Conteúdos

Este roteiro de estudos visa relembrar quais são as teorias sobre o crescimento populacional, compreender a dinâmica de crescimento da população mundial, aprender quais são os principais indicadores para o cálculo do crescimento populacional e compreender as diferenças entre população absoluta e relativa, além de diferenciar os termos “países populosos” e “países povoados”. Possibilita conhecer os países mais populosos do mundo, a distribuição da população mundial nos continentes e analisar quais serão as nações mais populosas até 2050, ao explorar mapas e gráficos como ferramentas na construção do processo de aprendizagem. Com resolução comentada de exercícios de vestibulares, propõe atividade de análise, síntese de dados e uma interatividade através do Jogo do mapa, para localizar os 30 países mais populosos do mundo.

• Vamos relembrar: teorias sobre o crescimento populacional.
• O crescimento da população mundial: existe diferença entre país populoso e país povoado?
• Os países mais populosos do mundo.
• A distribuição da população mundial nos continentes.
• Curiosidades e projeções: quais serão as nações mais populosas até 2050.
• Interatividade: Jogo de Mapa – Localize os 30 países mais populosos do mundo.
• Interatividade: Explore os mapas e sintetize um gráfico.

Objetivos

• Relembrar quais são as teorias sobre o crescimento populacional;
• Compreender a dinâmica de crescimento da população mundial;
• Aprender quais são os principais indicadores para o cálculo do crescimento populacional;
• Compreender as diferenças entre população absoluta e relativa;
• Diferenciar os termos “países populosos” e “países povoados”;
• Conhecer os países mais populosos do mundo;
• Conhecer a distribuição da população mundial nos continentes;
• Analisar quais serão as nações mais populosas até 2050; e
• Explorar mapas e gráficos como ferramentas na construção do processo de aprendizado.

Veja também:

Os países mais extensos do mundo

Estudar em casa: Os países mais ricos do mundo

Palavras-chave:

Países mais populosos do mundo. China. Índia. EUA. Brasil. Crescimento populacional. População absoluta. Continentes. Ásia. África. Distribuição da população mundial.

Proposta de Estudo:

Este roteiro de estudos tem por objetivo auxiliar o estudante no processo de aprendizado para além do ambiente escolar. Com o intuito de facilitar esse processo, nas etapas subsequentes há vídeos, textos-base, questões norteadoras e atividades relacionadas à temática apresentada.
As etapas desenvolvidas neste roteiro de estudo, assim como as questões norteadoras e as subquestões que advêm delas, foram elaboradas para contribuir com a melhor compreensão do tema em questão.

Deste modo, orientamos que seja feita a leitura integral deste roteiro de estudos, sempre buscando as respostas para cada uma das perguntas que foram elaboradas. Orientamos também que todas as dúvidas sejam anotadas e brevemente sanadas, por meio de pesquisas on-line. Para melhor compreensão dos conteúdos desenvolvidos no roteiro, sugerimos que, depois de cada etapa, seja elaborado um parágrafo resumindo seu entendimento, com destaque para os principais conceitos estudados.

1ª Etapa: Vamos relembrar - Teorias sobre o crescimento populacional

I) Depois de ler atentamente os textos abaixo, responda às seguintes questões:

a) O que a Teoria Malthusiana, a Teoria Neomalthusiana, a Teoria Reformista e a Teoria da Transição Demográfica analisam?
b) O crescimento populacional de uma determinada área ou local está relacionado a dois fatores fundamentais. Quais fatores são esses?
c) Como se calcula o crescimento vegetativo de um país?
d) Como se calcula a taxa de imigração de um país?
e) Explique por qual motivo, a partir do século XVIII, com o amadurecimento do capitalismo, o crescimento populacional passou a ser visto como algo positivo.
f) Defina com suas palavras a Teoria Malthusiana.
g) Defina com suas palavras a Teoria Neomalthusiana.
h) Defina com suas palavras a Teoria Reformista.
i) Defina com suas palavras a Teoria da Transição Demográfica.
j) Qual a relação existente entre uma taxa de natalidade baixa combinada uma expectativa de vida-longa, e a chamada População Economicamente Ativa (PEA)?

Malthusianismo e Neomalthusianismo. Prepara ENEM
Acesso em: 07.05.2021.

Teorias sobre o crescimento populacional. Educação
Acesso em: 07.05.2021.

Teorias Demográficas. Mundo Educação
Acesso em: 07.05.2021.

II) Cheque seus conhecimentos realizando os exercícios abaixo:

Com esses exercícios, você poderá verificar seus conhecimentos sobre teorias demográficas, crescimento populacional e suas consequências.

1) “O crescimento sem precedentes da população mundial nos últimos 50 anos, até alcançar 7 bilhões de pessoas neste ano, reavivou as preocupações sobre a chegada de uma grande crise demográfica.
David Lam, economista da Universidade de Michigan, explicou nesta sexta-feira que, apesar do crescimento da população, o planeta foi capaz de produzir alimentos suficientes para reduzir as crises de fome e a pobreza. No entanto, ainda há preocupações sobre uma possível crise demográfica no planeta, disse ele em discurso para especialistas em uma associação sobre estudos da população nos Estados Unidos […]”. Último Segundo, 02 nov. 2011. Disponível em: Último Segundo. Adaptado.

A teoria demográfica que se preocupa em apontar o desequilíbrio negativo entre o crescimento demográfico e a produção de alimentos é a:

a) reformista
b) desenvolvimentista
c) malthusiana
d) explosão demográfica
e) agrodemográfica

2) “[…] Agora começa a ganhar fôlego no meio acadêmico a escola dos neomalthusianos. Eles acham que a armadilha agora é gente demais vivendo num meio ambiente degradado demais. Em 2050, prevê-se, seremos 9,2 bilhões de pessoas – ou 2,5 bilhões a mais do que hoje”. Revista Veja, ed. 2062, maio de 2008. Adaptado.

Os neomalthusianos, mencionados pelo texto, temem o rápido crescimento populacional frente à capacidade da sociedade e do planeta em lidar com esse crescimento, da mesma forma que pensava Thomas Malthus. No entanto, diferentemente do malthusianismo clássico, o neomalthusianismo:

a) impede que qualquer tipo de controle populacional seja implementado pelo Estado em termos de políticas públicas.
b) defende a difusão de métodos contraceptivos, planejamento familiar e outras medidas de redução da natalidade.
c) apregoa o retorno do crescimento das taxas da mortalidade como mal necessário frente à explosão demográfica
d) considera a necessidade de se impor um controle da moral da população, em que os casais só devem procriar se tiverem condições financeiras.
e) afirma que a única saída para a explosão demográfica é a migração em massa das regiões povoadas para áreas desabitadas.

3) “A transição demográfica é um dos fenômenos estruturais que ameaçam os Estados Sociais desde a segunda metade do século passado. Embora se cuide de um fenômeno universal, recebendo o influxo das condições históricas dos diferentes países e regiões, ele se manifesta de formas não lineares e assimétricas. Há uma tendência de ocorrer de forma diferente nos países desenvolvidos, nos países em desenvolvimento e no chamado terceiro mundo”. VAZ, P. P. B. Situação cíclica desafia políticas públicas preventivas. Consultor Jurídico. Disponível em: ConJur. Acesso em: 13 abr. 2015.

A teoria da transição demográfica citada pelo trecho acima diz respeito:

a) ao quadro efêmero do crescimento demográfico
b) ao combate às políticas de controle de natalidade
c) ao crescimento não previsível da população mundial
d) aos processos de expansão demográfica e migração internacional
e) à correlação entre força de trabalho disponível e a demanda necessária

4) (FGV) “Os países ricos, em função de sua renda mais elevada e consequente nível de consumo, são responsáveis por mais da metade do aumento da utilização de recursos naturais. A população dos países mais pobres do mundo paga, proporcionalmente, o preço mais elevado pela poluição e degradação das terras, das florestas, dos rios e dos oceanos, que constituem o seu sustento. Uma criança que nascer hoje em Nova lorque, Paris ou Londres vai consumir, gastar e poluir mais durante a sua vida do que 50 crianças em um país ‘em desenvolvimento’.” (Adapt.) Relatório do Desenvolvimento Humano/ PNUD, 1998.

Baseando-se nos princípios explicativos das teorias demográficas, o texto acima:

a) Concorda com a teoria Reformista, que atribui ao excesso populacional a causa da miséria no mundo, constituindo uma ameaça aos recursos naturais necessários à sobrevivência humana.
b) Comprova a teoria Neomalthusiana, que defende a necessidade de controlar a natalidade nos países pobres para que eles possam atingir os níveis de desenvolvimento e consumo dos países ricos.
c) Nega a teoria Malthusiana, que defende a elevação do padrão de vida e de consumo nos países pobres, entendendo a fecundidade como uma variável independente a ser controlada.
d) Nega a teoria Neomalthusiana, que identifica uma população numerosa como principal causa do desemprego, pobreza e esgotamento dos recursos naturais.
e) Comprova a teoria Malthusiana, que associa crescimento populacional e esgotamento dos recursos naturais, defendendo a necessidade de reformas socioeconômicas para preservá-los.

5) (UEM) Leia com atenção a notícia que se segue:

França pagará 750 euros mensais por terceiro filho
“O governo francês irá pagar uma licença de 750 euros (cerca de R$ 2.050,00) por mês durante um ano a famílias que decidirem ter um terceiro filho, anunciou ontem o primeiro ministro do país, Dominique Villepin”. Folha de S. Paulo, 23/09/2005. Folha mundo, p. A-16.

A medida anunciada pelo governo francês está diretamente relacionada:

a) à política anti-imigração (xenófoba) e de purificação racial adotada pela França nas últimas décadas.
b) às elevadas taxas de natalidade verificadas no país e em toda a Europa.
c) à sobrecarga no sistema de previdência social francês, em que um número cada vez menor de jovens precisa sustentar um número cada vez maior de aposentados.
d) à aproximação do governo francês com as ideias da Igreja Católica, que proíbe o uso de métodos contraceptivos não naturais.
e) à ideia imperialista de que o poderio econômico de uma nação está diretamente ligado ao tamanho de sua população.

III) Resolução comentada

1) C. A teoria que se preocupa com o crescimento populacional frente à disponibilidade de alimentos é a malthusiana. Thomas R. Malthus defendia que o crescimento da população obedeceria aos termos de uma progressão geométrica, enquanto os alimentos evoluiriam conforme uma progressão aritmética.

2) B. O neomalthusianismo difere do malthusianismo clássico em razão de considerar necessária a implementação de métodos contraceptivos para o controle do crescimento demográfico da população mundial. Thomas Malthus, em razão de sua orientação religiosa, era contra essas premissas, defendendo aquilo que chamava de “controle moral”.

3) A. A teoria da transição demográfica afirma que não há um crescimento acelerado em forma de explosão linear da população, mas que esse processo é mais ou menos cíclico, embora não constante. Assim, um crescimento demográfico inicial é estabilizado após uma rápida queda das taxas de mortalidade e, posteriormente, de natalidade. Trata-se, portanto, de um retrato do quadro transitório (efêmero) da demografia mundial.

4) D. Uma das intenções do trecho é demonstrar que não há uma correlação direta entre o crescimento demográfico e o nível de consumo, no sentido de afetar o meio ambiente, uma vez que uma parcela reduzida da população mundial consome e prejudica a sustentabilidade de todo o planeta.

5) C. Uma vez que a população diminui o seu crescimento vegetativo, diminui-se a população economicamente ativa (PEA), incapacitando a Previdência Social de manter os gastos com aposentadorias.

Exercícios 1, 2, 3 e 4.
Disponíveis em: Mundo Educação.
Acesso em: 08.05.2021.

Exercício 5.
Disponível em: Mundo Educação.
Acesso em: 08.05.2021.

2ª Etapa: O crescimento da população mundial - existe diferença entre país populoso e país povoado?

I) Assista aos vídeos e leia os textos abaixo, buscando as informações de acordo com o roteiro de leitura:

a) A população mundial já atingiu a marca de quantos bilhões de pessoas?
b) A partir da segunda metade do século XX, ocorreu um crescimento vertiginoso da população mundial. O que justificava esse crescimento populacional?
c) Esse crescimento populacional ocorre de forma homogênea por todo o globo? Exemplifique com alguns nomes de países, destacando se estão localizados em regiões menos ou mais desenvolvidas do planeta.
d) Defina o que é população absoluta. Cite o exemplo de um país e o número de sua população absoluta.
e) Defina o que é população relativa.
f) Diferencie os termos “país mais populoso” e “país mais povoado”.
g) Qual a diferença entre um país populoso, densamente povoado e superpovoado? Cite um exemplo para cada.
h) Em quantos milhões de habitantes está estimada a população absoluta do Brasil? Explique, com suas palavras, por qual razão o Brasil é um país populoso, porém não é densamente povoado.

População mundial. Prepara ENEM
Acesso em: 07.05.2021.

Ranking demográfico: os países e cidades mais populosos do mundo. Tempo.com. 
Acesso em: 07.05.2021.

Conceitos Demográficos. Mundo Educação. 
Acesso em: 08.05.2021.

II) Cheque seus conhecimentos realizando os exercícios abaixo.
Com esses exercícios você pode verificar seus conhecimentos sobre a população mundial, bem como acerca das formas de analisar o crescimento, a distribuição e a dinâmica da população no espaço geográfico.

1) Adaptado. Densidade populacional no limite
“Ultrapassamos os 7 bilhões de pessoas. O aumento da presença humana sobre a Terra é uma das principais causas do agravamento da crise ambiental e uma das maiores ameaças ao planeta. Quanto maior o número de pessoas, maior a demanda por energia, que, para ser produzida, depende primordialmente, ainda hoje, do petróleo. E são justamente os derivados do líquido negro os principais responsáveis pelo aumento das emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.

Além da energia, o homem precisa de comida. Os alimentos, para serem produzidos em larga escala, também oneram o meio ambiente: avançam sobre as florestas, recebem indiscriminadamente defensivos agrícolas para seu cultivo, reforçando um ciclo de insustentabilidade que está se tornando inviável. Quanto maior o número de pessoas, maior o consumo de produtos. Resultado: mais uma fatura debitada na conta da natureza, a da pressão sobre matérias-primas, como o minério de ferro, presente nos automóveis e nos eletrodomésticos.

O ritmo de reprodução humana cresceu de forma vertiginosa nos últimos 200 anos. Para chegar ao primeiro bilhão de habitantes, foram precisos 1.800 anos. Daí para o segundo bilhão, foram apenas 123. A partir de então, a passagem de um bilhão para outro se deu em intervalos sempre menores. Foi necessária apenas uma década, de 1987 a 1997, para que a população da Terra saltasse de 5 bilhões para 6 bilhões de pessoas. O aumento vertiginoso se deu pela combinação de vários fatores, entre eles a melhoria das condições de vida, redução da mortalidade infantil e aumento da expectativa de vida […]”. Estado de Minas. Especial Rio + 20, 10/06/2012..

Sobre a reportagem acima exibida e os seus conhecimentos sobre Geografia da População, julgue os itens a seguir, e assinale a alternativa incorreta.

a) Ao afirmar que a população mundial ultrapassou os sete bilhões de habitantes, o autor está se referindo à densidade demográfica do planeta, conforme expressa o título do artigo.
b) Caso o número de pessoas do planeta seja superior à disponibilidade de recursos naturais, podemos dizer que teremos uma ocorrência de superpovoamento em escala global.
c) No último parágrafo, ao mencionar os números do crescimento da população da Terra, o autor está se referindo ao crescimento vegetativo do planeta.
d) Com a leitura do texto, podemos perceber que a linha de raciocínio do autor se baseia nas concepções da Teoria Malthusiana sobre a população.

2) (ENEM) O quadro abaixo nos mostra a taxa de crescimento natural da população brasileira no século XX:


Analisando os dados, podemos caracterizar o período entre:

a) 1920 e 1960, como de crescimento do planejamento familiar.
b) 1950 e 1970, como de nítida explosão demográfica.
c) 1960 e 1980, como de crescimento da taxa de fertilidade.
d) 1970 e 1990, como de decréscimo da densidade demográfica.
e) 1980 e 2000, como de estabilização do crescimento demográfico.

3) Existem duas formas principais de se abordar o quantitativo populacional em um espaço. De um lado temos as taxas de __________________, que representam o número de habitantes por quilômetro quadrado; de outro, temos as taxas de __________________, que estão relacionais ao número de habitantes independente do tamanho do território.

A alternativa que completa corretamente as lacunas acima é:

a) densidade demográfica e superpovoamento
b) crescimento vegetativo e população absoluta
c) população local e população geral
d) densidade demográfica e população absoluta
e) crescimento vegetativo e população geral.

III) Resolução comentada

1) Alternativa A. A densidade demográfica é o número de habitantes por unidade de medida (metros ou quilômetros). O número de 7 bilhões é a população absoluta da Terra.

2) Alternativa B. No período entre 1950 e 1970, tivemos as maiores taxas de crescimento populacional do país, registrando a explosão demográfica. Aliás, esse período foi de intenso crescimento populacional em todo o mundo, chamado de “baby boom”.

3) Alternativa D. O número de habitantes por unidade de área é chamado de densidade demográfica. O número total de habitantes sem estar relacionado a nenhum tipo de comparação é chamado de população absoluta.

Exercícios 1, 2 e 3.
Disponíveis em: Mundo Educação.
Acesso em: 08.05.2021.

3ª Etapa: Os países mais populosos do mundo

I) Assista aos vídeos e leia os textos abaixo, buscando as informações de acordo com o roteiro de leitura:

a) Quais são 20 os países mais populosos do mundo?
b) Entre os 20 países mais populosos, quais estão localizados na Ásia?
c) Entre os 20 países mais populosos, quais estão localizados na África?
d) Entre os 20 países mais populosos, quais estão localizados na América?
e) Entre os 20 países mais populosos, quais estão localizados na Europa?
f) Em quais continentes estão localizados os 3 países mais populosos?
g) Dos países mais populosos do mundo, quais são desenvolvidos e quais estão em desenvolvimento?
h) Até que ano o Japão esteve entre os 10 países mais populosos do mundo? Sua população absoluta foi superada por qual país?
i) Entre os anos de 1950 e 2021, dois países mantiveram-se sempre nas mesmas posições no ranking dos países mais populosos do mundo, quais são eles?

Países mais populosos. Prepara ENEM
Acesso em: 08.05.2021.

Países mais populosos do mundo. Escola Kids
Acesso em: 08.05.2021.

Países mais populosos do mundo. Brasil Escola
Acesso em: 08.05.2021.

Os Países Mais Populosos do Mundo em 2021. YouTube
Acesso em: 09.05.2021.

Os Países Mais Populosos do Mundo em 2020. YouTube
Acesso em: 09.05.2021.

Quais são os 10 países mais POPULOSOS do mundo? YouTube
Acesso em: 09.05.2021.

Top 10 Países mais populosos do mundo (1950-2019). YouTube 
Acesso em: 09.05.2021.

Os Países Mais Populosos do Mundo em 2021. YouTube. 
Acesso em: 09.05.2021.

II) Sistematize as informações do texto de acordo com a tabela abaixo:

Ranking Número de habitantes País Continente
1.439.324.000
1.380.004.000
331.003.000
273.524.000
220.892.000
212.559.000
206.140.000
164.689.000
145.934.000
10° 128.933.000

III) Resolução

1º China – Ásia;
2º Índia – Ásia;
3º Estados Unidos – América;
4º Indonésia – Ásia;
5º Paquistão – Ásia;
6º Brasil – América;
7º Nigéria – África;
8º Bangladesh – Ásia;
9º Rússia – Ásia/Europa; e
10º México – América.

4ª Etapa: A distribuição da população mundial nos continentes

I) Assista aos vídeos e leia os textos abaixo:

População mundial. Prepara ENEM
Acesso em: 07.05.2021.

Os Países Mais Populosos da Oceania em 2020. YouTube
Acesso em: 10.05.2021.

Os Países Mais Populosos da América em 2020. YouTube
Acesso em: 10.05.2021.

Os Países Mais Populosos da Ásia em 2020. YouTube
Acesso em: 10.05.2021.

Os Países Mais Populosos da Europa em 2020. YouTube
Acesso em: 10.05.2021.

Os Países Mais Populosos da África em 2020. YouTube
Acesso em: 10.05.2021.

II) Atividade Parte 1: Exercício de análise e síntese de dados.

Releia o trecho em destaque abaixo:

“[…] conforme as estimativas populacionais mais recentes, a população mundial se encontra distribuída nos continentes, de maneira que cerca de:
60% da população mundial vive na Ásia (4,7 bilhões);
17%, na África (1,3 bilhões);
10%, na Europa (750 milhões);
8%, na América Latina e Caribe (650 milhões); e
5% da população mundial está dividida entre a América Anglo-Saxônica (370 milhões) e a Oceania (43 milhões).”

População mundial. Prepara ENEM
Acesso em: 07.05.2021.

Agora, de acordo com a leitura realizada e com os fragmentos de dados apresentados abaixo, construa um parágrafo que contenha todas as informações do seguinte quadro:

60% da população mundial Oceania (43 milhões). África
750 milhões 10% da população mundial Ásia 1,3 bilhões
Europa 4,7 bilhões 17% da população mundial 650 milhões
5% da população mundial 8% da população mundial
América Latina e Caribe América Anglo-Saxônica (370 milhões)

III) Atividade Parte 2: Resumo

Para fazer esse resumo, você deve selecionar as partes mais importantes dos textos e vídeos que foram apresentados ao longo deste roteiro de estudos. Após essa seleção, escreva um resumo de uma página, que sistematize essas informações.
Observações:
> Não esqueça de inserir o parágrafo formulado na “Parte 1” desta atividade em seu resumo; e
> Para facilitar e guiar a sua escrita, tente responder ao longo do resumo as questões apresentadas abaixo:

a) Quais os fatores que levam os 7,8 bilhões de habitantes do planeta Terra a não estarem distribuídos de maneira homogênea pelo globo?
b) Cite três características dos pontos do planeta onde a população está amplamente concentrada.
c) Cite três características dos pontos do planeta onde ocorrem grandes vazios demográficos.
d) Por que a população mundial está concentrada, sobretudo, nos países em desenvolvimento?
e) Quais são os dois países que concentram cerca de 60% da população de todo o planeta e em qual continente eles estão localizados?
f) Qual continente concentra o segundo maior contingente populacional? Qual o nome do país mais populoso deste continente?

5ª Etapa: Curiosidades e projeções: quais serão as nações mais populosas até 2050?

I) Leia os textos abaixo, e anote as informações que considerar mais importante.

Saiba quais serão as nações mais populosas até 2050. Forbes
Acesso em: 07.05.2021.

Lista dos países mais populosos do mundo! Intercultural
Acesso em: 07.05.2021.

II) Exercício de sistematização

Transcreva para seu caderno de estudos as informações destacadas abaixo.

> Duas nações hospedam mais de um terço da população mundial;
> Os países são a China, com 1,44 bilhão de habitantes, e a Índia, com 1,39 bilhão. Ou seja, vivem neles 37% da população mundial. Em outras palavras, é o mesmo número de habitantes dos próximos 20 países mais populosos do mundo somados;
> Cerca de 1 em cada 7 pessoas no mundo é chinesa;
>As projeções indicam que a população mundial atingirá o pico em 2100, de aproximadamente 11 bilhões de pessoas;
>As projeções também indicam que em 2027 a Índia ultrapassará a China como o país mais populoso do mundo;
> Atualmente, cerca de metade da população mundial (55%) vive em centros urbanos e, até 2050, esta taxa deverá subir para aproximadamente dois terços (68%) da população mundial; e
>Tóquio (Japão), com 37 milhões de habitantes, é atualmente a maior cidade do mundo, mas deverá ser superada por Nova Déli (atualmente com 29 milhões), em 2028.

III) Exercício de síntese

Baseando-se nos textos lidos até aqui e nas informações destacadas acima, escreva uma síntese – de 10 a 20 linhas – dos principais pontos abordados nesta etapa.

6ª Etapa: Interatividade

Jogo de mapa – localize os 30 países mais populosos do mundo

Esse jogo contribuirá no desenvolvimento de uma melhor compreensão do tema deste roteiro de estudos, e tem o intuito de estimular, além das reflexões, a espacialização dos países e continentes.

Objetivo do jogo: Identificar os 30 países mais populosos do mundo.

Informações importantes sobre o jogo: Quanto mais rápido você completar o jogo, maior será seu número de pontos. Os erros são deduzidos do número de pontos.

Para jogar é muito simples, siga o passo a passo:
1- Acesse o site: Seterra
2- Clique em “Modo do Jogo“ e selecione a opção que melhor se adaptar ao seu nível de aprendizado. A recomendação é que, inicialmente, sejam selecionadas as seguintes opções:

A – “Múltipla escolha“: o jogo fornecerá 4 nomes de países, e você deverá escolher o correspondente ao indicado no mapa:

B – “Colocar as etiquetas“: o jogo fornecerá os 30 nomes em pequenos quadros, logo acima do mapa, e você deverá escolher o nome de um país e arrastar até a sua respectiva localização:

Mundo: 30 Países Mais Populosos – Jogo de Mapa. Seterra
Acesso em: 10.05.2021.

7ª Etapa: Interatividade: explore os mapas e sintetize um gráfico.

O site abaixo, intitulado “Países”, pertence ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ele é uma ferramenta importante para buscar diversas informações sobre os países. Vale a pena conferir!

I) Explorando os mapas
Clique em “COMECE A USAR”.

Clique no país desejado – opção sugerida: China

ficha de país chinaAparecerá uma síntese sobre o país pesquisado.
Para maiores informações, clique em “MAIS SOBRE O PAÍS”.

Clique em “RANKING” e o site dará algumas opções de indicadores para selecionar. Selecione a opção “POPULAÇÃO TOTAL” e depois o ano desejado.
O site lhe dará um Ranking atualizado.

Para fazer uma comparação com outros países, clique em “COMPARAR PAÍSES” e insira o nome dos países que você deseja comparar.
Sugerimos que as comparações incluam a China, por ser o país mais populoso, e o Brasil, por se tratar da nossa realidade.

II) Síntese em gráfico

Desenhe o gráfico que foi produzido em seu caderno.
Transcreva as informações que você considerar importantes serem registradas.

Países. IBGE.
Acesso em: 10.05.2021.

Tanta gente! Esses são os 20 países mais populosos do mundo em 2020 e 2021. Maiores e Melhores
Acesso em: 08.05.2021.

Roteiro de Estudos elaborado pela Professora Doutora Thaylizze Goes Nunes Pereira

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