A relação entre comunicação e educação e como ela se relaciona com temas atuais são o foco da coluna opinativa de Richard Romancini, publicada desde 2013 no portal NET Educação e, agora, veiculada no site do Instituto Claro.

Romancini é professor do curso de pós-graduação em Educomunicação da Universidade de São Paulo (USP) e possui mais de 20 anos de atuação na área. Sua trajetória inclui pesquisas sobre o tema, além do desenvolvimento de cursos para a formação de educadores e colaborações com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

“Eu procuro apresentar pontos do debate atual que são relevantes para o professor, estratégias a serem implantadas em sala de aula e trazer aquelas discussões que, geralmente, permanecem restritas apenas ao meio acadêmico para o público em geral”, destaca.

Segundo Romancini, seus textos entendem o educador como um intelectual, não um técnico. “Há questões que aparecem em sala de aula que não foram conteúdo da sua formação. Por exemplo, um professor pode não ter tido contato com a relação entre feminismo e mídias, mas tal tema aparece trazido pelos alunos e alunas para os quais leciona. Assim, a coluna busca estimular reflexões”, afirma. “Ou quando um deputado diz que quer proibir que um tema seja debatido na escola, tento apresentar argumentos sobre as implicações disso na educação”, acrescenta.

Promovendo diálogos

O quanto do colunista alimenta o pesquisador e o quanto do pesquisador estimula o colunista? Para Romancini, sua coluna pode ser entendida como uma extensão da sua atuação acadêmica.

“Por exemplo, escrevi um artigo opinativo sobre a comunicação nas ocupações escolares ocorridas no estado de São Paulo. Inesperadamente, esse tema escrito para o portal foi desmembrado em artigos científicos sobre a mobilização e aprendizagem juvenis”, revela. “Além disso, considera a coluna uma extensão porque representa um diálogo com um público que, provavelmente, não atingiria de outra forma”, acrescenta.

Confira o mais recente texto do Richard, que trata sobre o uso de memes na educação.

Assista ao vídeo Educação e cultura digital: momento atual favorece aprendizagem colaborativa, no qual Richard é entrevistado.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Instituto Claro lança vídeo manifesto reforçando compromisso com educação e cidadania

Produção comemora os 23 anos de existência e o legado das ações de responsabilidade social

há 4 dias
Notícias

Conexão Voluntária apoia situação emergencial em Petrópolis (RJ) e Espírito Santo

Doações podem ser feitas nos postos de coleta e via pix da Ação da Cidadania

há 1 mês
Notícias

Conexão Voluntária beneficia quase 50 mil pessoas em 2023

Programa de voluntariado da Claro realizou atividades em todo o Brasil com distribuição de doações

há 2 meses
Notícias

Conheça os finalistas da 12ª edição do Campus Mobile

Após semana imersiva, Instituto Claro anunciou os projetos que estarão na última etapa do concurso

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.