O desenvolvimento sustentável é um importante pilar na atuação do Instituto Claro e direciona diversas ações na área de cidadania. Neste Dia Mundial do Meio ambiente, conheça alguns projetos que visam a redução de impactos e preservar a biodiversidade no Brasil.

Energia da Claro

Investindo em fontes de energia renováveis, a Claro tem o maior projeto nacional de autoconsumo, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e é pioneira entre as empresas de telecomunicações. Seu programa “Energia da Claro” pretende transformar a matriz energética da empresa e já é referência em geração distribuída.

São 52 usinas em operação atualmente, distribuídas por praticamente todos os estados e com grande presença em Minas Gerais e na região Nordeste. Cerca de 55% delas são de energia solar. As usinas próprias abastecem 18 mil unidades consumidoras da Claro e já geram energia limpa equivalente ao consumo de 240 mil residências. Espera-se que até julho de 2022 as usinas possam atender 80% de toda a demanda da empresa. No total, a Claro conta com 39 plantas solares em operação, mais de 300 mil painéis solares instalados, 7 plantas hidráulicas e gera mais de 87 milhões de kwh.

Bike Claro

Para reduzir as emissões de CO2, a Claro implementou o Bike Claro, projeto em que os técnicos da empresa podem se deslocar aos atendimentos residenciais com bicicletas elétricas. Além de poluir menos, o projeto incentiva a saúde e a melhoria de condicionamento físico dos participantes. Atualmente, as bicicletas estão disponíveis em sete cidades, entre elas, Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus e Brasília.

Pé-de-Pincha

A preservação do meio ambiente inclui as espécies nativas. E é nessa área que atua o projeto Pé-de-Pincha . Apoiado pelo Instituto Claro e em parceria com a Universidade Federal do Amazonas, ele atua na conservação de tracajás, espécie de quelônio da região Norte. Para ajudar na reprodução desses animais, uma equipe coleta os ovos. E eles são transportados para chocadeiras nas comunidades, onde os filhotes ficam seguros da ação de predadores, caçadores e do comércio ilegal. No fim do ciclo, depois da eclosão dos ovos e alimentação e pesagem, os tracajás são soltos nos rios amazônicos na fase de cheia, quando há mais chances de sobrevivência. Desde 2010, mais de 28 mil tracajás já foram soltos com apoio do projeto. Além dessa ação, o Pé-de-Pincha faz trabalhos sociais para sensibilizar a população local sobre as causas e palestras que estimulam a educação ambiental das crianças.

Claro Recicla

O lixo eletrônico é outra questão que a Claro aborda, com apoio do Instituto Claro. Em seu programa Claro Recicla, a empresa incentiva o descarte correto de aparelhos celulares, chips, baterias e acessórios. São disponibilizadas caixas coletoras nas lojas e os materiais depois são separados, pesados e encaminhados para indústrias de reciclagem. Desde 2008, já foram reciclados mais de 245 mil itens, que equivalem a cerca de 126 toneladas de lixo eletrônico.

Fatura Digital

A Claro criou uma campanha para incentivar a adesão à fatura digital e, em 2019, já havia diminuído as emissões de faturas impressas em 67,4%. A empresa desenvolve processos para viabilizar os pagamentos pelo meio digital. E evita, assim, os custos, processos e impactos da impressão e distribuição de papel.

 

 

 

Atualizada em 15/6/23 às 11h39.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Colaboradores da Claro compartilham suas ações do dia a dia pela preservação do meio ambiente

“Acredito que tudo está nos detalhes, que a mudança começa conosco”, diz Tatiane Silva

há 4 anos
Notícias

Claro segue evoluindo no compromisso com a sustentabilidade

Com apoio do Instituto Claro, iniciativas promovem reciclagem, preservação do ambiente e outras

há 11 meses
Notícias

Ações na Claro Brasil incentivam práticas sustentáveis e promovem aprendizados

Em mês do meio ambiente, ocorreram webinários e 24 ações locais espalhadas pelo país

há 5 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.