Neste Dia Mundial do Meio Ambiente (5/06), a Claro compartilha os compromissos da empresa relacionados ao pilar ambiental, realizadas com o apoio do Instituto Claro.

Fontes de Energia Renovável da Claro

A adoção de fontes de energia renovável é uma alternativa ao uso de combustíveis fósseis e tem sido cada vez mais incorporada por empresas. Desde 2016, a Claro mantém um dos maiores programas de autogeração do Brasil, chamado “Energia da Claro”.

Em 2022, a empresa operou 82 usinas de energia que utilizam fontes renováveis, incluindo sete usinas hidrelétricas, 69 usinas de energia solar, duas usinas de biogás e quatro usinas de cogeração. Esses esforços resultaram em uma redução de 100 mil toneladas de emissões de CO₂.

Além disso, desde 2019, a Claro evitou a emissão 500 mil toneladas de CO₂ na atmosfera, demonstrando seu empenho em combater as mudanças climáticas e reduzir a pegada de carbono — medida das emissões de gases de efeito estufa.

Programa Claro Recicla

O programa Claro Recicla incentiva os consumidores a descartarem corretamente aparelhos usados e resíduos eletrônicos diversos em urnas presentes em todas as lojas da Claro. Podem ser descartados aparelhos, baterias, chips e demais acessórios. 

Todos os itens descartados são encaminhados para triagem e reciclagem. Assim, de 2008 até 2022, o programa coletou, reciclou ou descartou de maneira ambientalmente correta mais de 72 toneladas de resíduos eletrônicos, totalizando 295 mil itens.

Controle remoto reciclável

O departamento de descarte sustentável da Claro desenvolveu também uma novidade pra esse ano de 2023: um projeto para criar controles remotos 100% reciclados. Esses controles são produzidos usando plástico obtido por meio do processo de reciclagem dos controles e decoders devolvidos pelos clientes, que de outra forma seriam considerados inutilizáveis ou virariam sucata.

O objetivo é distribuir entre 500 mil e 600 mil unidades de controles remotos feitos de plástico reciclado até o final desse ano.

Iniciativa Bike Claro

A ideia da iniciativa Bike Claro é que os técnicos da empresa possam circular de bicicleta pelas metrópoles para ir até a casa dos clientes, evitando o trânsito, contribuindo para reduzir a emissão de CO² e promovendo a mobilidade urbana sustentável. Em 2022, ao disponibilizar 82 bicicletas e envolver 75 técnicos, a iniciativa conseguiu tirar, com sucesso, 64 carros das ruas em sete cidades incluindo Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Campinas (SP) e São José dos Campos (SP).

Pé-de-Pincha

O projeto Pé-de-Pincha, realizado em parceria com a Universidade Federal do Amazonas, tem foco no manejo comunitário de quelônios em regiões amazônicas, visando a  preservação ambiental e levando educação ambiental para as comunidades ribeirinhas.

Até 2022, por meio dele foram preparados 3.916 ninhos, chocados 93.690 ovos e liberados 47.916 filhotes na natureza. Trata-se de um projeto que tem sido um aliado na luta pela preservação e proteção de espécies ameaçadas desde sua criação  em 2010.

 

 

 

Atualizada em 5/6/23 às 11h17.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Ações na Claro Brasil incentivam práticas sustentáveis e promovem aprendizados

Em mês do meio ambiente, ocorreram webinários e 24 ações locais espalhadas pelo país

há 5 anos
Notícias

Cálculo da pegada ecológica: faça o teste e saiba qual é seu impacto no meio ambiente

Junte-se à Claro Brasil e reflita sobre a importância de adquirir hábitos mais sustentáveis

há 5 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.