Conteúdos

● Breve contextualização: Início do século XX e o pós-Segunda Guerra Mundial;
● A Guerra Fria e o mundo Bipolar;
● Os processos resultantes da bipolarização e o surgimento de uma nova ordem mundial;
● A nova ordem mundial e o mundo multipolar;
● O papel dos Estados Unidos e a nova “desordem” mundial.

Objetivos

● Refletir sobre o início do século XX, com ênfase na bipolarização do mundo pós-guerra;
● Compreender o conceito de Guerra Fria e de mundo bipolar;
● Entender os processos resultantes da bipolarização e as transformações que o mundo sofreu no período;
● Compreender o conceito de nova ordem mundial e de mundo multipolar;
● Refletir sobre o papel dos Estados Unidos e a nova “desordem” mundial e as diferentes formas de poder existentes entre as nações.

Palavras-Chave:

Nova ordem mundial. Mundo bipolar e multipolar. Geopolítica. Formas de Poder. Guerra Fria.

Sugestão de aplicação para o ensino remoto:

As sugestões estão organizadas em tópicos com uma breve explicação de cada recurso.
Jitsi Meet: é um sistema de código aberto e gratuito, com o objetivo de permitir a criação e implementação de soluções seguras para videoconferências via Internet, com áudio, discagem, gravação e transmissão simultânea. Possui capacidade para até 200 pessoas, não há necessidade de criar uma conta, você poderá acessar através do seu navegador ou fazer o download do aplicativo, disponível para Android e iOS.

Trabalhando com essa ferramenta, é possível:

– Compartilhar sua área de trabalho, apresentações e arquivos;
– Convidar usuários para uma videoconferência por meio de um URL simples e personalizado;
– Editar documentos simultaneamente usando Etherpad (editor de texto on-line de código aberto);
– Trocar mensagens através do bate-papo integrado;
– Visualizar automaticamente o orador ativo ou escolher manualmente o participante que deseja ver na tela;
– Reproduzir um vídeo do YouTube para todos os participantes.

● Gravação de videoaula usando o Power Point: o PPT, já tão utilizado por nós professores para preparamos nossas aulas, também permite a gravação de uma narração para os slides, que tanto nos auxiliam na explanação dos conteúdos. É possível habilitar a função de vídeo enquanto grava, assim, os alunos verão o professor em uma janelinha no canto direito da apresentação. Essa ferramenta é bem simples e eficaz. Veja um guia.

● Envio de Podcast aos alunos: podcast nada mais é do que um áudio gravado (como os enviados pelo Whatsapp). Podem ser utilizados para narrar uma história, para correção de atividades, revisar ou aprofundar os conteúdos. Para tanto, sugiro o app Anchor, que pode ser baixado no seu celular. Ele é muito fácil e simples de utilizar.

● Plataforma Google Classroom: permite a criação de uma sala de aula virtual. Essa ação irá gerar um código que será compartilhado com os alunos, para que acessem a sala. Nesse ambiente virtual, o/a professor/a poderá criar postagens de avisos, textos, slides do PPT, conteúdos, links de vídeos, roteiros de estudos, atividades, etc. É uma forma bem simples e eficaz de manter a comunicação com os alunos e postar as aulas gravadas, usando os recursos anteriormente mencionados. Confira outros recursos oferecidos pela Google, como a construção de formulários (Google Forms) para serem realizados pelos alunos.

Sugerimos aulas com até 30 minutos de duração. Além disso, nem toda aula precisa gerar uma atividade avaliativa, para não sobrecarregar os alunos. As aulas virtuais também podem ser úteis para correção de exercícios e plantões de dúvidas.

Previsão para aplicação:

5 aulas (30 min./aula)

1ª Etapa: Breve contextualização

O (A) professor (a) deverá iniciar a aula — que pode ocorrer de forma on-line ao vivo com os (as) alunos (as) através da plataforma Jitsi Meet — relembrando alguns conteúdos que a turma já deve ter aprendido em aulas anteriores. O (A) professor (a) deverá retomar brevemente o período referente ao início do século XX, com a bipolarização e as transformações que o mundo sofreu pós-Segunda Guerra Mundial. Tanto para a retomada ou introdução de novos conceitos, sugiro que o professor (a) prepare slides com imagens e destaque os principais pontos em tópicos. Em seguida, compartilhe com os (as) alunos (as) através do recurso do compartilhamento de tela do seu computador, disponibilizado pela plataforma sugerida.

Após essa introdução, o (a) professor (a) poderá contextualizar que a integração europeia se iniciou após a Segunda Guerra Mundial, pois existia a necessidade de reconstruir a Europa, que havia sido arruinada pelo conflito.  Além de evitar novos confrontos, era preciso conservar sua identidade, idioma e cultura.

É importante que o (a) professor (a) ressalte que a ideia da Europa como uma unidade política e econômica tem no mínimo um século de existência, mas que foi somente no ano de 1944 que foi criado o primeiro modelo de bloco econômico, nomeado de BENELUX. Seus países membros eram Bélgica, Holanda e Luxemburgo. O (A) professor (a) poderá enfatizar que o objetivo primeiro deste bloco era desenvolver uma ajuda mútua para que seus membros se recuperassem da guerra, pois a Europa estava devastada nesse período.

O (A) professor (a) deverá destacar também que foi apenas depois da assinatura do Tratado de Roma, em 1957, que essa proposta de unidade política e econômica da Europa começou a se consolidar. Tratado de Roma é o nome dado a dois tratados. Um é o Tratado da Comunidade Econômica Europeia (CEE), que tinha o objetivo de estabelecer um mercado comum europeu. O outro é o Tratado da Comunidade Europeia da Energia Atômica (Euratom), que tinha o objetivo de fomentar a cooperação no desenvolvimento e utilização da energia nuclear e elevação do nível de vida dos países-membros, além da criação de um mercado comum de equipamentos e materiais nucleares.

Texto baseado nas sugestões de leituras elencadas em Materiais Relacionados. O conteúdo presente neste texto pode ser trabalhado por meio de aulas expositivas.

2ª Etapa: A Guerra Fria e o mundo bipolar

Superado esse momento histórico, o (a) professor (a) deverá relembrar um dos pontos cruciais para o entendimento dos (as) alunos (as), que é explicar o que foi a Guerra Fria. Para essa explicação, o (a) professor (a) poderá utilizar os dois recursos abaixo: um Resumo e um Mapa Mental sobre os principais pontos a serem explanados. Qualquer um deles pode ser trabalhado com a turma através do compartilhamento de tela, pela plataforma anteriormente sugerida. Estimule os (as) alunos (as) a produzirem seus próprios resumos e/ou mapas, para auxiliá-los (as) no processo de aprendizado e estudo.

RESUMO: Vamos recordar?

Os Estados Unidos e a União Soviética foram destaques durante e após a Segunda Guerra Mundial, que aconteceu entre os anos de 1939 e 1945. Isso porque o país norte-americano não sofreu grandes danos territoriais com a guerra, se consolidando logo em seguida como uma grande potência capitalista. Já o país soviético tornou-se referência em virtude de sua atuação militar durante o conflito. Em seguida, deu-se início à Guerra Fria, que foi um conflito entre os dois destaques da Segunda Guerra.

Atenção: O que precisamos saber?
⮚ De um lado estava uma região capitalista, que visava se definir como uma grande influência econômica, que eram os Estados Unidos da América; do outro lado estava um país socialista, que pregava a coletivização dos meios de produção e de distribuição.

Ambos queriam que suas ideologias se espalhassem pelo mundo
Esse período também é chamado de “bipolar”, pois foi a era em que duas grandes potências mundiais, com ideologias diferentes, desejavam conquistar o domínio e implementar sua hegemonia.

Mapa Mental: Relembrando o que foi a Guerra Fria

mapa mental guerra fria
Mapa mental da Guerra Fria – Sweet Girl Miranda. Acesso em: 19 set. 2020. (crédito: reprodução)

Texto baseado nas sugestões de leituras elencadas em Materiais Relacionados.
O conteúdo presente neste texto pode ser trabalhado através de aulas expositivas.

3ª Etapa: Os processos resultantes da bipolarização e o surgimento de uma nova ordem mundial

Guerra Fria
Guerra Fria – Estudo Prático. Acesso em: 20 de set 2020. (crédito: reprodução)

Nesta etapa, o (a) professor (a) deverá enfatizar a existência de duas superpotências mundiais após a Segunda Guerra, sendo elas: Estados Unidos (EUA) e União das Repúblicas Socialistas e Soviéticas (URSS), e explicar os motivos pelos quais esses foram os únicos países economicamente estáveis nesse período.

Após, o (a) professor (a) deverá ressaltar a grande diferença dos sistemas políticos dos mesmos, sendo os EUA capitalista e a URSS socialista, e explicar que ambos exerciam influência na geopolítica mundial. Em seguida, explicará o conceito de bipolarização do mundo, de forma que os (as) alunos (as) compreendam que os países que optaram pelo sistema econômico capitalista receberam apoio dos Estados Unidos, assim como a URSS passou a apoiar os países socialistas e, a partir de então, estabeleceu-se no mundo uma geopolítica bipolar.

O (A) professor (a) deverá finalizar essa etapa destacando os principais pontos responsáveis pelo fim da Guerra Fria, e, consequentemente, o fim da bipolarização mundial, como por exemplo o enfraquecimento da URSS e sua desintegração em 1991, dando início a uma nova ordem mundial.

A aula dessa etapa pode ocorrer de forma on-line ao vivo, através da plataforma Jitsi Meet, ou de uma gravação prévia, compartilhada com a turma. Para a gravação, o (a) professor (a) poderá usar o recurso de gravação do Powerpoint (ppt), que grava a narração de uma apresentação de slides.

4ª Etapa: A nova ordem mundial e o mundo multipolar

A nova ordem mundial pode ser compreendida como uma disputa econômica e financeira entre três polos de poder. O mapa abaixo é um demonstrativo da nova divisão mundial existente.

Mapa nova ordem mundial
Os polos de poder – VestiProvas – Acesso em: 19 de set 2020 (crédito: reprodução)

O (A) professor (a) deverá compartilhar o mapa acima, de modo a demonstrar com maior exatidão a localização e espacialização dos países.

O (A) professor (a) poderá complementar a aula expositiva explicando que:
⮚ A divisão mundial em países de 1º, 2º e 3º mundo tornou-se obsoleta perante a nova ordem mundial;
⮚ Principalmente pós-Guerra Fria, os blocos econômicos continuaram a surgir, em virtude da constante competição das economias mundiais e pelas profundas alterações nas relações geopolíticas estabelecidas que redesenhou as fronteiras político-econômicas mundiais.

Texto baseado nas sugestões de leituras elencadas em Materiais Relacionados. O conteúdo presente neste texto pode ser trabalhado através de aulas expositivas.

A aula desta etapa pode ocorrer de forma on-line ao vivo, através da plataforma Jitsi Meet, ou de uma gravação prévia, compartilhada com a turma. Para a gravação, o (a) professor (a) poderá usar o recurso de gravação do Powerpoint (PPT), que grava a narração de uma apresentação de slides, neste caso, do mapa anteriormente sugerido.

5ª Etapa: Sistematização das Reflexões

Sugestão de atividade 1: Interpretação cartográfica.

Observe o mapa abaixo, que representa a divisão do mundo por critérios socioeconômicos, e responda:

mapa divisão norte sul
Divisão por critérios socioeconômicos – ProEnem – Acesso em: 19 de set 2020. (crédito: reprodução)

A) No mapa, a Rússia (ex-União Soviética) faz parte de qual grupo?
B) Observando o mapa, escreva quatro países (um de cada continente) que pertencem aos países do Sul.
C) Escreva as principais características dos países do Norte e do Sul.

Sugestão de atividade 2: Pesquisa e produção de texto.

Nesta atividade, sugerimos que o (a) aluno (a) faça uma pesquisa sobre “a nova ordem mundial” para aprofundar seus conhecimentos sobre o tema estudado. Para realização da pesquisa, o (a) aluno (a) poderá utilizar livros, materiais didáticos, além de consultar seu caderno e sites educacionais.

Para finalizar a atividade, peça que produzam um texto sobre o grande tema trabalhado na aula. Procurando melhor auxiliar a turma na realização da atividade, o (a) professor (a) poderá sugerir que o texto contenha alguns elementos, tais como:

⮚ Explicar a divisão bipolar;
⮚ Explicar o surgimento do mundo multipolar;
⮚ Escrever o nome dos três polos de poder;
⮚ Escrever o nome dos países que os compõem.

Sugestão de atividade 3: Leitura de reportagem, pesquisa e sistematização.

Nesta atividade, sugerimos que o (a) professor (a) leia com a turma o texto “Uma nova (des)ordem mundial?”, de Marcus Eduardo de Oliveira.

Após a leitura, o (a) professor (a) pedirá que façam uma pesquisa para aprofundar seus conhecimentos sobre o tema: O papel dos Estados Unidos e a nova ‘desordem’ mundial.

Para realização da pesquisa, o (a) aluno (a) poderá utilizar livros, materiais didáticos, além de consultar seu caderno e sites educacionais. Para finalizar a atividade, peça que sistematizem os conteúdos pesquisados respondendo às seguintes questões:

A) Explique com suas palavras o conceito de nova ‘desordem’ mundial.

B) Qual o papel dos Estados Unidos na nova ‘desordem’ mundial?

As atividades, bem como suas instruções e as devolutivas, podem ser compartilhadas por meio da plataforma Google Classroom.

6ª Etapa: Exercícios de Fixação

Sugere-se a aplicação de algumas questões de fixação referente ao tema abordado, que deverão ser corrigidas e comentadas pelo (a) professor (a), a fim de sanar as dúvidas que possivelmente possam surgir.

1) O fim da Guerra Fria entre os EUA e a URSS e o novo avanço do capitalismo com a globalização mundial estabeleceram uma nova ordem geopolítica. Sobre esse assunto é correto afirmar que:

a) Houve a eliminação das fronteiras nacionais com a fusão de países em blocos econômicos regionais e o surgimento do domínio das tecnologias de ponta pelos novos países industrializados e subdesenvolvidos.
b) Surgiram áreas de livre comércio como reservas de mercado para multinacionais, disputas entre capitalismo e socialismo representadas por EUA e pela União Europeia.
c) Houve a divisão do mundo em Primeiro Mundo (países capitalistas desenvolvidos), Segundo Mundo (países socialistas) e Terceiro Mundo (países capitalistas subdesenvolvidos e os de economia em transição do socialismo para o capitalismo).
d) Surgiram blocos econômicos regionais; novos centros de poder – como o Japão e a União Europeia – e tensões entre interesses políticos e econômicos dos países desenvolvidos do Norte e subdesenvolvidos do Sul.

Resposta: D
Disponível em: https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-nova-ordem-mundial.htm
Acesso em: 19 de set 2020. (Adaptado)

2) (IBMECRJ) A chamada nova ordem mundial, que marcou o final do século XX, é caracterizada por uma série de importantes acontecimentos, EXCETO:

a) A queda do Muro de Berlim.
b) A implosão da União Soviética
c) A redemocratização da Europa Oriental.
d) A reunificação da Coreia
e) O fim da Guerra Fria.

Resposta: D
Disponível em: https://descomplica.com.br/artigo/questoes-comentadas-velha-e-nova-ordem-mundial/4DL/
Acesso em: 19 de set 2020.

3) A ordem mundial atual pode ser destacada pela consolidação dos Estados Unidos como a grande potência militar e a presença desse país ao lado de outras lideranças (UE e China) que se apresentam como grandes potências econômicas. Se seguirmos essa linha de raciocínio, podemos dizer que vivemos em um mundo:

a) unipolar
b) unimultipolar
c) pluripolar
d) multipolar
e) bélico-econômico

Resposta: B
Disponível em: https://exercicios.mundoeducacao.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-nova-ordem-mundial.htm#questao-1203
Acesso em: 20 de set 2020.

4)

“Alguma coisa
Está fora da ordem
Fora da nova ordem mundial”
(Caetano Veloso – Fora de Ordem)

Em termos gerais, uma ordem geopolítica mundial representa:

a) o contexto bélico do mundo.
b) a relação da diplomacia internacional.
c) a disposição de equilíbrio de forças entre países.
d) um conceito teórico sobre as soberanias ditatoriais.
e) a divisão do mundo entre desenvolvidos e subdesenvolvidos.

Resposta: C
Disponível em: https://exercicios.mundoeducacao.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-nova-ordem-mundial.htm#questao-1203
Acesso em: 20 de set 2020.

5) Em uma análise das condições socioeconômicas e geopolíticas entre o mundo bipolar e multipolar, podemos assinalar como INCORRETO:

a) ambos os termos se referem às ordens mundiais de seus respectivos períodos históricos.
b) a bipolaridade caracterizou-se pela oposição entre duas ideologias, ao passo que na multipolaridade não há esse tipo de dualidade.
c) a queda do Muro de Berlim foi o principal marco histórico da substituição do mundo multipolar pelo contexto bipolar.
d) a multipolaridade pauta-se na disputa econômica; a bipolaridade era marcada pela corrida armamentista.

Resposta: C
Disponível em: https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-mundo-bipolar-multipolar.htm#resp-1
Acesso em: 20 de set 2020.

6) “A Guerra Fria está de volta. A ocupação militar russa da Crimeia e os preparativos para uma possível anexação da província do sul da Ucrânia reavivaram temores, cálculos e reflexos enferrujados desde a queda do Muro de Berlim, em 1989 (…). O impasse já está despertando perguntas difíceis sobre o equilíbrio entre sanções e diplomacia, estabelecendo testes de fidelidade a aliados e aumentando o risco de contágio por outros conflitos e de possíveis guerras por procuração”. O Globo, 18 mar. 2014. Acesso em: 14 ago. 2015 (adaptado).

O risco de um retorno à Guerra Fria, com a possível volta do cenário bipolar, estabelece-se:
a) pela oposição imperialista e política das frentes russas e norte-americanas.
b) pela importância do papel da Ucrânia no poderio nuclear mundial.
c) pelo choque entre o crescimento econômico russo e a crise financeira dos EUA.
d) pelo apoio incondicional da China à Rússia, tal qual ocorreu ao longo da Guerra Fria.
e) pela disputa entre Rússia e Estados Unidos pela influência sobre a União Europeia.

Resposta: A
Disponível em: https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-mundo-bipolar-multipolar.htm#resp-2
Acesso em: 19 de set 2020.

7) (UFPB 2008 – Adaptado). A existência do Muro de Berlim era uma das marcas da velha ordem bipolar, separando a Alemanha em dois regimes políticos e econômicos: um capitalista e outro socialista. Essa forma de produção do espaço afastou as pessoas de mesma origem, história, credo e cultura. O poder estava configurado na capacidade militar das superpotências mundiais. Com a queda do Muro, em novembro de 1989, um dos assuntos mais discutidos, na imprensa e nos círculos acadêmico e escolar, era a emergência de uma nova ordem mundial com integração globalizada (Adaptado de: MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 1998, p. 59).

Nesse sentido, são características relativas à nova ordem mundial, EXCETO:

a) Abertura de novos espaços para um mundo multipolar, com destaque e valorização de projetos direcionados à mundialização do sistema financeiro.
b) Aprofundamento das disparidades políticas, sociais e econômicas, resultantes de uma elevação dos déficits público e comercial e da melhoria da distribuição de renda nos países subdesenvolvidos.
c) Nova organização do espaço, mostrando a presença de muros que delimitam territórios nacionais, impedindo a entrada dos indesejados imigrantes oriundos dos países pobres e separando povos e grupos que se enfrentam militarmente pela defesa de territórios.
d) Aumento da circulação do capital no sistema financeiro, incentivo à pesquisa, com vistas aos avanços tecnológicos e à implementação de projetos educacionais, que buscam qualificar a mão de obra para elevar a produtividade e o índice de competitividade.

Resposta: B
Disponível em: https://www.infoescola.com/historia/nova-ordem-mundial/exercicios/
Acesso em: 20 de set 2020.

Plano de aula elaborado pela Profª. Mª. Thaylizze Goes Nunes Pereira
Adaptação para o ensino remoto: Prof.ª Dr.ª Nathalie Lousan

Materiais Relacionados

O (A) professor (a) poderá recordar os conceitos fundamentais através dos seguintes sites:

● PENA, Rodolfo F. Alves. Dicas sobre Ordem Mundial no Enem. Disponível em: https://vestibular.mundoeducacao.uol.com.br/enem/dicas-sobre-ordem-mundial-no-enem.htm. Acesso em: 19 de set 2020.

● Nova Ordem Mundial – Geografia Enem. Disponível em: https://blogdoenem.com.br/nova-ordem-mundial-geografia-enem/. Acesso em: 19 de set 2020.

● PENA, Rodolfo F. Alves. Nova Ordem Mundial. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/nova-ordem-mundial.htm. Acesso em: 20 de set 2020.

● FRANCISCO, Wagner de Cerqueira. Mundo Bipolar. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/mundo-bipolar.htm. Acesso em: 20 de set 2020.

● PETRIN, Natália. Bipolarização do mundo. Disponível em: https://www.estudopratico.com.br/bipolarizacao-do-mundo-superpotencias-e-consequencias/. Acesso em: 20 de set 2020.

● Nova Ordem Mundial. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/geografia/nova-ordem-mundial. Acesso em: 20 de set 2020.

O(A) professor(a) poderá também aprofundar o conteúdo através dos seguintes sites:

● DECICINO, Ronaldo. União Européia – Bloco político e econômico reúne 27 países. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/uniao-europeia-bloco-politico-e-economico-reune-27-paises.htm. Acesso em: 20 de set 2020.

● HENRIQUE, Sérgio. A Guerra Fria: Bipolaridade entre EUA e URSS. Disponível em: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/a-guerra-fria-bipolaridade-entre-eua-e-urss/. Acesso em: 20 de set 2020.

Tags relacionadas

Deixe um comentário

Por favor, faça Login para comentar

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.