Em março, jovens aprendizes que atuam nas lojas Claro participaram de uma série de atividades do programa ASUME Jovens, que tem o objetivo de estimular os participantes a refletirem sobre assuntos que podem servir como ferramentas para o desenvolvimento pessoal. Ao longo das atividades, eles discutiram temas como: a pessoa e a autoestima, a amizade e como nutri-la e o que é a superação pessoal e como posso alcançá-la.

A facilitadora do ASUME e colaboradora da Claro Brasil, Camila Borges da Silva, sintetiza o programa: “É sobre como saber vencer as dificuldades e lidar com os desafios do dia a dia, fazendo com que os aprendizes reflitam e compartilhem suas experiências de vida”.

As atividades, que foram desenvolvidas ao longo de três dias, proporcionaram reflexão e um novo olhar para situações que repercutem em diversas circunstâncias. “O ASUME abriu a porta para que eu pudesse pensar um pouco mais sobre minha própria vida. Fez com que eu olhasse para o meu interior e para as pessoas que estão ao meu redor. No dia a dia, nós esquecemos de determinadas coisas que fazem a diferença. Sem contar que nós exercitamos a empatia, ouvimos a história de cada um e nos colocamos no lugar do outro”, contou a jovem aprendiz de 17 anos, Camila Sousa, que participou das ações, juntamente com outros 70 adolescentes, na sede da empresa.

“Os jovens são muito espontâneos, e é gostoso ver como eles pensam. Melhor ainda é saber que alguma informação pode levá-los a evoluírem como seres humanos, a aperfeiçoarem sua comunicação e a se preocuparem com autoconhecimento”, revelou a facilitadora e colaboradora da Claro Brasil, Aline Paz.

Adolescentes que participaram das atividades do ASUME Jovens, facilitadores e equipe do Instituto Claro (crédito: divulgação)

O ASUME

A iniciativa foi criada em 1980, no México, e passou a ser praticada no Brasil em 2010. Atualmente, são mais de 500 facilitadores, todos colaboradores da Claro Brasil, preparados para realizar os encontros. São eles que auxiliam os participantes – jovens e adultos – e mostram que todos os seres humanos podem se superar por meio de um trabalho contínuo que busque desenvolver suas habilidades.

Acesse o site e conheça melhor essa e outras iniciativas do Instituto Claro.

Deixe um comentário

Por favor, faça Login para comentar

Talvez Você Também Goste

Notícias

Após semana imersiva, 9ª edição do Campus Mobile divulga seus finalistas

Próxima fase do programa terá mentorias para conclusão dos protótipos

há 3 semanas
Notícias

Abandono escolar passa de 2% para 3,8% com a pandemia, alertam Instituto Claro e Unicef

Instituições apresentaram estudo sobre cultura do fracasso escolar em evento online

há 4 semanas
Notícias

Crise de saúde no Amazonas: saiba como ajudar

Instituto Claro indica instituições que levantam doações para os pacientes com covid-19

há 1 mês
Notícias

Instituto Claro lança quarta temporada da série Pensadores na Educação

Proposta deste ano é discutir o ensino como ferramenta de transformação social

há 1 mês

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.