A relação entre comunicação e educação e como ela se relaciona com temas atuais são o foco da coluna opinativa de Richard Romancini, publicada desde 2013 no portal NET Educação e, agora, veiculada no site do Instituto Claro.

Romancini é professor do curso de pós-graduação em Educomunicação da Universidade de São Paulo (USP) e possui mais de 20 anos de atuação na área. Sua trajetória inclui pesquisas sobre o tema, além do desenvolvimento de cursos para a formação de educadores e colaborações com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

“Eu procuro apresentar pontos do debate atual que são relevantes para o professor, estratégias a serem implantadas em sala de aula e trazer aquelas discussões que, geralmente, permanecem restritas apenas ao meio acadêmico para o público em geral”, destaca.

Segundo Romancini, seus textos entendem o educador como um intelectual, não um técnico. “Há questões que aparecem em sala de aula que não foram conteúdo da sua formação. Por exemplo, um professor pode não ter tido contato com a relação entre feminismo e mídias, mas tal tema aparece trazido pelos alunos e alunas para os quais leciona. Assim, a coluna busca estimular reflexões”, afirma. “Ou quando um deputado diz que quer proibir que um tema seja debatido na escola, tento apresentar argumentos sobre as implicações disso na educação”, acrescenta.

Promovendo diálogos

O quanto do colunista alimenta o pesquisador e o quanto do pesquisador estimula o colunista? Para Romancini, sua coluna pode ser entendida como uma extensão da sua atuação acadêmica.

“Por exemplo, escrevi um artigo opinativo sobre a comunicação nas ocupações escolares ocorridas no estado de São Paulo. Inesperadamente, esse tema escrito para o portal foi desmembrado em artigos científicos sobre a mobilização e aprendizagem juvenis”, revela. “Além disso, considera a coluna uma extensão porque representa um diálogo com um público que, provavelmente, não atingiria de outra forma”, acrescenta.

Confira o mais recente texto do Richard, que trata sobre o uso de memes na educação.

Assista ao vídeo Educação e cultura digital: momento atual favorece aprendizagem colaborativa, no qual Richard é entrevistado.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Claro patrocina o CurtaEnem, streaming para estudantes e professores

Projeto oferece acesso gratuito a mais de 200 filmes e séries focados no Exame Nacional do Ensino Médio

há 6 dias
Notícias

Curitiba recebe o ASUME Jovem, programa de desenvolvimento humano da Claro

Destinada aos colaboradores, iniciativa está em expansão e alcança também familiares e entidades parceiras

há 2 semanas
Notícias

Instituto Claro patrocina a 13ª edição do UFRGSMUNDI

Projeto simula o modelo das Nações Unidas e é voltado a alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas

há 3 semanas
Notícias

Estão abertas as inscrições para a 13ª edição do Campus Mobile

Estudantes do ensino superior, de mestrado e doutorado e recém-formados concorrem com ideias e soluções para mobile em seis categorias

há 1 mês

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.