O Instituto Claro abre nesta segunda-feira (21/7) as inscrições para a edição 2025 do Educonexão, programa voltado a professores que atuem na rede pública neste ano. A iniciativa busca fortalecer o protagonismo do educador por meio do uso pedagógico das tecnologias digitais, combinando trilha formativa, desafios práticos, acesso a recursos educacionais e apoio à conectividade. As inscrições vão até 15 de agosto.
A formação inclui encontros presenciais com especialistas, minicursos autoinstrucionais online, atividades práticas com estudantes e desafios temáticos com possibilidade de premiação. Com carga horária de até 30 horas, a trilha oferece certificado àqueles que concluírem todas as etapas.
Os participantes vão passar por módulos sobre inovação educacional, cidadania digital, competências digitais docentes e saúde mental no ambiente online e na escola. A proposta é oferecer subsídios para o planejamento pedagógico com apoio da tecnologia, promovendo práticas éticas e responsáveis e o bem-estar de toda a comunidade escolar.
Um dos diferenciais do programa é o investimento em inclusão digital: os educadores selecionados recebem um chip com plano da Claro válido por um ano, garantindo acesso aos conteúdos e às atividades formativas com mais autonomia.
Além da formação técnica, o Educonexão estimula a criação de redes de colaboração. Os participantes passam a integrar uma comunidade nacional de troca de experiências, metodologias e práticas pedagógicas.
Edital nacional de seleção
Em 2025, o Educonexão atenderá 250 educadores da rede pública. Três municípios participam do programa por meio de uma articulação direta com suas respectivas secretarias de Educação, totalizando 150 professores participantes.
Os outros cem docentes, que participarão da trilha 100% online, serão selecionados por meio de edital nacional aberto entre 21 de julho e 15 de agosto. Podem se inscrever profissionais do ensino fundamental e médio no efetivo exercício da docência em escolas públicas de todo o país em 2025.
Neste ano, o Educonexão foi reformulado para focar no protagonismo do educador e na inovação pedagógica, utilizando as tecnologias digitais como ferramentas essenciais para esse foco. Desde 2011, o programa capacitou 2.933 educadores em 19 estados e 61 municípios, conectando 2.059 escolas e beneficiando mais de 82 mil estudantes.