Os temporais que atingiram o Rio Grande do Sul entre o final de abril e o início de maio deste ano causaram a morte de 183 pessoas, segundo o último balanço da Defesa Civil do estado, divulgado em 20 de agosto. Cerca de 2,39 milhões de pessoas foram atingidas pelas fortes chuvas, com 478 municípios afetados e 27 pessoas ainda desaparecidas.

Para ajudar as vítimas, o programa Conexão Voluntária se organizou na região para prestar auxílio emergencial às comunidades afetadas, através da arrecadação de donativos.

As doações presenciais de itens de higiene pessoal, produtos de limpeza, ração para pets e alimentos não perecíveis podem ser realizadas nos pontos de arrecadação listados abaixo. Apenas esses materiais serão recebidos nessas estações de coleta, com as roupas doadas encaminhadas à campanha do agasalho. Até esta segunda-feira (26/08), foram arrecadados 207.955 itens.

A Claro também realizou uma doação, com o apoio do Instituto Claro, de R$ 200 mil ao projeto parceiro Ação da Cidadania. O valor permitiu a compra de 1.670 cestas básicas e 571 colchões destinados aos atingidos pelas enchentes.

Postos de coleta de doações

Você pode selecionar abaixo o seu estado ou cidade para filtrar as informações da tabela.

wdt_ID UF Estado Cidade Endereço
Estado Cidade

É possível também ajudar a distância doando qualquer valor pelo pix da Ação da Cidadania: sos@acaodacidadania.org.br. A ONG disponibilizou uma página para prestar contas à população sobre as doações recebidas: acesse aqui.

Veja abaixo as ações da Claro:

A Claro também realiza uma força-tarefa para ajudar na comunicação das cidades atingidas. Veja como funciona:

  • Roaming: liberação de roaming entre operadores de telecom, onde há apenas uma das redes disponíveis, para reduzir os problemas de conectividade da população.

Isso é possível porque as operadoras de celular abriram o compartilhamento de sinal nas suas redes móveis para atender ao máximo possível de clientes nesse momento.

Importante: Se você estiver sem sinal no celular em função das chuvas, é possível ativar diretamente no smartphone uma função para procurar o sinal mais próximo disponível, independentemente da sua operadora. Para isso, ative o “Roaming de Dados” e a “Seleção Automática de Rede”. Isso é possível porque as operadoras de celular abriram o compartilhamento de sinal nas suas redes móveis para atender o máximo possível de clientes nesse momento.

Veja no vídeo abaixo como ativar o roaming:

  • Pré-pago, Controle e Flex: bônus de 5G válido nas localidades atingidas pelas chuvas no RS.
  • Pós-pago: conta com a isenção de multas e juros nos casos de inadimplência neste período crítico.
  • Fornecimento de modens 4G: parceria com a prefeitura de Porto Alegre para garantir internet no atendimento dos colaboradores da Empresa Pública de Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre (Procempa) à população.
  • Sinal de wi-fi gratuito em veículos Chevrolet: parceria com a General Motors (GM) para disponibilizar internet a partir de automóveis da Chevrolet equipados com o sistema OnStar, que transforma o carro em um grande roteador com sinal que pode ser compartilhado pelas pessoas que estiverem nas redondezas.
  • Canal de comunicação exclusivo do RS: o número 0800 205 5151 funciona todos os dias da semana, das 7h às 21h, para orientar quem deseja fazer doações nacionais de carga superior a uma tonelada às vítimas da tragédia.
  • Apoio aos órgãos públicos: fornecimento de roteadores 4G e sinal de wi-fi, com apoio via satélite, para garantir a comunicação de órgãos como defesa civil, governo do estado, prefeituras e hospitais.
  • Telemedicina: parceria com a Caburé Saúde para fornecer atendimento de saúde por meio da telemedicina Dr. Anjo, que conecta médicos e pacientes pelo celular. O benefício pode ser acessado pelo aplicativo ou site Minha Claro, clicando no banner “Dr. Anjo”.
  • Acessibilidade: para facilitar a comunicação com as pessoas com deficiência auditiva, a Claro disponibiliza a Central de Intermediação de Comunicação (CIC), com operadores capacitados para atendimento em Libras. Basta acessar a plataforma para receber apoio para intermediação entre o serviço que não dispõe de acessibilidade e a pessoa com deficiência auditiva – pode ser usado para contatar desde serviços de emergência até agendamento de consultas ou para solicitar uma entrega. Para mais informações acesse https://claro.com.br/acessibilidade. Veja no vídeo abaixo como acessar a central:
  • Estações de carregamento de celulares: doação de totens de carregamento de telefones celulares a alguns abrigos. Lojas em funcionamento no estado também estão à disposição das pessoas que precisarem recarregar seus aparelhos.

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Atualizado em 26/08/2024, às 11h20.

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ANDRE EUGENIO DA LUZ
9 meses atrás

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