Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul já causaram a morte de 161 pessoas desde o dia 27 de abril. Segundo balanço divulgado pela Defesa Civil, nessa terça-feira (21/05), 2,33 milhões de pessoas foram atingidas pelas fortes chuvas e mais de 581 mil pessoas estão fora de casa.

De acordo com o boletim, 85 pessoas ainda estão desaparecidas. Ao todo, 464 cidades foram atingidas; os locais mais afetados são as regiões central, dos vales, serra e metropolitana de Porto Alegre. O governo do estado decretou estado de calamidade pública devido à tragédia, que causou deslizamentos de terra, derrubou pontes e isolou áreas.

Para ajudar as vítimas, o programa Conexão Voluntária está organizado na região para prestar auxílio emergencial às comunidades afetadas com a arrecadação de donativos.

As doações presenciais de itens de limpeza – balde, panos de limpeza, desinfetante, escovão, sabão em pó –; itens de proteção – luva, máscara contra odor, bota de borracha –; roupas de cama e banho; itens de higiene pessoal – escova de dente, creme dental, fraldas infantis e geriátricas, absorvente feminino; alimentos não perecíveis; ração para cães e gatos podem ser realizadas nos pontos de arrecadação.

Postos de coleta de doações

Você pode selecionar abaixo o seu estado ou cidade para filtrar as informações da tabela.

wdt_ID UF Estado Cidade Endereço
Estado Cidade

É possível também ajudar a distância doando qualquer valor pelo pix da Ação da Cidadania: sos@acaodacidadania.org.br

Veja abaixo as ações da Claro:

A Claro também realiza uma força-tarefa para ajudar na comunicação das cidades atingidas. Veja como funciona:

  • Roaming: liberação de roaming entre operadores de telecom, onde há apenas uma das redes disponíveis, para reduzir os problemas de conectividade da população.

Isso é possível porque as operadoras de celular abriram o compartilhamento de sinal nas suas redes móveis para atender ao máximo possível de clientes nesse momento.

Importante: Se você estiver sem sinal no celular em função das chuvas, é possível ativar diretamente no smartphone uma função para procurar o sinal mais próximo disponível, independentemente da sua operadora. Para isso, ative o “Roaming de Dados” e a “Seleção Automática de Rede”. Isso é possível porque as operadoras de celular abriram o compartilhamento de sinal nas suas redes móveis para atender o máximo possível de clientes nesse momento.

Veja no vídeo abaixo como ativar o roaming:

  • Pré-pago, Controle e Flex: bônus de 5G válido nas localidades atingidas pelas chuvas no RS.
  • Pós-pago: conta com a isenção de multas e juros nos casos de inadimplência neste período crítico.
  • Fornecimento de modens 4G: parceria com a prefeitura de Porto Alegre para garantir internet no atendimento dos colaboradores da Empresa Pública de Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre (Procempa) à população.
  • Sinal de wi-fi gratuito em veículos Chevrolet: parceria com a General Motors (GM) para disponibilizar internet a partir de automóveis da Chevrolet equipados com o sistema OnStar, que transforma o carro em um grande roteador com sinal que pode ser compartilhado pelas pessoas que estiverem nas redondezas.
  • Canal de comunicação exclusivo do RS: o número 0800 205 5151 funciona todos os dias da semana, das 7h às 21h, para orientar quem deseja fazer doações nacionais de carga superior a uma tonelada às vítimas da tragédia.
  • Apoio aos órgãos públicos: fornecimento de roteadores 4G e sinal de wi-fi, com apoio via satélite, para garantir a comunicação de órgãos como defesa civil, governo do estado, prefeituras e hospitais.
  • Telemedicina: parceria com a Caburé Saúde para fornecer atendimento de saúde por meio da telemedicina Dr. Anjo, que conecta médicos e pacientes pelo celular. O benefício pode ser acessado pelo aplicativo ou site Minha Claro, clicando no banner “Dr. Anjo”.
  • Acessibilidade: para facilitar a comunicação com as pessoas com deficiência auditiva, a Claro disponibiliza a Central de Intermediação de Comunicação (CIC), com operadores capacitados para atendimento em Libras. Basta acessar a plataforma para receber apoio para intermediação entre o serviço que não dispõe de acessibilidade e a pessoa com deficiência auditiva – pode ser usado para contatar desde serviços de emergência até agendamento de consultas ou para solicitar uma entrega. Para mais informações acesse https://claro.com.br/acessibilidade.
  • Estações de carregamento de celulares: doação de totens de carregamento de telefones celulares a alguns abrigos. Lojas em funcionamento no estado também estão à disposição das pessoas que precisarem recarregar seus aparelhos.

Compartilhe! Juntos somos mais fortes!

Atualizado em 21/05/2024, às 13h55.

2 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Avatar
ANDRE EUGENIO DA LUZ
22 dias atrás

Tem como ajudar com PIX?

Talvez Você Também Goste

Notícias

Conexão Voluntária arrecada doações para as vítimas das chuvas no RS e RJ

Ajuda pode ser feita presencialmente, nos postos de coleta, e via pix da Ação da Cidadania

há 4 meses
Notícias

III Encontro Nacional dos Voluntários Inspiradores celebra a força da solidariedade

Evento reuniu colaboradores da Claro participantes do Conexão Voluntária, Asume e Bem-estar Social

há 1 dia
Notícias

Confira os vencedores da 12ª edição do Campus Mobile

Anúncio dos ganhadores foi feito durante live no Instagram

há 3 semanas
Notícias

Evento do Dupla Escola promove debate sobre mercado de trabalho

Encontro reuniu novos e ex-alunos para discutir empregabilidade e compartilhar experiências

há 3 semanas

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.