Conteúdos

Este roteiro de estudos visa a relembrar aos alunos o que é regionalizar, apresentando de forma sucinta quais são os critérios de regionalização. Por meio da leitura de textos e do exercício de análise e síntese de dados, será possível verificar os conhecimentos sobre os diferentes critérios de regionalização, sendo eles, físicos, socioeconômicos, religiosos, políticos e geográficos. O roteiro possibilita conhecer quais são os critérios mais conhecidos e utilizados tanto na regionalização brasileira, quanto na mundial. A síntese do roteiro de estudos é feita por meio de uma análise cartográfica, com o objetivo de diferenciar as formas de regionalização do espaço mundial, além da resolução comentada de exercícios de fixação.

• O que é regionalizar?
• Critérios de regionalização.
• Os critérios mais conhecidos e utilizados na regionalização brasileira.
• Principais critérios adotados para a regionalização mundial.
• Análise de mapas – descobrindo a regionalização do espaço mundial.

Objetivos

• Compreender o que é o espaço geográfico;
• Compreender os conceitos de regionalizar e regionalização;
• Aprender quais são os critérios e tipos de regionalização;
• Conhecer os critérios mais conhecidos e utilizados na regionalização brasileira;
• Conhecer os principais critérios adotados para a regionalização mundial; e
• Diferenciar as formas de regionalização do espaço mundial, por meio da análise cartográfica.

Estude também:

Estudar em casa: os países mais desiguais do mundo

Estudar em casa: os países mais populosos do mundo

Palavras-chave:

Espaço geográfico. Regionalização. Regionalizar. Brasil. Mundial. Critérios de regionalização.

Proposta de estudo:

Este roteiro de estudos tem por objetivo auxiliar o estudante no processo de aprendizado para além do ambiente escolar. Com o intuito de facilitar esse processo, as etapas subsequentes são compostas de vídeos, textos-base, questões norteadoras e atividades relacionadas à temática apresentada.

As etapas desenvolvidas neste roteiro de estudos, assim como as questões norteadoras e as subquestões que advêm delas, foram elaboradas para contribuir com a melhor compreensão do tema em questão.
Deste modo, orientamos que seja feita a leitura integral deste roteiro de estudos, sempre buscando as respostas para cada uma das perguntas que foram elaboradas. Orientamos também que todas as dúvidas sejam anotadas e brevemente sanadas, por meio de pesquisas on-line. Para melhor compreensão dos conteúdos desenvolvidos no roteiro, orientamos que depois de cada etapa, seja elaborado um parágrafo resumindo seu entendimento, dando destaque aos principais conceitos estudados.

1ª Etapa: O que é regionalizar?

I) Leia os textos buscando informações e fazendo destaques e anotações:

Espaço Geográfico. Mundo Educação
Acesso em: 19.06.2021.

O que é regionalizar. Escola Kids – Geografia
Acesso em: 19.06.2021.

Regionalização Mundial: Critérios e Grupos de Países. ProENEM
Acesso em: 20.06.2021.

O que significa regionalizar? Veja o conceito e seus tipos. Universia
Acesso em: 21.06.2021.

a) O que é espaço geográfico?
b) Sempre ouvimos falar em “região” ou “espaço”. Mas o que isso significa?
c) Por que será que as pessoas dividem o espaço em regiões?
d) O que é regionalizar?
e) Existem diferentes maneiras de regionalizar o mundo?
f) De que forma é possível agrupar países? Dê exemplos.
g) Qual o principal motivo de dividir (regionalizar) o mundo?
h) Por que podemos dizer que as regiões não existem de fato no espaço?

2ª Etapa: Critérios de regionalização

I) Leia atentamente os textos abaixo

Regionalização do mundo. Mundo Educação
Acesso em: 20.06.2021.

Regionalização socioeconômica do espaço mundial. Escola Educação
Acesso em: 20.06.2021.

Regionalização Mundial: Critérios e Grupos de Países. ProENEM
Acesso em: 20.06.2021.

Regionalização do espaço mundial. Monografias Plus
Acesso em: 20.06.2021.

II) Busque as informações de acordo com as leituras realizadas e cheque seus conhecimentos realizando os exercícios abaixo

a) Quais são os tipos de diversidade, além da ambiental, presentes em nosso planeta?
b) Por que é comum, para estudar o mundo, regionalizá-lo, ou seja, dividi-lo em regiões?
c) Por que é preciso estabelecer critérios de divisão?
d) Quais são as diferenças que permitem classificar os países em grupos ou conjuntos regionais?
e) Existem diversas formas de regionalizar o espaço geográfico. Cite exemplos.
f) Em que se baseia e quais são os critérios físicos de uma regionalização?
g) Em que se baseia e quais são os critérios socioeconômicos de uma regionalização?
h) Em que se baseia e quais são os critérios religiosos de uma regionalização?
i) Em que se baseia e quais são os critérios políticos de uma regionalização?
j) Em que se baseia e quais são os critérios geográficos de uma regionalização?

III) Exercício de análise e síntese de dados

Com estes exercícios, você poderá verificar seus conhecimentos sobre os diferentes critérios de regionalização.
De acordo com as leituras realizadas acerca dos critérios de regionalização, observe as informações apresentadas na tabela abaixo e complete-a com os conceitos: Critérios físicos, Critérios socioeconômicos, Critérios religiosos, Critérios políticos e Critérios geográficos.

CRITÉRIOS DESCRIÇÕES
A) Tipo de regionalização realizada pelo idioma, distribuição da riqueza, concentração de renda, industrialização, áreas de maior ou menor desenvolvimento, violência e/ou geração de emprego.
B) Tipo de regionalização bastante utilizado na Guerra Fria, divisão do mundo por meio de aspectos políticos ligados à ideologia e/ou divisão relacionada aos modos de vida capitalista e socialista.
C) Tipo de regionalização que considera a localização espacial ou algum aspecto da geografia do lugar.
D) Tipo de regionalização que utiliza como critérios: católicos, muçulmanos, judeus e/ou protestantes.
E) Tipo de regionalização que utiliza como critérios: clima, relevo, vegetação e/ou hidrografia.

IV) Gabarito

A) Critérios socioeconômicos;
B) Critérios políticos;
C) Critérios geográficos;
D) Critérios religiosos; e
E) Critérios físicos.

3ª Etapa: Os critérios mais conhecidos e utilizados na regionalização brasileira

I) Assista o vídeo e faça a leitura dos textos abaixo

Regionalizações do Brasil – Ricardo Marcílio. YouTube
Acesso em: 17.06.2021.

Divisão Regional do Brasil. Toda Matéria
Acesso em: 19.06.2021.

Divisão Regional do brasileira. Brasil Escola
Acesso em: 19.06.2021.

O processo de divisão regional do território brasileiro. Mundo Educação
Acesso em: 19.06.2021.

Divisão regional do Brasil. IBGE
Acesso em: 19.06.2021.

II) Sistematize as informações de acordo com as leituras realizadas
a) Como foi a divisão regional brasileira ao longo da história? Quais são as datas mais relevantes?
b) Quais as principais mudanças da regionalização, comparando a de 1913 com a de 1970?
c) Quais os critérios mais utilizados na regionalização brasileira?
d) Qual é a divisão regional oficial do Brasil e por qual instituto esta divisão foi estabelecida?
e) No Brasil, a escolha da posição geográfica e das divisas políticas entre os estados deu origem a cinco regiões. Quais regiões são essas?

III) Exercício de síntese: A regionalização do espaço brasileiro.

Baseando-se nos textos lidos até aqui, responda às questões abaixo. Elas abordam os principais pontos nesta etapa do roteiro de estudos.

1) Como estudamos nas leituras acima, a atual divisão regional brasileira foi realizada em 1970, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Relembre essa regionalização e cite os complexos regionais do Brasil e seus respectivos estados.
2) O Brasil possui dimensões continentais. Em virtude disso, ele apresenta inúmeras peculiaridades culturais, econômicas e sociais em suas diferentes regiões. Elenque as regiões do Brasil e aponte algumas das disparidades socioeconômicas existentes entre elas que poderiam ser usadas como critérios de regionalização.

IV) Gabarito

1) Na divisão regional brasileira estabelecida pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), o país é composto por cinco Regiões: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Cada região é composta pelos seguintes estados:
Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Sul: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Sudeste: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Centro-Oeste: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

2) O Brasil é um país de grandes contrastes regionais. Nesta resposta você poderia elencar:

  •  O processo de industrialização nacional se concentra no Centro-Sul, especialmente em São Paulo.
  • O Sudeste é a segunda menor área do país, porém é a região brasileira mais populosa e mais urbanizada, além de ser responsável por mais de 60% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
  • Os estados do Sul apresentam baixíssimos índices de mortalidade infantil e, ao contrário deles, os estados da região Nordeste apresentam, em sua maioria, elevados índices.
  • A comparação dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) dos estados brasileiros possibilita observar a desigualdades socioeconômicas do Brasil.

Exercícios disponíveis em Brasil Escola. Acesso em: 21.06.2021.

4ª Etapa: Principais critérios adotados para a regionalização mundial

I) Assista o vídeo e leia os textos abaixo, buscando as informações de acordo com o roteiro de leitura:

Regionalização do Mundo – Geobrasil – Prof. Rodrigo Rodrigues. YouTube
Acesso em: 17.06.2021.

Regionalização Mundial: Critérios e Grupos de Países. ProENEM
Acesso em: 20.06.2021.

Regionalização do mundo. Mundo Educação
Acesso em: 20.06.2021.

A Regionalização do espaço mundial: resumo de Geografia. Blog do ENEM
Acesso em: 20.06.2021.

A regionalização do espaço geográfico mundial. Slideshare
Acesso em: 20.06.2021.

a) Quais os critérios mais utilizados para dividir o espaço mundial?
b) Quais são as regionalizações socioeconômicas do espaço mundial? O que regionalização socioeconômica considera?
c) Caracterize a divisão de regionalização norte-sul. Porque a regionalização norte-sul é importante?
d) Por que a divisão de regionalização norte-sul não segue à risca a delimitação cartográfica do planeta?
e) O que é regionalização do mundo?
f) Qual é o critério utilizado para a criação de uma região?
g) Dê exemplos de regionalizações mundiais.
h) Quais são os motivos de realizarmos as regionalizações mundiais?

II) Exercício de sistematização

Leia o texto abaixo e sistematize os conhecimentos aprendidos, preenchendo as lacunas com as palavras destacadas a seguir:

desenvolvidos países capitalistas desenvolvidos primeiro, segundo e terceiro mundos
subdesenvolvidos socioeconômicos e naturais Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
continentes localizações geográficas Produto Interno Bruto (PIB)
países socialistas divisão por continentes países capitalistas subdesenvolvidos

A) Os ________________ são regionalizações que abarcam as áreas de países mais próximos e levam em consideração suas ___________________________.
B) Outra forma de regionalizar o mundo, que foi utilizada no contexto da Guerra Fria, foi a regionalização dos países em ____________________________________.
C) Esse critério classificava os países de primeiro mundo como _______________________________________, os países de segundo mundo como ____________________ e os de terceiro mundo como ______________________________.
D) Essa regionalização passou a ser ultrapassada ao final da Guerra Fria, alterando-se o critério de regionalização pelo qual os países foram categorizados como ____________________ ou ______________________.
E) Essa regionalização é considerada até os dias atuais em todo o mundo, e utiliza-se do ______________________ e do ___________________________.
F) Porém, a maneira mais tradicional de se regionalizar o espaço geográfico mundial é por meio da __________________. Entretanto, podemos também regionalizar utilizando critérios__________________________________________.

III) Gabarito

A) continentes; localizações geográficas.
B) primeiro, segundo e terceiro mundos.
C) países capitalistas desenvolvidos; países socialistas; países capitalistas subdesenvolvidos.
D) desenvolvidos; subdesenvolvidos.
E) Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); Produto Interno Bruto (PIB).
F) divisão por continentes; socioeconômicos e naturais.

5ª Etapa: Análise de mapas – descobrindo a regionalização do espaço mundial

I) Faça a leitura do texto abaixo para reforçar as informações apresentadas e guiar a continuação de seu roteiro de estudos

Regionalização Mundial: Critérios e Grupos de Países. ProENEM
Acesso em: 20.06.2021.

II) Exercício de análise de mapas

Neste exercício, daremos destaque aos tipos de regionalização do mundo. Como já foi enfatizado, existem várias formas de regionalizar o espaço geográfico mundial, sendo que as regionalizações mundiais mais comuns e conhecidas são as destacadas abaixo:

Continentes: regionalização geográfica do mundo em seis continentes.
Paisagens naturais: considera-se os elementos naturais como vegetação, clima, relevo e demais paisagens da natureza.
Cultura: cria-se regiões de acordo com a cultura da população, como idioma, hábitos, religião etc.
Aspectos econômicos: classificação de ricos ou pobres, desenvolvidos ou subdesenvolvidos, blocos econômicos (como os BRICs, os Tigres Asiáticos e a União Européia, por exemplo) etc.

Baseando-se nos textos lidos até aqui e no trecho destacado acima, observe os mapas abaixo e classifique-os de acordo com a regionalização correspondente.

A) ______________________________________________

B) ______________________________________________

C) ______________________________________________

D) ______________________________________________

E) ______________________________________________

F) ______________________________________________

III) Gabarito

A) DIVISÃO HISTÓRICO-GEOGRÁFICA.
B) DIVISÃO POR CONTINENTES.
C) DIVISÃO POR SISTEMA POLÍTICO-ECONÔMICO.
D) DIVISÃO POR SISTEMA POLÍTICO-ECONÔMICO E NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO.
E) DIVISÃO POR NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO.
F) DIVISÃO ENTRE PAÍSES DESENVOLVIDOS E SUBDESENVOLVIDOS

6ª Etapa: Exercício de fixação

1) (UEL) O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é elaborado considerando-se dados sobre a longevidade, PIB (Produto Interno Bruto) per capita, grau de escolaridade e poder de compra de uma população. Varia de 0 a 1, sendo que os valores mais próximos a 1 indicam melhores condições de vida. Sobre o assunto, considere as afirmativas.

I. Trata-se de um índice criado para classificar países e pode ser obtido para cada região brasileira a partir de dados sobre saúde, educação e poder de consumo.
II. Trata-se de um índice que explicita as desigualdades sociais em diferentes escalas, pois combina indicadores de desenvolvimento social.
III. Trata-se de um índice que oculta a qualidade de vida de uma população por relacionar fenômenos independentes.
IV. Trata-se de um índice que oculta diferenças interpessoais, pois resulta de cálculos obtidos a partir de médias.

Assinale a alternativa correta:

a) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
e) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

2) Durante a Guerra Fria, a partir de 1960, o mundo foi dividido, regionalizado, considerando-se aspectos econômicos ligados ao desenvolvimento e ao regime político apresentados pelos países. A denominação correta referente a esse período é:

a) Norte (desenvolvido) e Sul (subdesenvolvido).
b) Países centrais e periféricos.
c) Metrópoles e colônias.
d) Países de primeiro, segundo e terceiro mundos.
e) Capitalistas e socialistas.

3) (UFG) – Observe a figura a seguir:

mapa divisão regional brasil
Mapa da divisão regional do Brasil (crédito: reprodução)

O critério adotado, na divisão regional descrita no mapa, tem por referência:

a) a base física territorial, onde se destacam as bacias hidrográficas.
b) os aspectos demográficos, considerando-se a distribuição da população brasileira.
c) o setor secundário, mediante o número de estabelecimentos industriais.
d) as características socioeconômicas relativas à população e às atividades produtivas.
e) os elementos de ordem natural relacionados com os tipos climáticos.

4) (UFPI – adaptada) – Observe o mapa de divisão regional do Brasil e, em seguida, assinale a proposição correta:

divisão regional do brasil
Divisão regional do Brasil (crédito: reprodução)

a) O número 5 assinala a região Sul, onde se concentram numerosos descendentes de europeus, que utilizaram a terra mantendo a cobertura vegetal original, adotando um sistema de agricultura extensiva e de autoconsumo.
b) O número 1 corresponde à região de maior área, onde as condições naturais permitiram o estabelecimento de uma floresta temperada homogênea e que vem apresentando crescente extensão de áreas devastadas, porque ainda não utiliza modelos de desenvolvimento sustentável.
c) O número 2 indica a região que teve menor importância econômico-social no período colonial e que, após o período áureo da mineração, voltou às condições de pobreza dos primeiros séculos de colonização.
d) O número 4 identifica a região que apresenta maior índice de industrialização, com destaque para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, que polarizam as demais regiões brasileiras.
e) O número 3 assinala a região Centro-Oeste, que passou a crescer após a construção de Brasília, mesmo apresentando condições naturais adversas, advindas da presença do bioma caatinga.

5) (METODISTA 2012) – Considerando o processo histórico de ocupação e transformação do território pela sociedade, que nos levou ao atual estágio do meio técnico-científico-informacional, o geógrafo Milton Santos e sua equipe propuseram uma outra regionalização para o território brasileiro, uma divisão regional em “quatro Brasis”

Essas regiões são:

a) Centro-Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Leste.
b) Centro-Sul, Nordeste, Amazônia e Sudeste.
c) Região concentrada, Centro-Oeste, Nordeste e Amazônia.
d) Centro, Sudeste, Nordeste e Amazônia.
e) Centro-Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste.

6) “Aprendi, na década de 60, que o Estado de São Paulo fazia parte da região Sul. Minas estava na região Leste, assim como a Bahia, o Rio, o Espírito Santo e Sergipe. Certo dia, um professor, já na década de 70, disse que São Paulo estava no Sudeste, bem como o Espírito Santo, o Rio de Janeiro e Minas Gerais. Fiquei chocado. Os Estados mudaram de posição e eu nem havia percebido”. (MELGAR, E. O IBGE e os Estados do Brasil. Folha de S. Paulo, 08/05/2003).

Essa “mudança de posição” dos estados brasileiros, conforme registrado pelo autor, ocorreu porque:

a) Houve uma nova perspectiva em relação ao IBGE sobre o território brasileiro, que deixou de ser predominantemente interiorano para ocupar melhor o litoral.
b) A nova região Sudeste representava melhor as zonas mais industrializadas do país e com posição geográfica semelhante.
c) A integração do Espírito Santo ao Sudeste era necessária em razão do seu acelerado grau de urbanização e concentração populacional.
d) Estava em curso, na década de 1970, a redistribuição industrial brasileira em direção às regiões Sul e Norte.

7) Com base no mapa a seguir e em seus conhecimentos sobre a divisão regional brasileira realizada pelo IBGE, assinale a alternativa correta:

divisão estados brasil
Mapa da porcentagem de domicílios com televisão no território nacional
Fonte do mapa: IBGE. Atlas Geográfico Escolar. 6ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. p.124. (crédito: reprodução)

a) A quantidade de televisores no Brasil não reflete os níveis de desenvolvimento econômico das respectivas regiões brasileiras.
b) O Centro-Oeste brasileiro é a região que possui, proporcionalmente, a menor quantidade de televisores em suas casas.
c) O Amapá é o único estado da região Norte que apresenta mais de 85% de seus domicílios com aparelhos de TV.
d) O Nordeste é a região mais heterogênea em termos da quantidade proporcional de televisores entre os seus estados.

Gabarito

1) Alternativa E. Ambas as alternativas afirmam que o IDH revela diferenças sociais em escalas distintas e oculta as diferenças entre as pessoas, pois considera cálculos para a obtenção de resultados.
2) Alternativa D. No contexto da Guerra Fria, houve a regionalização dos países em primeiro, segundo e terceiro mundos. Primeiro mundo: países capitalistas desenvolvidos ou ricos; Segundo mundo: países socialistas; e Terceiro mundo: países capitalistas subdesenvolvidos ou pobres.
3) Alternativa D. As características socioeconômicas relativas à população e às atividades produtivas.
4) Alternativa D. O número 4 identifica a região que apresenta maior índice de industrialização, com destaque para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, que polarizam as demais regiões brasileiras.
5) Alternativa C. Região concentrada, Centro-Oeste, Nordeste e Amazônia.
6) Alternativa B. No texto, o autor destaca a mudança realizada pelo IBGE na década de 1970, que extinguiu a região leste e formou a atual regionalização — alterada somente em pequenas proporções, com a divisão dos estados do Mato Grosso e Goiás. Nessa ocasião, o IBGE conseguiu agrupar de forma mais acabada as principais características socioestruturais do país, com destaque para a industrialização concentrada na região Sudeste.
7) Alternativa D. O Nordeste apresenta estados com uma grande quantidade de domicílios com TV, outros que apresentam quantidade média e aqueles que possuem uma baixa quantidade, o que caracteriza a sua heterogeneidade quanto a esse dado.

Os exercícios de fixação podem ser encontrados nos links a seguir:

Exercícios 1 e 2. Acesso em: 22.06.2021.
Exercícios 3, 4 e 5. Acesso em: 22.06.2021.
Exercícios 6 e 7. Acesso em: 22.06.2021.

Roteiro de Estudos elaborado pela Professora Doutora Thaylizze Goes Nunes Pereira.

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