Nessa quarta-feira (22/05), o Instituto Claro promoveu o III Encontro Nacional dos Voluntários Inspiradores, evento que reconhece o trabalho de voluntariado realizado pelos colaboradores da Claro. Transmitido ao vivo para todo o Brasil, o encontro contou a participação de representantes dos comitês do Conexão Voluntária, participantes dos programas Asume, Tamo Junto! e Bem-estar Social, além de convidados, e reforçou a importância do voluntariado para fazer a diferença na vida de milhões de pessoas pelo país.
A diretora de desenvolvimento humano e organizacional, cultura e sustentabilidade da Claro e vice-presidente de projetos do Instituto Claro, Daniely Gomiero, abriu o evento destacando as diversas formas de participação em ações de voluntariado.
Gomiero incentivou os colaboradores a se engajarem em causas que os motivem. “Queremos que essa rede do bem cresça cada vez mais. Há vários caminhos para que possamos fazer a nossa parte. A gente pode se dedicar à família, aos amigos e também ao voluntariado”, disse, ressaltando as múltiplas formas de engajamento disponíveis aos colaboradores.
O gerente de sustentabilidade da Claro, Flávio Rodrigues, lembrou as ações realizadas pelo Conexão Voluntária ao longo dos anos de atuação do programa e destacou os números de 2023. Foram organizadas 194 ações, com 148 mil doações, que beneficiaram quase 50 mil pessoas e 247 instituições, além de 11,4 mil participações voluntárias.
Representantes do comitê de São Paulo estiveram presencialmente no encontro. Voluntários de diversas regionais do Brasil participaram online: Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Pará, Maranhão, Distrito Federal e Goiás.
Transformação social
Rodrigues mediou um bate-papo sobre a importância da liderança e do engajamento no sucesso do programa de voluntariado. A conversa contou com a participação do presidente da Claro e do Instituto Claro, José Félix; do COO da Claro, Daniel Barros; da analista de processos da Claro e líder de comitê do Conexão Voluntária em São Paulo, Sabrina Costa; e do presidente do conselho da ONG Ação da Cidadania, Daniel Carvalho de Souza.
O bate-papo ressaltou o trabalho dos voluntários que se mobilizam para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Vídeos e depoimentos mostraram as mobilizações, destacando a logística intensa e a dedicação dos colaboradores de todo o país na arrecadação de toneladas de doações.
“As últimas semanas foram intensas, e vemos o tamanho da nossa solidariedade, do que fazemos pelo outro. A gente está convencido de que ajudar as pessoas é sempre muito legal. Ajude da forma que você quiser e puder”, disse Rodrigues.
Ao compartilhar suas experiências como voluntária, Costa lembrou os desafios e as recompensas de coordenar ações que impactam positivamente a vida das pessoas. “Dá muito trabalho, mas é um trabalho que aquece nosso coração. Quando a gente termina uma ação, e uma pessoa pergunta como faz para participar, a gente vê que está no caminho certo”, revelou emocionada.
Félix fez questão de reconhecer o trabalho dos voluntários e agradeceu o apoio de todos os colaboradores que se mobilizam para ajudar as vítimas no Rio Grande do Sul e todas as pessoas em situação de vulnerabilidade social. “É impressionante o que as equipes estão fazendo. Muitos de vocês deixam de fazer coisas em casa com suas famílias para estar numa determinada ação. Muito obrigado a todos os voluntários que formam os comitês. Espero que vocês tenham saúde para continuar fazendo esse trabalho por muitos e muitos anos”, declarou.
A luta contra a fome foi destaque no depoimento do presidente do conselho da ONG Ação Nacional da Cidadania. “Se não fossem vocês, que levam a solidariedade na ponta, a Ação da Cidadania não existiria. A solidariedade brota como água quando surge uma emergência”, afirmou Souza.
Essa também é a análise feita por Barros. “O papel da empresa [Claro] é estimular que as pessoas façam um programa como esse, um voluntariado feito por gente. As pessoas que fazem isso [trabalho voluntário] se tornam pessoas melhores”, concluiu.
O evento chegou ao fim com a transmissão do vídeo manifesto “Para quem busca um lugar ao sol”, que reforça o compromisso do Instituto Claro com ações em educação e cidadania.
Veja mais: