A Claro e o Instituto Claro lançaram o seu Relatório de Impacto relativo às iniciativas de 2021 em governança ambiental, social e corporativa (ESG). O documento traz dados sobre as ações realizadas que ajudam a medir seus impactos na sociedade e a traçar metas e expectativas para avançar ainda mais nos próximos anos.

Na área de sustentabilidade, projetos com o Paperless, que visa diminuir a quantidade de papel na empresa, já apresentam resultados concretos. No último ano, a Claro deixou de usar 34 milhões de folhas de papel.

Outro projeto nessa linha é o Bike Claro, que oferece bicicletas elétricas para os técnicos da empresa. Assim, eles diminuem a emissão de CO2 nos centros urbanos e ainda cortam o trânsito. Essa iniciativa garantiu 55 carros a menos nas ruas e disponibilizou 72 bicicletas em 13 cidades. Ainda para diminuir a emissão de CO2, temos o projeto A Energia da Claro, responsável pela gestão de usinas de energia renovável. “Trabalho desde 2018 no projeto A Energia da Claro e tenho muito orgulho dos nossos resultados”, diz Dagloberto Oliveira, responsável pela gestão de mais de 70 usinas de energia sustentável.

Educação que transforma, cidadania que conecta

Nos dois pilares de atuação do Instituto Claro, Educação e Cidadania, diversos projetos contribuíram para o desenvolvimento social. A iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), alcançou mais de 26 milhões de jovens em todo Brasil em 2021. O Instituto Claro aderiu à iniciativa em 2020.

Quando o assunto é solidariedade, o Conexão Voluntária — programa de voluntariado da Claro — deu um show. O programa beneficiou mais de 50 mil pessoas em 2021, durante a pandemia de covid-19. Foram mais de 4,8 mil participações voluntárias em 135 ações. “O impacto na minha vida foi o sentimento de partilha, sentimento de amparo”, comenta Zalboeno Lins, voluntário no projeto.

Entre as ações de 2021, está o Rota Solidária, que arrecadou alimentos para a montagem de cestas básicas. “Usamos o trabalho da nossa equipe técnica, que já estava nas ruas, para buscar doações nas residências de colaboradores e levar para nossas sedes administrativas”, explica o gerente de responsabilidade social da Claro, Flávio Rodrigues. As cestas são, então, montadas e levadas para famílias em situação de insegurança alimentar. O Rota Solidária aconteceu em mais de 70 cidades em 2021.

Conheça mais sobre essas e outras ações realizadas pela empresa no Relatório de Impacto 2021.

Veja mais:

Relatório Social 2020 traz atuação do Instituto Claro na pandemia e iniciativas de sustentabilidade

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