Conteúdos

Este roteiro de estudos aborda o que são os ciclones e o seu processo de formação, apresenta as características das diferentes categorias de ciclones existentes e diferencia os tipos de ciclones, sendo eles, tropicais, subtropicais e extratropicais. Possibilita conhecer as escalas de intensidade dos ciclones, e os períodos em que ocorrem as maiores incidências, inclusive, no Brasil. Sugere a síntese do roteiro de estudos com a construção de um mapa mental e com a proposta de uma redação com o tema “Mudanças climáticas e Ciclones: há algo em comum?”, além dos exercícios de fixação.

• Definição de ciclones;
• Causas: por que os ciclones se formam?
• Características: os ciclones e suas distintas categorias;
• A intensidade e período de maior incidência dos ciclones;
• Tipos de ciclones: tropicais, subtropicais e extratropicais; e
• Ciclones no Brasil.

Objetivos

• Aprender a definição de ciclones;
• Compreender o processo de formação dos ciclones;
• Entender as características das diferentes categorias de ciclones existentes;
• Conhecer as escalas de intensidade dos ciclones;
• Conhecer o período de maior incidência dos ciclones;
• Diferenciar os tipos de ciclones, sendo eles: tropicais, subtropicais e extratropicais;
• Entender qual a incidência de ciclones no Brasil; e
• Realizar a síntese do roteiro de atividade, por meio da construção de mapa mental, elaboração de redação dissertativa e realização de exercícios de fixação.

Estude também:

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Palavras-chave:

Ciclones. Tufão. Tornado. Furacão. Ciclone tropical. Ciclone subtropical. Ciclone extratropical. Brasil. Geografia Física.

Proposta de estudo:

Este roteiro de estudos tem por objetivo auxiliar o estudante no processo de aprendizado, para além do ambiente escolar. Com o intuito de facilitar esse processo, as etapas subsequentes são compostas de vídeos, textos-base, questões norteadoras e atividades relacionadas à temática apresentada.
As etapas desenvolvidas neste roteiro de estudos, assim como as questões norteadoras e as subquestões que advêm delas, foram elaboradas para contribuir com a melhor compreensão do tema em questão.

Deste modo, orientamos que seja feita a leitura integral deste roteiro de estudos, sempre buscando as respostas para cada uma das perguntas que foram elaboradas. Orientamos também que todas as dúvidas sejam anotadas e brevemente sanadas, por meio de pesquisas on-line. Para melhor compreensão dos conteúdos desenvolvidos no roteiro, sugerimos também que, depois de cada etapa, seja elaborado um parágrafo resumindo seu entendimento, dando destaque aos principais conceitos estudados.

1ª Etapa: Definição de ciclones

I) Leia atentamente os textos e assista aos vídeos a seguir.

Ciclones. Brasil Escola
Acesso em: 06.07.2021.

Furacões ou ciclones tropicais. IAG – USP
Acesso em: 07.07.2021.

Ciclones, furacões, tornados. InVivo – FIOCRUZ
Acesso em: 07.07.2021.

O que são ciclones, furacões e tufões. O ECO – Dicionário Ambiental
Acesso em: 07.07.2021.

O que é um ciclone bomba? Museus de Ciências e Tecnologia – PUCRS
Acesso em: 08.07.2021.

Ciclone. Educa + Brasil
Acesso em: 08.07.2021.

II) Responda às questões abaixo de acordo com os conhecimentos apreendidos nas leituras anteriores.

a) Qual a definição mais usual de ciclones?
b) Podemos caracterizar os ciclones como tempestades tropicais? Explique.
c) Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, onde ocorrem as principais formações de ciclones? Por quê?
d) Ações antrópicas que podem aumentar suas ocorrências? Explique.

III) Síntese do conceito.

Preencha as lacunas com as palavras elencadas abaixo, de acordo com a definição de ciclones apresentada neste roteiro de estudos.

baixa pressão atmosférica ciclones massas de ar
movimento giratório umidade chuvas torrenciais

Os ciclones representam grandes _____________________ que realizam um________________, podendo deslocar-se de uma região para outra. Ou seja, pode-se dizer que os _________________ são grandes massas de ar bastante carregadas de __________________ capazes de provocar ______________ ao redor de um centro de ________________________.

Gabarito: massas de ar; movimento giratório; ciclones; umidade; chuvas torrenciais; baixa pressão atmosférica.

2ª Etapa: Causas - por que os ciclones se formam?

I) Leia os textos abaixo, buscando as informações de acordo com o roteiro de leitura e faça a anotação dos elementos mais importantes.

Ciclone. Mundo Educação
Acesso em: 06.07.2021.

Ciclones. Brasil Escola
Acesso em: 06.07.2021.

Como se formam os furacões? Brasil Escola
Acesso em: 07.07.2021.

Ciclones: entenda a formação desse fenômeno da natureza. Tecnologia e Ciência – R7
Acesso em: 07.07.2021.

a) Qual é a principal área de ocorrência dos ciclones?
a) Como a baixa pressão colabora para a formação dos ciclones?
b) A pressão atmosférica inferior à das áreas que os circundam propiciam a formação dos ciclones? Explique.
c) O que é um centro ciclônico?
d) Os ventos giram em sentidos diferentes nos hemisférios? Em qual sentido os ventos giram no hemisfério norte? E no hemisfério sul?
e) Explique a dinâmica entre o ar quente e úmido (menos denso), e o ar frio e seco (mais denso).
f) Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), qual a relação da umidade com o fato de os ciclones poderem se tornar mais intensos e percorrer distâncias extremamente elevadas?
g) Por qual razão os ciclones se originam? Explique resumidamente como os ciclones se formam.

3ª Etapa: Características: os ciclones e suas distintas categorias

I) Assista aos vídeos e leia os textos abaixo, buscando as informações de acordo com o roteiro de leitura:

Saiba a diferença entre furacão, tufão e ciclone tropical! YouTube
Acesso em 08.07.2021.

Vídeo Saiba a diferença entre furacão, tufão e ciclone tropical! Clima Tempo.
Acesso em 08.07.2021.

Veja como se formam os tornados. YouTube
Acesso em 08.07.2021.

Ciclones. Prepara ENEM
Acesso em 07.07.2021.

Ciclone. Mundo Educação
Acesso em: 06.07.2021.

Diferença entre tornado, furacão e tufão. Prepara ENEM.
Acesso em: 06.07.2021.

Furação. Prepara ENEM
Acesso em: 06.07.2021.

Como são escolhidos os nomes dos furacões e tufões. Brasil Escola
Acesso em: 08.07.2021.

a) Por que os ciclones podem ser caracterizados de diferentes maneiras?
b) Podemos classificar os fenômenos meteorológicos (furacões, tornados e tufões) como ciclones ou tempestades tropicais?
c) Quais são os dois elementos que diferenciam esses fenômenos meteorológicos listados acima?
d) Quais as principais características dos furacões?
e) Quais as principais características dos tornados?
f) Quais as principais características dos tufões?
g) Em quais locais cada um deles ocorre mais comumente?
h) Quais apresentam “olho”?
i) Quais as curiosidades desses fenômenos meteorológicos?

II) Cheque seus conhecimentos realizando os exercícios abaixo.

1) Relacione os fenômenos atmosféricos a suas respectivas características.
1. Ciclone 2. Furacão 3. Tufão

I.( ) São assim chamados quando acontecem no oeste do Oceano Pacífico, mais especificamente na Ásia.
II.( ) Definição dada às tempestades tropicais.
III.( ) São assim chamados quando ocorrem na porção leste do Oceano Pacífico ou no Oceano Atlântico.

Assinale a alternativa com a ordem correta:
a) 3,2,1
b) 2,3,1
c) 3,1,2
d) 2,1,3

2) Relacione os fenômenos meteorológicos a suas respectivas definições.
1. Furacão 2.Tufão 3.Tornado

( ) Tempestade tropical que se forma na porção oeste do Oceano Pacífico, especificamente no continente asiático.
( ) Redemoinhos formados por uma tempestade com formato de funil, tipicamente continental.
( ) Tempestade tropical que se forma na porção leste do Pacífico ou no Oceano Atlântico.

Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta.
a) 2,1,3
b) 2,3,1
c) 1,2,3
d) 1,3,2

3) Qual das alternativas a seguir não corresponde a um fator contribuinte para a formação de um furacão?
a) Ar quente e úmido
b) Cisalhamento do vento
c) Água oceânica com baixa temperatura
d) Água oceânica com temperatura elevada
e) Calor concentrado

4) Sobre os furacões, assinale a alternativa incorreta.
a) São tempestades tropicais que correspondem a um sistema de alta pressão, portanto, área instável.
b) Formam-se sobre os oceanos, em áreas tropicais.
c) Calor e umidade são fatores para a formação de um furacão.
d) Possuem um sistema de circulação fechada cujos ventos sopram para dentro. A circulação difere-se nos dois hemisférios. No Hemisfério Norte, os ventos giram no sentindo anti-horário; no Hemisfério Sul, no sentido horário.

5) (UNESP/SP – 2009). Observe a imagem de satélite e o mapa.

Assinale a alternativa que identifica o fenômeno climático representado, a área de ocorrência e a causa principal que favorece sua formação.
a) Ciclone: Mar das Caraíbas; áreas oceânicas com predominância de ventos fracos, mas constantes, fenômeno típico de áreas tropicais.
b) Tufão: Antilhas: formação de frentes frias em áreas oceânicas, fenômeno típico de altas latitudes.
c) Tornado; América do Norte: formação de ciclones extratropicais nos oceanos, fenômeno típico de áreas polares.
d) Furacão: Caribe: áreas oceânicas onde a temperatura da água é mais elevada, fenômeno típico de áreas tropicais.
e) Tromba d’água: América Central; formação de frentes frias e úmidas nas áreas oceânicas, fenômeno típico de áreas temperadas.

6) (ENEM – BR – 2018) Qual característica do meio físico é condição necessária para a distribuição espacial do fenômeno representado?

a) Cobertura vegetal com porte arbóreo.
b) Barreiras orográficas com altitudes elevadas.
c) Pressão atmosférica com diferença acentuada.
d) Superfície continental com refletividade intensa.
e) Correntes marinhas com direções convergentes.

III) Gabarito
1) C; 2) B; 3) C; 4) A; 5) D; 6) C.

Os exercícios acima estão disponíveis em Brasil Escola (acesso em: 06.07.2021) e Só exercícios (acesso em: 07.06.2021)

4ª Etapa: A intensidade e período de maior incidência dos ciclones

I) Depois de ler os textos abaixo, tente destacar as seguintes informações:

Ciclones. Prepara ENEM
Acesso em 07.07.2021.

Como se formam os furacões? Brasil Escola
Acesso em: 07.07.2021.

Furacões ou ciclones tropicais. IAG – USP
Acesso em: 07.07.2021.

Como os furacões se formam e por que são tão frequentes nos EUA, México e Caribe. BBC – NEWS – Brasil
Acesso em: 07.07.2021.

a) Qual a velocidade média e quais as categorias de cada um deles?
b) A velocidade dos ventos circulares deve ser superior a quantos km/h para caracterizar um ciclone?
c) O que é a escala Saffir-Simpson e para que ela é utilizada?
d) Qual é o período de maior incidência de ciclones no Atlântico?
e) Qual é o período de maior incidência de ciclones no Pacífico Oriental?
f) Qual é o período de maior incidência de ciclones no Pacífico Sul?
g) Qual é o período de maior incidência dos tufões?

II) Exercício de análise e síntese de dados.

Observe a tabela e siga as instruções abaixo:

tabela ciclones
Categorias de ciclones – Prepara ENEM (crédito: reprodução)

1) Construa uma tabela que reproduza as mesmas informações contidas na tabela acima.
2) Faça uma pesquisa e acrescente na tabela exemplos de ciclones correspondentes a cada categoria e seus lugares de ocorrência.

5ª Etapa: Tipos de ciclones - tropicais, subtropicais e extratropicais

I) Faça a leitura dos textos abaixo.

Saiba o que é um ciclone tropical, subtropical e extratropical. Clima Tempo
Acesso em: 06.07.2021.

Ciclones. Brasil Escola
Acesso em: 06.07.2021.

Ciclone. Mundo Educação
Acesso em: 06.07.2021.

II) Observe a imagem a seguir, sobre a região de formação dos ciclones

regiões de formação dos ciclones no Globo
Regiões de formação dos ciclones no Globo (crédito: reprodução/ Clima Tempo)

III) Exercício de análise e sistematização

Analise as informações contidas na tabela a seguir e transcreva-as com suas palavras, destacando as principais diferenças existentes entre os ciclones tropicais, ciclones extratropicais e ciclones subtropicais.

tipos de ciclones
(crédito: reprodução/ Mundo Educação)

IV) Exercício de síntese

Faça a correspondência entre as colunas:
I. Ciclones tropicais II. Ciclones extratropicais III. Ciclones subtropicais

A) São centros de baixa pressão formados entre os trópicos cujo centro apresenta temperatura mais elevada que a atmosfera ao seu redor. Sua formação está associada a uma frente fria. ( )
B) São centros de baixa pressão que se formam fora dos trópicos, associados a ação de uma frente fria com uma frente quente. ( )
C) São centros de baixa pressão que formam-se em torno dos trópicos e não está associado a uma frente fria. ( )

Gabarito: A) III. Ciclones subtropicais; B) II. Ciclones extratropicais; C) I. Ciclones tropicais.

Disponível em Mundo Educação. Acesso em 08.07.2021. (Adaptado).

6ª Etapa: Ciclones no Brasil

I) Leia os textos, e assista ao vídeo, guiando-se pelas questões apresentadas abaixo.

Aquilo era um furacão: Catarina 10 anos – 2004/2014. YouTube
Acesso em 08.07.2021.

Ciclone. Mundo Educação
Acesso em: 06.07.2021.

Entenda o que é o ciclone bomba que se formou no Sul e Sudeste do Brasil. Guia do Estudante.
Acesso em: 07.07.2021.

a) No Brasil, os ciclones são fenômenos que ocorrem especialmente em qual região?
b) Entre 2004 e 2016, foram registrados no Brasil quantos ciclones tropicais e quantos ciclones subtropicais?
c) Desses ciclones mencionados acima, quantos alcançaram o nosso continente?
d) Em que estado e ano um ciclone atingiu nosso continente? Qual o nome desse ciclone?
e) Quais foram os estragos causados pelo ciclone Catarina?

II) Pesquisa e síntese de resultados.

Faça uma pesquisa em sites e jornais on-line sobre a temática abordada nesta etapa do roteiro de estudos denominada “Ciclones no Brasil”. Em seguida, baseando-se nos textos lidos e nas informações elencadas em sua pesquisa, escreva uma síntese – em torno de 10 linhas – relacionada à temática.

7ª Etapa: Mapa mental

I) Analise o mapa mental abaixo:

mapa mental sobre ciclones
Mapa mental sobre ciclones (crédito: reprodução/Nova Escola)

Leia também: Mapa mental ajuda aluno a fazer conexões e resumir conteúdo

II) Proposta de atividade: construa seu mapa mental.

A partir dos textos e dos vídeos disponibilizados neste roteiro de estudos, elabore um mapa mental, selecionando as principais informações apresentadas sobre os ciclones.
Caso tenha dúvidas na elaboração de seu mapa mental, utilize o mapa mental disponibilizado acima como ponto de partida, e siga também as dicas abaixo:
• Escreva o conceito principal no centro de uma folha em branco e, em seguida, puxe setas com os conceitos adjacentes;
• Você pode ligar um conceito adjacente a outro, utilizando setas ou esquemas feitos com canetas coloridas para diferenciar as informações;
• Você pode escrever um breve resumo abaixo dos conceitos, algo simples que te dê referências sobre o assunto; e
• Você também poderá utilizar desenhos e símbolos, ou seja, elementos que te ajudem na compreensão do tema estudado.

Acesse também o link abaixo, em que consta um vídeo com o passo a passo de como elaborar um mapa mental:
Como fazer um MAPA MENTAL – Passo a Passo. Seja Um Estudante Melhor. Canal Seja Uma Pessoa Melhor. YouTube.

Acesso em: 06.07.2021.

8ª Etapa: Redação dissertativa

A redação dissertativa é um exercício argumentativo que contribuirá no desenvolvimento de uma melhor compreensão do tema deste roteiro de estudos. Tem o intuito também de estimular as reflexões e conexões com temas transversais que foram abordados e/ou que fazem parte do contexto histórico, social e político.

I) Leia as reportagens abaixo:

Pesquisa aponta relação entre mudanças climáticas, ciclone e estiagem no Sul do Brasil. Ciclo vivo.
Acesso em: 07.07.2021.

Por que o número de furacões está aumentando com o aquecimento global? Super Interessante.
Acesso em: 08.07.2021.

II) Assista ao vídeo

Mudanças Climáticas – Resumo de Geografia para o Enem. YouTube
Acesso em: 07.07.2021.

Mudanças climáticas (aquecimento global e buraco na camada de ozônio). YouTube
Acesso em: 07.07.2021.

III) Faça uma dissertação
Sistematizando os conteúdos abordados neste roteiro, escreva uma redação dissertativa que explore o tema: “Mudanças climáticas e ciclones: há algo em comum?”

9ª Etapa: Exercícios de fixação

1) Sobre os furacões, assinale a alternativa incorreta.
a) Furacões são centros de alta pressão, que correspondem a uma área de estabilidade atmosférica, associada a tempestades, formação de nuvens e umidade.
b) Furacões são centros de baixa pressão, áreas de instabilidade que gera uma intensa movimentação do ar, com concentração de calor e umidade.
c) O furacão é composto por uma circulação fechada de ventos.
d) Furacões são também conhecidos como tempestades tropicais.

2) O Brasil é um país que não apresenta incidência de furacões, sobre essa afirmação, assinale V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas:

I.( ) Furacões formam-se sobre massas de água fria, visto que essas águas com baixa umidade elevam-se e sofrem condensação.
II.( ) Calor concentrado e umidade são ingredientes essenciais para alimentar uma tempestade tropical.
III.( ) O Brasil apresenta condições mínimas para a formação de furacões. Um dos fatores é que as águas oceânicas que banham o país não ultrapassam a temperatura de 26ºC.

Assinale a alternativa correta:
a) FVF
b) FVV
c)FFV
d)VFV

3) Qual o nome do furacão que atingiu o litoral sul do Brasil em 2004?
a) Furacão Katrina
b) Furacão Catarina
c) Furacão Maria
d) Furacão Irma

4) Sobre ciclones, assinale a alternativa incorreta:
a) Ciclones são sistemas de baixa pressão, ou seja, áreas que apresentam pressão atmosférica menor que as áreas vizinhas.
b) O ciclone representa um sistema rotativo de nuvens, cujos ventos sopram para dentro. A circulação desses ventos que formam as tempestades ocorrem de maneira diferente nos dois Hemisférios: no Hemisfério Norte os ventos giram no sentido horário e no Hemisfério Sul no sentido anti-horário.
c) O termo ciclone é uma definição genérica para tempestades tropicais.
d) Os ciclones podem ser classificados como tropical, subtropical e extratropical.

5) (UPE) Leia a frase a seguir:

Mesmo um pequeno aumento na temperatura da superfície oceânica pode transformar mais perturbações tropicais em furacões, além de tornar uma tempestade já em andamento mais intensa e aumentar sua precipitação.
Sobre essa frase, analise as afirmativas a seguir.

I. Ela está incorretamente formulada, pois os furacões independem da temperatura da superfície marinha.
II. Ela está incorreta, pois uma perturbação tropical não pode evoluir para um furacão, exceto no hemisfério meridional.
III. Ela está correta, pois os ciclones ou furacões tropicais são fortemente influenciados pelas temperaturas da superfície oceânica.
IV. Ela está correta, porque o fato nela descrito aplica-se, plenamente, à faixa tropical atlântica do Hemisfério Norte.
V. Se realmente ocorrer o aquecimento global, poderá acontecer um agravamento da intensidade dos ciclones tropicais, logo a frase está correta.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:
a) I e II.
b) III e V.
c) III, IV e V.
d) II.
e) III.

6) (Centro Universitário da FEI- Adaptado) No final de agosto de 2005, o furacão Katrina inundou grandes áreas da Louisiana, Mississipi e Alabama, causando a morte de cerca de duas mil pessoas e deixando centenas de milhares de desabrigados, sobretudo em Nova Orleans. Em 2011, o furacão Irene atingiu a costa leste americana e chegou a ameaçar o sistema de barragens da parte baixa de Manhattan, onde se localiza o distrito financeiro de Wall Street.

Entre as características comuns aos furacões, assinale a alternativa correta:
a) formam-se geralmente nas regiões frias da terra e deslocam-se em direção ao Equador.
b) são fenômenos provocados por duas ou mais tempestades tropicais em zonas de alta pressão.
c)são anticiclones que se formam, geralmente, em áreas do oceano com águas quentes, onde predomina o clima tropical ou equatorial.
d) são fenômenos atmosféricos em que os ventos giram seguindo um padrão circular, tendo no centro uma área de alta pressão.
e) forma-se no hemisfério sul a partir de ventos que giram em sentido horário e no hemisfério norte, no sentido anti-horário.

7) Sobre os ciclones, assinale a alternativa incorreta.
a) Ciclone, para muitos meteorologistas, é uma forma genérica de denominar tempestades tropicais, como os furacões, tornados e tufões.
b) Tornado é um fenômeno meteorológico que se forma em águas oceânicas, com o aspecto de um funil giratório, com pouco poder destrutivo.
c) Furacão é uma tempestade tropical com ventos que ultrapassam 119 km/h.
d) Quando uma tempestade tropical acontece na porção oeste do Oceano Pacífico, é chamada de tufão.

8) Assinale a alternativa que representa a escala utilizada para medir a intensidade dos furacões.
a) Escala Richter
b) Escala de Scoville
c) Escala de Glasgow
d) Escala Saffir-Simpson
e) Escala de Ramsay

Gabarito:
1) Alternativa A; 2) Alternativa B; 3) Alternativa B; 4) Alternativa B.
5) Alternativa C; 6) Alternativa E; 7) Alternativa B; 8) Alternativa D.

Os exercícios de fixação podem ser encontrados nos links a seguir:

Exercícios 1, 2, 3 e 4
Acesso em 08.07.2021.

Exercícios 5, 6 e 7
Acesso em 08.07.2021.

Exercício 8
Acesso em: 06.07.2021.

Roteiro de Estudos elaborado pela Professora Doutora Thaylizze Goes Nunes Pereira.

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