Em quase dois anos de parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) na iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO), a Claro e as empresas do grupo, Brasil Center e Global Hitss, contrataram mais de 4 mil jovens. Cerca de 47% são mulheres negras e 26% são homens negros.

Uma das contratadas por meio da iniciativa é Caroline Gama, de 19 anos, jovem aprendiz da zona oeste do Rio de Janeiro formada pela rede pública de educação. “Posso afirmar que estou adorando ser jovem aprendiz na Claro! Por influência do meu coordenador já consigo ver todas as portas que posso abrir. Então, acredito que todo jovem deveria ter essa chance de melhorar sua vida e a percepção sobre si mesmo”, reflete.

A Claro, por meio do Instituto Claro, faz parte da iniciativa desde novembro de 2020. O 1MiO é uma parceria entre as Nações Unidas, governos, empresas privadas e organizações civis que se unem com o objetivo de proporcionar a jovens e adolescentes, com idades entre 14 e 24 anos, em situação de vulnerabilidade, acesso a oportunidades de ensino de qualidade, habilidades digitais, conexão com a internet, participação cívica, treinamento profissional e empregabilidade, por meio de programas de aprendizagem, estágio e emprego.

Grupos prioritários

Além disso, a iniciativa tem como foco 11 grupos prioritários de vulnerabilidade. O critério étnico-racial é levado em conta, assim como são priorizadas populações originárias, como indígenas, quilombolas e ribeirinhos. Adolescentes e jovens com deficiência também são contemplados, assim como as meninas que atuam nos mercados de ciência, tecnologia, e áreas afins. Jovens mães, meninas aprendizes e estagiárias também entram nos grupos priorizados.

O programa considera, ainda, outros critérios de elegibilidade, como renda e localização. Assim, adolescentes e jovens que residem em periferias urbanas e zonas rurais são incluídos. A iniciativa também é direcionada a migrantes, pessoas LGBTQIA+, egressos do sistema socioeducativo e vítimas de trabalho infantil.

Veja mais:

“Um milhão de oportunidades”: veja histórias inspiradoras sobre as primeiras experiências profissionais

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Série “Histórias Inspiradoras” mostra como a inclusão muda a vida das pessoas

Especial de vídeos comemora parceria da Claro junto a iniciativa “Um Milhão de Oportunidades”

há 5 meses
Notícias

Iniciativa 1MiO alcançou 26 milhões de jovens em 2021

Parceria com Unicef e OIT gerou mais de 158 mil oportunidades

há 2 anos
Notícias

Jovens têm a primeira experiência profissional na Claro por meio da iniciativa 1MiO

Parceria com Unicef e OIT abre oportunidades de trabalho e estudo a novas gerações

há 2 anos
Notícias

Instituto Claro e iniciativa 1MiO disponibilizam cursos gratuitos para quem deseja entrar no mercado de trabalho

Cinco formações certificadas e 100% online podem ser acessadas pelo aplicativo Claro cursos

há 3 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.