O Instituto Claro e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) formalizaram na terça-feira (25/11) a renovação da parceria referente à estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar (TSE), cujo objetivo é apoiar redes públicas de ensino na elaboração e implementação de políticas que enfrentem a cultura do fracasso escolar. O presidente da Claro e do Instituto Claro, José Félix, participou do evento que marcou a prorrogação da parceria, realizado na sede da empresa em São Paulo (SP).

Entre 2022 e 2025, Instituto Claro e Unicef já atuavam para reduzir a distorção idade-série por meio do apoio a gestores e professores de redes educacionais. Sete estados implementaram a estratégia (AC, AP, DF, ES, RN, RJ, SE), alcançando 217 municípios, 3.849 gestores e professores e 35.015 estudantes matriculados. A parceria contribuiu, ainda, para a publicação de portarias e decretos de lei que formalizaram os programas implementados e a estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar como política pública nos estados.

“Para a Claro, é motivo de grande satisfação renovar uma parceria que tem gerado impactos reais e transformadores na vida de tantos jovens brasileiros. Acreditamos no poder da Educação como motor de desenvolvimento social, e por isso seguimos comprometidos e entusiasmados em apoiar iniciativas que ampliem oportunidades e fortaleçam trajetórias de sucesso”, afirma José Félix, presidente da Claro e do Instituto Claro. 

A parceria terá duração de mais quatro anos (2026-2029). O principal resultado esperado é a redução de 27% da taxa de distorção idade-série nas escolas participantes da iniciativa.

Joaquin Gonzalez-Aleman, representante do Unicef no Brasil, reafirmou a importância de contar com parceiros como o Instituto Claro para atingir os objetivos almejados. “Esta parceria é fundamental para garantir que crianças e adolescentes, especialmente aqueles em situação de maior vulnerabilidade, permaneçam na escola”. 

O TSE almeja a implementação em pelo menos sete estados, com a capacitação de 4,5 mil gestores e professores e o alcance de 40 mil estudantes matriculados em programas de enfrentamento da cultura de fracasso escolar. Já no âmbito municipal, a parceria buscará alcançar 1.300 municípios, capacitando 90 mil professores e gestores e beneficiando mais de 3 milhões de participantes.

Desafios

Apesar dos avanços observados no país, atualmente, 4,2 milhões de estudantes apresentam dois ou mais anos de atraso escolar, conforme dados do Censo Escolar/Inep analisados pelo UNICEF. O problema da distorção idade-série revela profundas desigualdades, principalmente em recortes de raça e gênero: entre estudantes negros é quase o dobro daquela registrada entre brancos; o problema atinge mais meninos do que meninas (14,6% versus 10,3%).

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