Cerca de oito mil ovos de tracajás – espécie de quelônio da região Norte do país – foram coletados nas reservas de Igapó-Açú e Mamori, no Amazonas, em mais um ciclo do projeto Pé-de-Pincha. Com apoio do Instituto Claro, a iniciativa trabalha para a preservação dos tracajás e acontece em várias etapas durante o ano. A coleta de ovos em comunidades no entorno da rodovia que liga os estados de Amazonas e Rondônia é feita de agosto a setembro e, em 2020, teve um desafio a mais: a covid-19.

A coordenadora de projetos da UFAM, Midian Salgado depositando os ovos coletados na chocadeira da comunidade Nossa Senhora de Fátima (crédito: divulgação)

Os voluntários do projeto se dividiram em equipes menores – com no máximo três pessoas –, usaram máscara, álcool em gel e mantiveram distância dos comunitários para evitar o contágio em meio à epidemia crescente. A coleta em Igapé-Açú aconteceu entre os dias 17 e 24 de agosto e 6,4 mil ovos foram resgatados. Na fase atual, 3,7 mil filhotes já eclodiram dos ovos nessas comunidades. Em Mamori, os voluntários reuniram mais de 1,5 mil ovos entre os dias 22 e 30 de setembro.

Ciclo da preservação

Após a coleta, os ovos são transportados para chocadeiras localizadas nas comunidades. Lá, os filhotes ficam protegidos da ação de predadores, assim como de caçadores e do comércio ilegal, uma vez que as reservas são fiscalizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Quelônios recém nascidos na comunidade do Igapó-Açú (crédito: divulgação)

Depois que os ovos eclodem, os filhotes são colocados em tanques, onde são alimentados.  Em seguida, estudantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) fazem pesagem e catalogação. Por fim, a última fase do ciclo acontece entre janeiro e março, com a soltura dos tracajás. Essa é a época ideal porque os rios amazônicos estão em fase de cheia e, por isso, a probabilidade de sobrevivência dos animais é maior. No ciclo passado, o projeto Pé-de-Pincha soltou mais de 7 mil filhotes.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Projeto Pé-de-Pincha agora está presente em mais seis comunidades na Amazônia

Iniciativa tem o objetivo de proteger os tracajás de predadores e comerciantes da região

há 4 anos
Notícias

Projeto Pé-de-pincha celebra soltura de 2 mil tracajás na região amazônica

Devido ao envolvimento da comunidade, número de filhotes soltos foi 61% maior que em 2017

há 6 anos
Notícias

Claro se junta a empresas e entrega 6 usinas de oxigênio no Amazonas

Iniciativa pode atender cerca de 90 leitos de UTI em cinco municípios

há 3 anos
Notícias

Instituto Claro lança vídeo manifesto reforçando compromisso com educação e cidadania

Produção comemora os 23 anos de existência e o legado das ações de responsabilidade social

há 6 dias

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.