O projeto Programando Meu Futuro, oferecido pela plataforma New School com patrocínio da Claro e apoio do Instituto Claro, formou 179 alunos com 1.514 horas de aprendizado em 2023. O curso capacita jovens em situação de vulnerabilidade social por meio do desenvolvimento de habilidades tecnológicas, oferecendo treinamento em tecnologia da informação (TI).
Rafael Cassimiro, 16 anos, é estagiário e participou do projeto em 2023. “O curso me ajudou muito porque agora eu consegui arrumar um emprego e estou trabalhando com programação. As coisas que eu aprendi estou aplicando no trabalho”, conta. Cassimiro conheceu o app New School enquanto navegava em uma rede social e ganhou um notebook como prêmio pelo desempenho no projeto.
Assista abaixo à história de Rafael Cassimiro.
O Programando Meu Futuro contou com 3 turmas, 856 alunos matriculados e 517 jovens que concluíram a trilha educativa Start Tech em 2023.
Estruturado para disponibilizar o aprendizado de forma acessível, o app utiliza a linguagem “da quebrada” com a intensão de aproximar o jovem. Além disso, o projeto utiliza gamificação, uma metodologia que transforma o aprendizado em um jogo, com pontos, desafios e recompensas. Essa estratégia incentiva a participação dos alunos e os mantém engajados nos estudos.
Atualizado em 10/07/2024 , às 17h06.