Com 20 ilustrações e charges, a exposição online“20xARTE: contra o racismo e a censura no Brasil” retrata temas atuais da realidade brasileira, como o genocídio da população negra, a violência policial nas periferias das grandes cidades e as consequências da intervenção militar no Rio de Janeiro (RJ). A iniciativa, idealizada pela ARTIGO 19 e Coalizão Negra por Direitos, é resultado de um edital que recebeu 112 inscrições de artistas de todo o país.
Além das obras, há ainda uma playlist de vídeos com os depoimentos dos selecionados sobre suas produções, inspirações e referências.
Segundo os organizadores, a exposição é também uma resposta à agressão ocorrida na semana da Consciência Negra de 2019, na Câmara dos Deputados em Brasília (DF). Na ocasião, um deputado federal do Partido Social Liberal (PSL-SP) quebrou uma charge de Carlos Latuff sobre o genocídio da população negra no país, da exposição ‘Resistir no Brasil’.
“A arte é ainda mais necessária quando mobilizada para protestar contra discriminações estruturais e violências inaceitáveis. Contra esta censura e violência racista, respondemos com 20 vezes mais arte”, justifica o site da exposição.
Veja mais:
Ilustrações do artista peruano Ivan Ciro Palomino refletem sobre temas sociais e ambientais
Ativismo artístico utiliza diferentes linguagens e promove manifestações no espaço público
Movimento de artistas trans defende importância da representatividade nas artes