Amazônia exigem combinar diversas soluções, discutem pesquisadores em vídeo

Mesa redonda foi organizada pela USP e apresentou temas como fiscalização, desmatamento e agroflorestas

há 4 anos
Notícias

Estudos apontam que água da Amazônia está secando

Regime de chuvas, desmatamento, mau uso do solo e obras de infraestrutura estão entre causas

há 4 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.