O Instituto Claro firmou uma parceria com a Coalizão Rio Digital, uma iniciativa lançada em 26 de abril, que tem a intenção de estimular o empoderamento digital de jovens moradores de periferia do Rio de Janeiro (RJ) por meio de cursos de capacitação tecnológica.
O movimento é formado por um grupo de organizações da sociedade civil (OSCs) e empresas privadas, e vai atender o público de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social, moradoras de 12 comunidades, como Alemão, Maré e Rocinha. Ainda no primeiro ano de atuação, a ideia é beneficiar oito mil jovens com cursos de tecnologia organizados pelos parceiros do movimento.
A medida surgiu com a intenção de contribuir para melhoria dos indicadores sociais na cidade do Rio de Janeiro no momento de intervenção militar na segurança pública. Para os fundadores da iniciativa, a tecnologia é uma alternativa para transformar a realidade e trazer novas perspectivas para a vida dos beneficiados.
A Coalizão tem a colaboração da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), das OSCs Recode e Observatório de Favelas, e da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). Para saber mais, acesse o site da Coalizão Rio Digital.
