O Instituto Claro e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) organizaram na quarta-feira (10/9) o encontro da rede Trajetórias de Sucesso Escolar (TSE), na sede da Claro em Brasília. Participaram representantes de secretarias de educação, especialistas e jovens, que debateram práticas e políticas voltadas a assegurar a aprendizagem e a permanência dos estudantes nos anos finais do ensino fundamental.
Criado pelo Unicef em parceria com o Instituto Claro, o TSE é uma estratégia para apoiar redes públicas de ensino na elaboração e implementação de políticas que enfrentem a cultura do fracasso escolar. A iniciativa ajuda escolas a identificar estudantes em atraso, compreender suas realidades e desenvolver práticas pedagógicas específicas para que consigam recuperar aprendizagens e avançar nos estudos.

O evento em Brasília foi aberto com os depoimentos de dois dos mais de 40 mil jovens beneficiados pelo TSE, desde 2018 patrocinado pelo Instituto Claro. Depois, com mediação do gerente de responsabilidade social da Claro, Flávio Rodrigues, foi realizada uma roda de conversa focada no Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf) e como ele pode contribuir para políticas focadas em trajetórias de sucesso.
“Ouvir os jovens é uma injeção de ânimo. São histórias de impacto, de transformação. Ouvir nossos adolescentes é a prova real de que é possível fazer a transformação na qual a gente tanto acredita”, afirmou a vice-presidente de Projetos do Instituto Claro e diretora de Desenvolvimento Humano Organizacional, Cultura e Sustentabilidade da Claro, Daniely Gomiero.
“O Instituto Claro trabalha para que as crianças estejam na escola e faz de tudo para que isso aconteça. É um propósito, porque é a educação que transforma”, acrescentou.

O encontro na sede da Claro deu sequência ao Seminário Nacional dos Anos Finais do Ensino Fundamental, realizado na terça-feira (9/9) no Conselho Nacional de Educação (CNE). Esta etapa foi organizada pelo MEC e pelo Unicef, com participação do Instituto Claro e de outros parceiros.