O Conexão Voluntária – programa de voluntariado da Claro, apoiado pelo Instituto Claro – realizou diversas ações pelo país para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social em 2023. Foram organizadas 194 ações que beneficiaram mais de 49,6 mil pessoas e 247 instituições. As mais de 11,4 mil participações voluntárias arrecadaram 148 mil doações entre alimentos, livros e materiais escolares, itens de limpeza e higiene pessoal, roupas e brinquedos.

Entre as atividades realizadas em várias regiões do Brasil está a Ação Nacional, que comemorou o Dia Nacional do Voluntariado (28/08) e promoveu a educação nas instituições parceiras beneficiadas.

Já no litoral de São Paulo, Acre e Rio Grande do Sul, o Conexão Voluntária atuou com ações emergenciais para amenizar os efeitos da tragédia causada pelas fortes chuvas nessas regiões. Milhares de pessoas ficaram desabrigadas e receberam doações do programa.

Trocas de experiências

Em agosto aconteceu o lançamento do Tamo Junto!, programa no qual colaboradores da Claro acompanharam, como tutores, alunos do Dupla Escola e ofereceram orientações sobre projeto de vida e carreira para os cem jovens selecionados.

Em dezembro, uma das ações em São Paulo (SP) contou com a participação do analista de treinamento da Claro Silas Andrade. O colaborador atuou como papai noel voluntário em uma ação realizada com cem crianças da Instituição Passos Mágicos. Os pequenos visitaram a sede da empresa para um dia de entretenimento com a doação de presentes e alimentos.

Silas-papai-noel-claro
  Colaborador da Claro Silas Andrade como papai noel voluntário em SP (crédito: divulgação)

Andrade conta que a experiência vale pelo impacto social proporcionado à vida das pessoas. “Participar desse projeto nos torna pessoas melhores. Você consegue perceber a importância que as coisas simples da vida têm porque a gente consegue ajudar pessoas que muitas vezes não têm tantas condições, e o pouco que a gente consegue fazer para a outra pessoa acaba sendo muito benéfico para todo mundo”, diz o colaborador, que trabalha há nove anos na Claro e conheceu o Conexão Voluntária em 2023. Atualmente Andrade não apenas participa de outras iniciativas como é integrante do comitê que organiza as ações em São Paulo.

Expansão do voluntariado

A ampliação dos atuais comitês – na Bahia, em Sergipe, Goiânia, Brasília, Curitiba, Chapecó, Minas Gerais e São Paulo – e a criação de novos grupos também foram destaque nas ações desse ano. Entre os recém-criados estão os comitês de João Pessoa (PB) e Fortaleza (CE).

Veja mais:

Conexão Voluntária beneficiou mais de 87 mil pessoas em 2022

Conexão Voluntária apoia situação emergencial no Rio Grande do Sul

Conexão Voluntária apoia vítimas das chuvas no litoral de São Paulo

Conexão Voluntária arrecada doações para vítimas das chuvas no Acre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Instituto Claro lança vídeo manifesto reforçando compromisso com educação e cidadania

Produção comemora os 23 anos de existência e o legado das ações de responsabilidade social

há 7 dias
Notícias

Conexão Voluntária apoia situação emergencial em Petrópolis (RJ) e Espírito Santo

Doações podem ser feitas nos postos de coleta e via pix da Ação da Cidadania

há 1 mês
Notícias

Conheça os finalistas da 12ª edição do Campus Mobile

Após semana imersiva, Instituto Claro anunciou os projetos que estarão na última etapa do concurso

há 2 meses
Notícias

Alunos do Dupla Escola visitam o Rio Open 2024

Instituto Claro levou os jovens para conhecer a infraestrutura montada para o evento

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.