Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul já causaram a morte de 176 pessoas desde o dia 27 de abril. Segundo último balanço divulgado pela Defesa Civil, nessa sexta-feira (14/06), 2,39 milhões de pessoas foram atingidas pelas fortes chuvas e 422,7 mil pessoas estão fora de casa.

De acordo com o boletim, 39 pessoas ainda estão desaparecidas. Ao todo, 478 cidades foram atingidas; os locais mais afetados são as regiões central, dos vales, serra e metropolitana de Porto Alegre. O governo do estado decretou estado de calamidade pública devido à tragédia, que causou deslizamentos de terra, derrubou pontes e isolou áreas.

Para ajudar as vítimas, o programa Conexão Voluntária está organizado na região para prestar auxílio emergencial às comunidades afetadas com a arrecadação de donativos.

As doações presenciais de itens de higiene pessoal, produtos de limpeza, ração para pets e alimentos não perecíveis podem ser realizadas nos pontos de arrecadação. Apenas esses materiais serão recebidos nos postos de coleta; roupas doadas serão encaminhadas à campanha do agasalho. Até a última sexta-feira (14/04), foram arrecadados 109.288 itens.

Postos de coleta de doações

Você pode selecionar abaixo o seu estado ou cidade para filtrar as informações da tabela.

wdt_ID UF Estado Cidade Endereço
Estado Cidade

É possível também ajudar a distância doando qualquer valor pelo pix da Ação da Cidadania: sos@acaodacidadania.org.br. A ONG disponibilizou uma página para prestar contas à população sobre as doações recebidas: acesse aqui.

Veja abaixo as ações da Claro:

A Claro também realiza uma força-tarefa para ajudar na comunicação das cidades atingidas. Veja como funciona:

  • Roaming: liberação de roaming entre operadores de telecom, onde há apenas uma das redes disponíveis, para reduzir os problemas de conectividade da população.

Isso é possível porque as operadoras de celular abriram o compartilhamento de sinal nas suas redes móveis para atender ao máximo possível de clientes nesse momento.

Importante: Se você estiver sem sinal no celular em função das chuvas, é possível ativar diretamente no smartphone uma função para procurar o sinal mais próximo disponível, independentemente da sua operadora. Para isso, ative o “Roaming de Dados” e a “Seleção Automática de Rede”. Isso é possível porque as operadoras de celular abriram o compartilhamento de sinal nas suas redes móveis para atender o máximo possível de clientes nesse momento.

Veja no vídeo abaixo como ativar o roaming:

  • Pré-pago, Controle e Flex: bônus de 5G válido nas localidades atingidas pelas chuvas no RS.
  • Pós-pago: conta com a isenção de multas e juros nos casos de inadimplência neste período crítico.
  • Fornecimento de modens 4G: parceria com a prefeitura de Porto Alegre para garantir internet no atendimento dos colaboradores da Empresa Pública de Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre (Procempa) à população.
  • Sinal de wi-fi gratuito em veículos Chevrolet: parceria com a General Motors (GM) para disponibilizar internet a partir de automóveis da Chevrolet equipados com o sistema OnStar, que transforma o carro em um grande roteador com sinal que pode ser compartilhado pelas pessoas que estiverem nas redondezas.
  • Canal de comunicação exclusivo do RS: o número 0800 205 5151 funciona todos os dias da semana, das 7h às 21h, para orientar quem deseja fazer doações nacionais de carga superior a uma tonelada às vítimas da tragédia.
  • Apoio aos órgãos públicos: fornecimento de roteadores 4G e sinal de wi-fi, com apoio via satélite, para garantir a comunicação de órgãos como defesa civil, governo do estado, prefeituras e hospitais.
  • Telemedicina: parceria com a Caburé Saúde para fornecer atendimento de saúde por meio da telemedicina Dr. Anjo, que conecta médicos e pacientes pelo celular. O benefício pode ser acessado pelo aplicativo ou site Minha Claro, clicando no banner “Dr. Anjo”.
  • Acessibilidade: para facilitar a comunicação com as pessoas com deficiência auditiva, a Claro disponibiliza a Central de Intermediação de Comunicação (CIC), com operadores capacitados para atendimento em Libras. Basta acessar a plataforma para receber apoio para intermediação entre o serviço que não dispõe de acessibilidade e a pessoa com deficiência auditiva – pode ser usado para contatar desde serviços de emergência até agendamento de consultas ou para solicitar uma entrega. Para mais informações acesse https://claro.com.br/acessibilidade. Veja no vídeo abaixo como acessar a central:
  • Estações de carregamento de celulares: doação de totens de carregamento de telefones celulares a alguns abrigos. Lojas em funcionamento no estado também estão à disposição das pessoas que precisarem recarregar seus aparelhos.

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Atualizado em 14/06/2024, às 17h20.

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ANDRE EUGENIO DA LUZ
2 meses atrás

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