O ASUME, programa de desenvolvimento humano da Claro apoiado pelo Instituto Claro, realizou em outubro sua edição Jovem. O evento aconteceu no Shopping Mueller, em Curitiba (PR), e os participantes foram 14 estudantes do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Pedro Macedo.
O ciclo de cinco encontros/temas ocorreu entre os dias 1º e 15 de outubro. Além dos estudantes, contou com quatro facilitadores, colaboradores da Claro que já passaram pelo programa, completaram o ciclo e assumiram o papel de mediadores.
Criado pela Fundação Carso do México, em 1980, o ASUME chegou ao Brasil em 2010. Voltada aos colaboradores da Claro, a iniciativa passa por uma expansão e tem recebido também familiares de funcionários e entidades parceiras.
No programa, os participantes são convidados a falar sobre assuntos que auxiliam no fortalecimento da autoestima, aprimorando habilidades sociais e relações interpessoais. Embora cada edição tenha suas peculiaridades, o processo básico é composto por 26 encontros semanais, presenciais ou online, com uma hora cada.