Conteúdos

Neste roteiro de estudos de Geografia é possível aprender como se define a riqueza de um país, o que é o Produto Interno Bruto (PIB) e o PIB per capita. Conhecendo as maiores potências econômicas e os países mais ricos do mundo, ao diferenciar a composição do G8, G8+5 e G20, além de contar com a resolução comentada de exercícios dissertativos e de múltipla escolha.

• Como se define a riqueza de um país;
• O que é PIB;
• O que é PIB per capita;
• PIB – as 10 maiores potências econômicas mundiais;
• PIB per capita – os 12 países mais ricos do mundo; e
• Potências mundiais: a composição do G8, G8+5 e G20.

Objetivos

• Compreender como se define a riqueza de um país;
• Aprender o que é PIB;
• Aprender o que é PIB per capita;
• Conhecer as 10 maiores potências econômicas, de acordo com o PIB;
• Conhecer os 12 países mais ricos do mundo, de acordo com o PIB per capita em 2021;
• Diferenciar a composição do G8, G8+5 e G20.

Veja também:

Os países mais extensos do mundo

A nova ordem mundial e o mundo multipolar

Palavras-chave:

PIB. PIB per capita. Países mais ricos do mundo. G8. G8+5. G20. Potências econômicas.

Proposta de Estudo:

Este roteiro de estudos tem por objetivo auxiliar no processo de aprendizado, para além do ambiente escolar. Com o intuito de facilitar esse processo, as etapas subsequentes são compostas de vídeos, textos-base, questões norteadoras e atividades relacionadas à temática apresentada.

As etapas desenvolvidas neste roteiro de estudos, assim como as questões norteadoras e as subquestões que advêm delas, foram elaboradas para contribuir com a melhor compreensão do tema em questão.

Assim, orientamos que faça a leitura integral deste material, sempre buscando as respostas para cada uma das perguntas que foram elaboradas. As dúvidas devem ser anotadas e brevemente sanadas, com o auxílio de pesquisas on-line. Para melhor compreensão dos conteúdos, sugerimos que, ao final de cada etapa, você elabore um parágrafo resumindo seu entendimento, com destaque para os principais conceitos estudados.

1ª Etapa: Como se define a riqueza de um país?

I) Depois de ler atentamente os textos abaixo, destaque as seguintes informações:

a) Como se define a riqueza de um país?
b) É possível definir a riqueza de um país apenas por um indicador? Por quê?
c) Por que os países não podem simplesmente imprimir mais cédulas quando precisam de dinheiro?

Como se mede a riqueza de um país?. Cotidiano – Site de curiosidades. Acesso em: 17.04.2021.

Como medir a riqueza de um país. Olhar direto. Acesso em: 17.04.2021.

2ª Etapa: PIB

I) Assista aos vídeos e leia os textos abaixo, buscando as informações de acordo com o roteiro de leitura:

a) O que é o PIB?
b) Para que serve o PIB?
c) Como calcular o PIB?
d) O que o crescimento do PIB significa?
e) Qual a diferença entre PIB real e PIB nominal?
f) Podemos dizer que o PIB é o total de riqueza existente no país? Por quê?
g) Como o PIB está relacionado com o crescimento econômico?
h) Qual foi o PIB do Brasil em 2020?
i) Exemplifique:
i- um país com o PIB alto; e
ii- um país com o PIB baixo.

PIB: o que é, para que serve e como é calculado. IBGE Explica – YouTube. 
Acesso em: 18.04.2021.

O que é PIB. Geobrasil – YouTube. 
Acesso em: 18.04.2021.

PIB real x PIB nominal. YouTube. 
Acesso em: 18.04.2021.

Produto Interno Bruto – PIB. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 
Acesso em: 18.04.2021.

O que é PIB?. Politize! 
Acesso em: 18.04.2021.

O que é PIB?. Brasil Escola. 
Acesso em: 18.04.2021.

Produto Interno Bruto: o que é e como é calculado o PIB. Dicionário Financeiro. 
Acesso em: 18.04.2021.

II) Cheque seus conhecimentos realizando os exercícios abaixo:
Fazendo esses exercícios sobre PIB, você poderá verificar seus conhecimentos sobre esse importante indicador econômico.

1) Segundo o Banco Mundial, o PIB do planeta, isto é, a soma da riqueza produzida em todos os países, ultrapassa os 70 trilhões de dólares. Entretanto, um país apenas responde por mais de 20% desse montante. Que nação é essa que responde pelo maior Produto Interno Bruto da atualidade?

a) Reino Unido
b) Índia
c) China
d) Estados Unidos
e) Japão

2) “Apesar de o PIB ser um conceito importante, ele possui limitações e não necessariamente indica que um país é realmente rico ou pobre. Por exemplo: o Produto Interno Bruto Brasileiro é bem maior do que o da Suíça, mas isso acontece porque o território e a população nacionais são muito maiores em relação aos suíços”.

Sabendo que a Suíça é um país muito rico e que a sua população possui uma qualidade de vida significativamente melhor do que a dos brasileiros, que tipo de índice econômico seria mais apropriado utilizar para representar a realidade dessa comparação?

a) PNB
b) PIB per capita.
c) Taxa de juros
d) Inflação anual
e) Balança comercial

3) O cálculo do PIB de um país, estado ou região atende a diversas finalidades. Das alternativas abaixo, assinale a que não corresponde a uma das utilidades desse importante índice econômico:

a) É útil para evidenciar possíveis diagnósticos sobre problemas estruturais e financeiros.
b) É um importante indicador para analisar a população relativa de um país e o seu crescimento vegetativo.
c) Serve para estabelecer uma medição das riquezas que foram produzidas no país a fim de comparar o nível do crescimento econômico com outras localidades.
d) Pode enunciar eventuais problemas em algumas atividades, demandando ações públicas para corrigir essas dificuldades.
e) O cálculo do PIB fornece informações sobre os diferentes setores, demonstrando aqueles em que há uma maior geração de renda e os que possuem menor peso.

4) A respeito do cálculo do PIB, avalie as afirmativas a seguir:

I) O PIB é calculado a partir da produção de bens e serviços.
II) Sobre os serviços, incluem-se no cálculo todas as atividades que possuem alguma remuneração.
III) Todos os bens produzidos por um país são contabilizados no cálculo do PIB.
IV) Apenas os bens que são comercializados são contados no cálculo do Produto Interno Bruto.
V) Tudo o que é vendido em itens agrícolas, industriais ou manufaturados entra na conta. Sobre os serviços, entram na conta consertos, atendimento médico, produção de textos, entre outros.

Estão corretas as alternativas:

a) I, II e V.
b) I, II e III.
c) III, IV e V.
d) IV e V.
e) II, III e V.

III) Resolução comentada:

1) Alternativa D.
Segundo o Banco Mundial, o PIB do planeta, isto é, a soma da riqueza produzida em todos os países, é de US$71,67 trilhões de dólares. Desse total, US$15,6 trilhões pertencem somente aos Estados Unidos, o país com o maior Produto Interno Bruto da atualidade.

2) Alternativa B.
O PIB per capita é o valor do PIB dividido pela população. Assim, segundo o exemplo acima, no Brasil, mesmo possuindo uma economia maior, a proporção dessa riqueza em relação à sua população seria bem menor do que a da Suíça, que, consequentemente, apresenta um melhor padrão de vida. Vale lembrar, porém, que o PIB per capita também possui as suas limitações. Isso porque ele não leva em conta a distribuição da riqueza.

3) Alternativa B.
Crescimento vegetativo (a diferença entre nascimentos e mortes) e população relativa (densidade demográfica) são índices demográficos.

4) Alternativa B.
O PIB é calculado a partir da produção de bens e serviços. Sobre os bens, é contado tudo aquilo que é produzido, e não o que é vendido, ou seja, tudo o que é produzido em itens agrícolas, industriais ou manufaturados entra na conta. Sobre os serviços, incluem-se todas as atividades que possuem alguma remuneração, como consertos, atendimento médico, produção de textos, entre outros.

Os exercícios acima estão disponíveis em Brasil Escola. Acesso em: 18.04.2021.

IV) Exercício de análise e síntese de dados:

Na tabela abaixo, é possível analisar o PIB das unidades da Federação brasileiras no ano de 2018. De acordo com os dados apresentados, responda:

a) Quais são os três maiores PIB das federações brasileiras e em qual região do país estão concentrados?
b) Quais são os três menores PIB das federações brasileiras e em qual região do país estão concentrados?

Unidades da Federação PIB em 2018 (1.000.000 R$)
Acre 15.331
Alagoas 54.413
Amapá 16.795
Amazonas 100.109
Bahia 286.240
Ceará 155.904
Distrito Federal 254.817
Espírito Santo 137.020
Goiás 195.682
Maranhão 98.179
Mato Grosso 137.443
Mato Grosso do Sul 106.969
Minas Gerais 614.876
Paraná 440.029
Paraíba 64.374
Pará 161.350
Pernambuco 186.352
Piauí 50.378
Rio de Janeiro 758.859
Rio Grande do Norte 66.970
Rio Grande do Sul 457.294
Rondônia 44.914
Roraima 13.370
Santa Catarina 298.227
Sergipe 42.018
São Paulo 2.210.562
Tocantins 35.666

Tabela 1: PIB dos estados – IBGE (crédito: reprodução)

3ª Etapa: PIB per capita

I) Assista aos vídeos e leia os textos abaixo, buscando as informações de acordo com o roteiro de leitura:

a) O que é o PIB per capita?
b) Para que serve esse indicador?
c) Como ele é calculado?
d) O que o crescimento do PIB per capita significa?
e) Dê um exemplo de país com o PIB relativamente baixo e com altíssimo padrão de vida.
f) Dê um exemplo de país com o PIB alto e um padrão de vida relativamente baixo.

PIB E PIB PER CAPITA. Episódio #04 da série ‘DINHEIRO NOSSO – Orçamento público e participação’ – YouTube.
Acesso em: 18.04.2021.

PIB Per Capita – Ranking dos Estados do Brasil de 1939 a 2019 [Valores Correntes]. CityGlobeTour – YouTube.
Acesso em: 18.04.2021.

Países com o maior PIB per capita (1975-2018). Arco – YouTube.
Acesso em: 18.04.2021.

Os Países Mais Ricos do Mundo (PIB Per Capita). CityGlobeTour – YouTube. 
Acesso em: 18.04.2021.

Produto Interno Bruto – PIB. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Acesso em: 18.04.2021.

O que é PIB?. Politize! 
Acesso em: 18.04.2021.

O que é PIB?. Brasil Escola.
Acesso em: 18.04.2021.

II) Cheque seus conhecimentos realizando os exercícios abaixo:
Com essa lista de exercícios, você testará seus conhecimentos sobre o conceito, a forma de calcular a renda per capita de um país e os limites desse indicador econômico.

1) Renda per capita é um indicador muito utilizado para mensurar a situação econômica de um país. Seu cálculo é realizado pela:

a) Diferença entre a quantidade de nascimentos e óbitos em um país.
b) Soma de todos os rendimentos de um país durante o ano.
c) Divisão da renda nacional (ou PNB) pelo número de habitantes de um determinado país.
d) Soma de todas as riquezas de um país em determinado ano.
e) Divisão entre o número de habitantes e a extensão territorial de um determinado país.

2) Sobre o conceito de renda per capita, é correto afirmar que:

a) Todos os países desenvolvidos possuem uma renda per capita elevada.
b) Todos os países subdesenvolvidos possuem uma renda per capita pequena.
c) A renda per capita da China é a segunda maior do mundo, já que a China possui a segunda maior economia do planeta.
d) Países mais populosos apresentam uma renda per capita maior do que os países menos populosos.
e) Para determinar a realidade socioeconômica de um determinado país, a renda per capta dever ser utilizada associada a outros índices econômicos e sociais.

3) Se a renda nacional da Angola fosse de 138 bilhões de dólares e a população fosse de 24 milhões de habitantes, qual seria a sua renda per capita?

a) 5 750 dólares por pessoa.
b) 800 dólares por pessoa.
c) 7 535 dólares por pessoa.
d) 1 730 dólares por pessoa.
e) 4 500 dólares por pessoa.

5) A diferença entre renda nacional e renda per capita é que:

a) a renda nacional é a soma de todos os rendimentos de um país, e a renda per capita é a renda de apenas uma pessoa.
b) a renda nacional é a soma de todos os rendimentos de um país, e a renda per capita é o valor médio de rendimentos por habitantes.
c) a renda nacional é o valor médio de rendimentos por habitantes em um determinado país, e a renda per capita é o rendimento de apenas uma pessoa.
d) a renda nacional é um indicador econômico, e a renda per capita é um indicador social.

III) Resolução comentada:

1) Alternativa C – Verdadeiro.
A renda per capita de um país é obtida pela divisão da renda nacional pelo número de habitantes.

2) Alternativa E.
Se o país apresenta uma numerosa população ou se possui uma grande concentração de renda, o valor da renda per capita não refletirá as condições socioeconômicas. Assim, nem todo país desenvolvido possui uma renda per capita elevada e nem todo país subdesenvolvido possui uma renda per capita baixa.

3) Alternativa A.
O número da renda per capita de um determinado país é obtido pela divisão da renda nacional pela quantidade de habitantes. Assim:
Renda per capita = 138 000 000 000
24 000 000
Renda per capita = 5 750

4) Alternativa B.
Tanto a renda nacional quanto a renda per capita são indicadores econômicos utilizados para mensurar o grau de desenvolvimento de um país. A renda nacional consiste na soma de todos os rendimentos do país em um determinado ano. Já a renda per capita é o valor obtido pela divisão da renda nacional pelo número de habitantes e, por isso, constitui-se como um valor médio.

Os exercícios acima estão disponíveis em: Brasil Escola. Acesso em: 18.04.2021.

4ª Etapa: PIB – As 10 maiores potências econômicas mundiais

I) Faça a leitura do texto abaixo:

Maiores economias do mundo: 10 potências econômicas atuais. Maiores e Melhores. 
Acesso em: 20.04.2021.

II) Sistematize as informações do texto utilizando a tabela abaixo.

Ranking da economia mundial de acordo com o produto interno bruto (PIB) – 2019.

  Países PIB (em trilhões de dólares) Continente Especificidade: Anote aqui o que chamou sua atenção na leitura
Estados Unidos
China
Japão
Alemanha
Índia
Reino Unido
França
Itália
Brasil
10º Canadá

5ª Etapa: PIB per capita – Os 12 países mais ricos do mundo

I) Faça a leitura dos textos abaixo:

Os 12 países mais ricos do mundo (PIB per capita) em 2021. 
Acesso em: 20.04.2021.

Lista de países mais ricos do mundo: veja os 20 mais. Intercultural. 
Acesso em: 20.04.2021.

II) Sistematize as informações do texto utilizando a tabela abaixo.

Ranking dos países mais ricos do mundo (PIB per capita) – 2021.

  Países PIB per capita US$ Qual o PIB ?

(Pesquise)

Continente Especificidade: Anote aqui o que chamou sua atenção na leitura
Luxemburgo
Suíça
Irlanda
Noruega
Islândia
Cingapura
Estados Unidos
Qatar
Dinamarca
10º Austrália
11º Holanda
12º Suécia

6ª Etapa: Potências mundiais - A composição do G8, G8+5 e G20

I) Leia os textos abaixo, buscando as informações de acordo com o roteiro de leitura:

a) Quando e onde foi fundado o G8?
b) A que corresponde a sigla G8?
c) Quais países compõem o G8?
d) Qual a função do G8?
e) O G8 exerce grande influência nas instituições e organizações mundiais. Destaque exemplos.
f) Quando e onde se formou o G8+5?
g) Quais países compõem o G8+5?
h) A quais países emergentes refere-se a expressão “+5”?
i) Quando e porque foi criado o Grupo dos 20 (G20)?
j) Qual o objetivo do G20?
k) Fazem parte do G20 os oito países mais ricos e influentes do mundo. Quais são eles?
l) Também compõem o G20 onze países emergentes. Quais são eles?
m) O G20 é composto por 19 países mais a União Europeia. Por quais motivos ela pertence a esse seleto grupo?

G-8. Brasil Escola. 
Acesso em: 21.04.2021.

G-8 + 5. Brasil Escola. 
Acesso em: 21.04.2021.

G20 Financeiro. Brasil Escola. 
Acesso em: 21.04.2021.

II) Exercício de síntese.

Baseando-se nos textos lidos até aqui e no trecho destacado abaixo, escreva uma síntese – de 10 a 20 linhas – acerca dos principais pontos abordados.

“Os países-membros do G20 representam 80% da economia global, abrigam 64% da população mundial e respondem por mais de 90% dos gastos com pesquisa e desenvolvimento no mundo. Além disso, a reunião dos 19 países representa 85% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial.”
(G20 Financeiro. Brasil Escola. Acesso em: 21.04.2021.)

7ª Etapa: Redação dissertativa

A redação dissertativa é um exercício argumentativo que contribuirá para o desenvolvimento de uma melhor compreensão do tema deste roteiro de estudo, pois tem o intuito de estimular as reflexões e conexões com temas transversais que também foram abordados e/ou que fazem parte do contexto histórico, social e político.

A partir das leituras feitas neste roteiro, escreva uma redação dissertativa que explore o tema “Países mais ricos do mundo: quanto maior o PIB, melhor para se viver?”.

Reflita: Será que a população dos países com maior PIB, denominados como maiores potências mundiais, são as que possuem as melhores condições financeiras e qualidade de vida? Será que o PIB per capita contribui para melhor elucidação dessas questões?

Dica de leitura:
Este gráfico mostra onde está concentrada a riqueza do mundo; o que falta para o Brasil chegar lá? Infomoney.
Acesso em: 21.04.2021.

8ª Etapa: Exercício de fixação

01) “O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde. O objetivo da criação do IDH foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento.” (Fonte: PNUD, 2018. ).

Em seu Relatório de Desenvolvimento Humano divulgado em setembro de 2018, o PNUD demonstrou que no Ranking dos dez países mais bem colocados, em relação ao indicador mencionado no texto, verifica-se uma hegemonia dos países da:

a) Ásia.
b) América do Norte.
c) Europa.
d) Oceania.
e) América Latina.

2) “Sobre a origem da divisão “Norte/Sul” do mundo: É em 1980 que nasce o par Norte/Sul, numa publicação do Banco Mundial (presidido por Willy Brandt) da Comissão Independente sobre os problemas de desenvolvimento internacional, intitulado Norte-Sul: um programa de sobrevivência. Em seguida o termo se torna corrente e é utilizado tanto no domínio público quanto nos materiais escolares.” (Transcrição de palestra de Christian Grataloup. Vida e morte do par Norte/Sul, In: Les Cafés Géographiques, 30/09/2015, acesso 25/10/2015).

A expressão Norte/Sul, de largo uso atualmente, tem uma história que revela um aspecto das relações internacionais. A esse respeito, pode ser afirmado que

a) ela substitui a divisão do mundo entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, isso porque houve uma queda grande da desigualdade entre os países do mundo.
b) essa divisão é apenas uma frase de efeito, pois ao pretender distinguir os países ricos dos pobres, comete uma confusão, pois vários dos países ricos do mundo estão no Sul.
c) como expressão da moda, tem o mesmo significado que a oposição entre Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo, e entre países desenvolvidos e países subdesenvolvidos.
d) foram as desigualdades existentes na escala mundial, entre os países, que deram origem à distinção entre Norte/Sul.

3) Na era da globalização, as fronteiras Norte e Sul tornam-se metáforas frente à hegemonia capitalista e a geopolítica contemporânea. Sobre a atual regionalização socioeconômica mundial, Norte e Sul correspondem, respectivamente, a países

a) pobres e ricos.
b) socialistas e capitalistas.
c) desenvolvidos e subdesenvolvidos.
d) situados acima da Linha do Equador e abaixo desse marco divisório.

4)

exercício países mais ricos do mundo

Acerca de sua composição, é correto afirmar que o G20 reúne

a) apenas os países que integram o Conselho de Segurança da ONU.
b) os países mais ricos do mundo e os principais emergentes.
c) os países mais pobres do mundo, com economias dependentes.
d) os países que recusam a intervenção do FMI.
e) os países que não fazem parte de outros grupos, como o G8 e o BRIC.

Gabarito:

1) C
2) D
3) C
4) B

Os exercícios de fixação podem ser encontrados nos links a seguir:

Exercícios 1, 2 e 3.
Acesso em 21.04.2021.

Exercício 4.
Acesso em 21.04.2021.

Roteiro de estudos elaborado pela Professora Doutora Thaylizze Goes Nunes Pereira

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