Conteúdos

– Conceitos de globalização, mundialização e internacionalização
– Diferenças e características predominantes dos conceitos
– Distinção dos conceitos através de exemplos da atualidade

Objetivos

– Diferenciar os aspectos presentes nos conceitos de globalização, mundialização e internacionalização
– Compreender as diferenças e as características predominantes dos conceitos
– Realizar a distinção dos conceitos apresentando alguns exemplos cotidianos

Veja também:

A nova ordem mundial e o mundo multipolar

O surgimento das empresas transnacionais no mundo globalizado

Previsão para aplicação:

4 aulas (50 min/aula)

1ª Etapa: Introdução ao tema

Os conceitos de globalização, mundialização e internacionalização 

Globalização

A globalização é um dos principais temas abordados pela Geografia. O conceito passou a ser utilizado no início dos anos 80, momento em que a tecnologia de informática se associou à de telecomunicações, porém há quem conteste essa data e defenda que a globalização começou mais tarde, somente com a queda das barreiras comerciais.

A globalização é um fenômeno do modelo econômico capitalista, e pode ser definida como o processo que abrange aspectos políticos, econômicos e sociais, acarretando maior integração e intensificação entre os países e as pessoas. Ela está presente nas nossas rotinas e exerce grande influência em diversos aspectos do nosso cotidiano. Ou seja, ela diz respeito a como os países interagem e aproximam pessoas, e, ao mesmo tempo, interligam-se ao mundo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam informações, realizam transações financeiras e comerciais, e designam muitas coisas ao mesmo tempo.

Vale destacar que a globalização é visível em diferentes escalas e possui consequências variáveis de acordo com cada país, na qual os países mais ricos são os mais beneficiados por esse processo. Assim, as principais beneficiadas pelo processo de globalização são as empresas transnacionais, visto que essas continuam tendo suas matrizes em seus países de origem e abrem filiais nos países em desenvolvimento. Essas ações fazem com que elas expandam seu mercado consumidor, além disso, obtêm mão de obra e matéria-prima baratas, e utilizam-se também de outros benefícios, como por exemplo as isenções de impostos, fatores esses que intensificam ainda mais o lucro alcançado por essas empresas no decorrer dos anos.

Se por um lado o processo de globalização possui muitas vantagens, como o desenvolvimento tecnológico que torna mais fácil a vida das pessoas, de outro, também nos apresenta uma série de consequências, como a concentração da maior parte do dinheiro nos países desenvolvidos, pois esses passam a produzir lucros exorbitantes, que gera uma brutal concentração da riqueza, de forma que os países em desenvolvimento não conseguem acompanhar os avanços da tecnologia dos países desenvolvidos, refletindo esse quesito diretamente em sua economia.

Pode-se concluir que a globalização constitui o estágio máximo da internacionalização, da amplificação do sistema-mundo de todos os lugares e em todos os seres humanos, com mais ou menos intensidade.

Mundialização 

O conceito de mundialização é muito utilizado como sinônimo do conceito de globalização, porém, apesar de seus eixos de conexão, não podemos entender esses dois processos como iguais. Dreifuss (1996), Ortiz (1994) e inúmeros outros estudiosos diferenciam o conceito de mundialização de globalização, pois se referem a ele como um processo que envolve a esfera cultural, sendo marcantes nesse conceito os fatores associados aos modos de vida. Assim, ao tratarmos do conceito de mundialização, estamos falando sobre a incorporação e assimilação de hábitos e costumes de outros lugares do mundo, que acarretam mudanças em nosso modo de vida.

Deste modo, enquanto a globalização enfatiza os processos de natureza econômica e tecnológica, na mundialização, o que se sobressai são os processos culturais. Entretanto, os processos econômicos e tecnológicos também se fazem presentes na mundialização, ou seja, incorpora-se tanto esse fenômeno de nossa sociedade global, quanto um universo mais simbólico atrelado ao cultural que se reproduzem em escalas variadas de acordo com cada sociedade.

Por isso temos a tendência em detectar a mundialização por meio de seus sinais exteriores. McDonald’s, Coca-Cola, cosméticos Revlon, calças jeans, televisores e toca-discos são sua expressão. Nos pontos mais distantes, Nova York, Paris, Zona Franca de Manaus, na Ásia ou na América Latina nos deparamos com nomes conhecidos (…). Qual o significado disso? Que a mundialização não se sustenta apenas no avanço tecnológico. Há um universo habitado por objetos compartilhados em grande escala. São eles que constituem nossa paisagem, mobiliando nosso meio ambiente. As corporações transnacionais, com seus produtos mundializados e suas marcas facilmente identificáveis, balizam o espaço mundial. (ORTIZ, 2000, p. 107).

Internacionalização

A internacionalização é um conceito aplicável em várias áreas, devendo ser compreendido como as trocas econômicas, políticas, culturais, e também as reações decorrentes dessas, que são realizadas entre diferentes nações de todo o mundo. Para Harris e Wheeler (2005), a internacionalização é o processo de comercialização dos produtos ou serviços de uma empresa, fora do seu mercado local ou de sua origem, ou seja, voltada ao mercado externo. De acordo com HAESBAERT e LIMONAD (2007), a internacionalização corresponde às trocas econômicas, porém, essas carregam em si aspectos políticos e culturais, que atuam como ampliadores das fronteiras nacionais.

O Brasil tem desenvolvido uma série de processos que resultam nessas relações de internacionalização, principalmente no que diz respeito a atuação de empresas no exterior e também da internacionalização de setores da educação, especialmente no ensino superior.

Anteriormente, para uma empresa se internacionalizar ela dependia de uma série de procedimentos, tais como: de exportação ocasional; de exportação por intermédio de um agente; de exportação por intermédio de uma filial comercial; e de implantação produtiva que substitua parcial ou totalmente o fluxo de exportação. Hoje em dia a internacionalização já abrange uma rede de acordos interempresariais que sobressaem as fronteiras políticas, e suprimem as fronteiras econômicas nacionais. Entretanto, é necessário atentarmos para a distinção de internacionalização, do conceito de comércio internacional, pois esse se refere exclusivamente a importações e exportações, sendo a internacionalização um processo muito mais amplo e complexo.

As diferenças e as características predominantes dos conceitos

Os termos globalização, mundialização e internacionalização são utilizados muitas vezes de formas indistintas. No entanto, alguns estudiosos da área preferem utilizar o termo globalização quando abordam processos econômicos e tecnológicos, e utilizar a terminologia de mundialização para se referir aos processos de ordem cultural (HAESBAERT; LIMONAD, 2007).

Deste modo, a globalização é a demonstração da sociedade do ponto de vista mundial, é o crescimento da independência de todos os povos e a junção de todos os países, como se estivéssemos interligados e sobrepostos às fronteiras existentes anteriormente a esse processo.

Globalização é a maneira como a sociedade atual, etiquetada de “aldeia global” (IANNI, 1990), está condicionada pelo poder econômico. Ou seja, é uma certa fase da mundialização mas com uma certa especificidade e que se caracteriza pelo reforço da ideologia neoliberal, pelo aumento do capital fictício até níveis nunca anteriormente atingidos, num contexto de articulação e mundialização acelerada dos mercados financeiros e pela adoção de políticas econômicas, nacionais e internacionais, que reforçam o papel das multinacionais (HALL, 1990) (TIISEL, 2018, p. 04).

Isto posto, ela está centrada no poder econômico com forte influência da política econômica neoliberal, e descentralizada territorialmente no que se refere a produção e administração de uma empresa. Ou seja, a globalização não é somente o novo dogma dos economistas, mas deve ser caracterizada como uma nova racionalidade das instituições internacionais e multilaterais dos países.

Desta maneira, pode-se concluir que a globalização é o resultado de significativas alterações estruturais do processo de internacionalização. Simplificadamente, a mundialização pode ser compreendida como o resultado da multiplicação e da intensificação das relações que se estabelecem entre os agentes econômicos situados nos mais diferentes pontos do espaço mundial. Ou seja, a globalização não deve ser entendida como um processo antigo, mas sim como uma nova fase do sistema capitalista, em que a mundialização aparece com a característica principal da globalização, que salvo as características estruturais (qualitativas e quantitativas), na pior das hipóteses, poderia ser utilizada como sinônimo de globalização.

Assim, a mundialização que é uma troca cultural de informações e conhecimentos entre sociedades, passa a aparecer em diversas análises como uma mudança qualitativa no quadro dos processos de internacionalização anteriores a ela. Abaixo, elencamos algumas características que merecem destaque no que se refere à globalização.

Características da globalização
– Integração social, econômica e política;
– Conexão às localidades distantes;
– Impulsionamento do comércio mundial com movimentação de capital,
– União de mercado mundial (relações comerciais e financeiras);
– Fortalecimento das relações internacionais;
– Intensificação da produção e do consumo de bens e serviços;
– Avanço tecnológico nos meios de comunicação e nos transportes;
– Instantaneidade e velocidade das informações (por exemplo, via Internet);
– Aumento da concorrência econômica e do nível de competição;
– Eliminação das fronteiras comerciais;
– Ampliação do uso de máquinas na execução de tarefas;
– Crescimento da economia informal;
– Valorização de mão de obra qualificada;
– Maior privatização de empresas estatais.
– Texto baseado nas sugestões de leitura elencadas em Materiais Relacionados.
– O conteúdo presente neste texto poderá ser trabalhado através de aulas expositivas.

2ª Etapa: Desdobramentos na atualidade

A distinção dos conceitos através de exemplos da atualidade

Exemplos de globalização
– A empresa não se limita a um único país, seja no processo de venda ou de produção. Uma indústria pode fabricar o mesmo modelo de automóvel em montadoras que estão localizadas em diferentes países, e depois vendê-los a outros países;
– A integração de pessoas do mundo inteiro que conseguem se relacionar de forma direta, independente da distância que exista entre elas, através das tecnologias de informação e comunicação;
– As doações que podem ser realizadas pela Internet ou telefone, em qualquer parte do mundo, como as que são feitas para ajudas humanitárias, também retratam o conceito de globalização.

Exemplos de mundialização
– A utilização do jeans no mundo inteiro. Mesmo sendo um tecido quente, o jeans virou um modo de vida, de estilo e até de necessidade do padrão de se vestir, passando a ser um grande exemplo de mundialização;
– As redes de fast-food que comercializam comidas consideradas típicas de outros países, como hambúrgueres e comidas orientais;
– A realização de festas tradicionais de outros países, como o típico Halloween;
– A incorporação de hábitos específicos de leituras, como os mangás.

Exemplos de internacionalização
– Comercialização de produtos e serviços por empresas no mercado externo via exportação, e também abertura de filiais em outros países;
– No âmbito do ensino, podemos citar as Universidades e suas práticas recorrentes de intercâmbio; a aceitação de dupla titulação, ou seja, o reconhecimento de uma formação acadêmica que foi realizada no país de origem juntamente com outro país; parceria com Universidades estrangeiras para realização de projetos e também outras relações que envolvem dois ou mais países;
– A internacionalização também acontece nas escolas particulares de ensino fundamental e médio através do ensino bilíngue; e também através do programa High School, em que o aluno realiza uma parte ou todo o ensino médio no exterior em uma instituição conveniada.

Textos baseados nas sugestões de leitura elencadas em Materiais Relacionados.

O conteúdo presente nestes textos poderá ser trabalhado através de aulas expositivas. O(A) professor(a) deverá apresentar aos alunos os exemplos contidos nessa etapa, incentivando que associem seus conhecimentos prévios com os adquiridos nessa aula. Espera-se que nessa etapa da aula os alunos participem dando mais exemplos relacionados aos conceitos.

3ª Etapa: Sistematização: Reforçando os Conceitos

Sugestão de atividade: Os processos de globalização, mundialização e internacionalização no Brasil

1) Os alunos deverão ser divididos em pequenos grupos para a realização dessa atividade.

2) O(A) professor(a) deverá solicitar que busquem nos jornais e revistas que serão disponibilizados a eles um exemplo de imagem e/ou frase que exemplifique os processos de globalização, internacionalização e mundialização que visualizam no Brasil.

3) Os alunos deverão recortar e colar os materiais em três folhas A4, agrupando-os de acordo com cada processo identificado. Abaixo dessa colagem temática, os alunos deverão explicar os motivos pelos quais enquadraram aqueles elementos dentro daquela termologia.

4) Para estimular a escrita e sistematização das idéias, o(a) professor(a) deverá solicitar que construam um pequeno texto explicativo, resgatando os elementos apresentados nas etapas 1 e 2.

5) O(A) professor(a) deverá solicitar que os alunos apresentem os três materiais desenvolvidos por eles nessa atividade, resumindo brevemente o motivo de suas escolhas. O(A) professor(a) irá finalizar a atividade com um debate crítico e comparativo entre os materiais, na medida em que os alunos forem apresentando suas ideias. Uma estratégia apropriada é a construção de uma tabela de sistematização feita na lousa,  que servirá para anotar os pontos de convergência e divergência que forem apresentados.

4ª Etapa: Exercícios de Fixação – Questões de Vestibular

Para a fixação do conteúdo e melhor compreensão dos conceitos, sugere-se que o(a) professor(a) aplique algumas questões sobre a temática estuda. Para melhor aproveitamento da atividade, a correção deverá ser realizada coletivamente, para que sejam sanadas todas as dúvidas.

1) (MACK-SP-Adaptada) Analise as afirmações abaixo que apontam algumas tendências do processo de mundialização da economia capitalista, que têm como pressuposto básico a necessidade da implantação de uma nova DIT — Divisão Internacional do Trabalho:
I. A implantação das transnacionais em diversos países do planeta que abastecem exclusivamente seus mercados internos.
II. A descentralização da atividade industrial, por meio de filiais das transnacionais, fusões, associações e franquias.
III. O aproveitamento de mão de obra barata, combinado com vantagens fiscais e tributárias.
IV. O aprimoramento da exploração e da exportação das matérias-primas requeridas pelo mercado internacional.

Estão corretas apenas:
a) II e III.
b) I, II e III.
c) I, III e IV.
d) II, III e IV.
e) III e IV.

Resposta: D

2) (CESGRANRIO) No que diz respeito às relações de trabalho, a globalização provocou:
a) nova divisão internacional do trabalho e do poder, com a redefinição espacial e temporal do processo de acumulação.
b) estímulo à migração da força de trabalho para os grandes centros do capitalismo na Europa.
c) estímulo à livre circulação da força de trabalho e ao pleno emprego.
d) aumento da massa salarial para as camadas menos favorecidas e para os operários.
e) ampliação do estado do bem-estar social, atendendo às demandas decorrentes do desemprego em massa.

Resposta: A

3) Observe a charge a seguir:

(Millôr Fernandes. Retirado de: VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012.p.323.)

A ilustração de Millôr Fernandes é uma crítica à ordem global atual. Além disso, ela faz referência:
a) à visão eurocêntrica das projeções cartográficas
b) à visão conceitual da globalização realizada no processo de ensino-aprendizagem
c) à forma com que o Planalto Central opera o processo de inserção da globalização no Brasil
d) à Divisão Internacional do Trabalho, em que os países do Sul subdesenvolvido são dependentes do Norte desenvolvido.
e) à influência da globalização sobre o processo de transformação da educação brasileira.

Resposta: D

Fonte: Exercícios Sobre Globalização. Acesso em: 06 jan. 2020.

4) “A globalização constitui o estágio máximo da internacionalização, a amplificação em sistema-mundo de todos os lugares e de todos os indivíduos, logicamente em graus diferentes”. (Disponível em: Mundo educação/ Globalização)

Os “graus diferentes” citados no texto referem-se:
a) às diferenças entre os níveis de ajustamento da política internacional a uma ordem de homogeneização cultural;
b) à resistência dos movimentos antiglobalização frente aos avanços do sistema capitalista em escala mundial.
c) à forma desigual de difusão e alcance do processo de mundialização econômica e política.
d) à impossibilidade da globalização atingir todo o planeta
e) à incerteza de alguns países em adotar a globalização como forma de desenvolvimento.

Resposta: C

Fonte: Exercícios Sobre Globalização. Acesso em: 06 jan. 2020.

5) (UNIOESTE) “A globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista. […] No fim do século XX e graças aos avanços da ciência, produziu-se um sistema de técnicas presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema técnico uma presença planetária. Só que a globalização não é apenas a existência desse novo sistema de técnicas. Ela é também o resultado das ações que asseguram a emergência de um mercado dito global, responsável pelo essencial dos processos políticos atualmente eficazes.”
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000, p. 23-24.

Considerando o enunciado anterior, sobre o processo de globalização na sociedade contemporânea, assinale a alternativa correta.
a) A globalização é um processo exclusivamente baseado no desenvolvimento das novas técnicas de informação e sua origem está diretamente relacionada com a difusão e universalização do uso da internet, que se deu a partir do final da década de 1990.
b) Entre as características próprias da globalização temos a alteração profunda na divisão internacional do trabalho, em que a distribuição das funções produtivas tende a se concentrar cada vez mais em poucos países, como é o caso dos Estados Unidos e do Japão.
c) Sobre as ações que asseguram a emergência do mercado global, o autor está se referindo à doutrina econômica neoliberal que, entre outros princípios, defende o fortalecimento do Estado e a intervenção estatal como reguladora direta dos mercados – industrial, comercial e financeiro.
d) Atualmente, as relações econômicas mundiais, compreendendo a dinâmica dos meios de produção, das forças produtivas, da tecnologia, da divisão internacional do trabalho e do mercado mundial, são amplamente influenciadas pelas exigências das empresas, corporações ou conglomerados multinacionais.
e) As estratégias protecionistas tomadas pelos governos em todo o mundo, dificultando a entrada de produtos estrangeiros em seus mercados nacionais, são consideradas como características marcantes do processo de globalização.

Resposta: D

Fonte: Exercícios Sobre Globalização. Acesso em: 06 jan. 2020.

6) (IFBA) “Embora tenha suas origens mais imediatas na expansão econômica ocorrida após a segunda guerra e na revolução técnico-cientifica ou informacional, a globalização é a continuidade do longo processo histórico de mundialização capitalista.”
(MOREIRA, João Carlos e SENE, Eustáquio de. Geografia para o ensino médio: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002.p. 03)

Com relação ao desenvolvimento do capitalismo, sua mundialização e globalização, é possível afirmar que:
a) Os Tigres Asiáticos começaram a se constituir como potências econômicas a partir da aplicação da política de bem-estar social e do taylorismo/fordismo como elementos dinamizadores de suas economias.
b) A constituição do MERCOSUL foi uma resposta político-econômica dos países da América Latina à perspectiva de constituição do NAFTA, uma vez que suas economias apresentam elevado grau de complementaridade e integração entre os setores primário, secundário e terciário.
c) A chamada terceira revolução cientifica e tecnológica vem contribuindo intensamente com a integração entre os mercados, uma vez que possibilita maior grau de flexibilidade aos capitais internacionais, inclusive na perspectiva de substituição do dinheiro de papel pelo dinheiro de plástico e virtual em tempo real.
d) Com a crise da economia americana, o valor das commodities agrícolas tem baixado seguidamente, contribuindo para atenuar a fome no Chifre da África.
e) A crise que assola a economia-mundo tem contribuído para alterar e inverter as relações entre os países na divisão internacional do trabalho, pois até a China passou a ser credora dos EUA.

Resposta: C

Fonte: Exercícios Sobre Globalização. Acesso em: 06 jan. 2020.

7) Assinale um dos eventos abaixo enumerados que não possui relação direta com o processo de globalização:
a) A difusão dos comércios localizados em oposição às corporações internacionais.
b) A formação de blocos econômicos regionais.
c) A propagação do inglês como idioma universal.
d) O “encolhimento” do mundo graças à redução das dificuldades de comunicação e transporte entre as diferentes regiões do planeta.

Resposta: A

Fonte: Exercícios Sobre Globalização. Acesso em: 06 jan. 2020.

8) Um relatório do Fórum Econômico Mundial assinala que os países emergentes, apesar do vistoso desempenho econômico dos últimos anos, ainda estão muito atrasados no investimento em tecnologias da informação (TI), isto é, os sistemas de gerenciamento de dados e de comunicação. Trata-se de uma área crucial para que o desenvolvimento desses países, entre os quais está o Brasil, mude de patamar, dando-lhes melhores condições de competir com os países ricos e de proporcionar bem-estar à população. O estudo do Fórum adverte que a demora na superação das deficiências comprometerá o potencial de expansão dos emergentes […].
Nesse ranking anual de conectividade, o Brasil subiu do 65.º para o 60.º lugar entre 144 países, abaixo de Rússia (54.º) e China (58.º) e acima de Índia (68.º) e África do Sul (70.º). Na América Latina, o Brasil é superado por Chile (34.º), Porto Rico (36.º), Barbados (39.º), Panamá (46.º), Uruguai (52.º) e Costa Rica (53.º). A classificação leva em conta fatores como a infraestrutura, o nível de preparo para o uso de TI, a qualidade e o custo do acesso aos sistemas e a facilidade para fazer negócios e promover inovação, além dos efeitos da TI sobre a economia e a sociedade […].
O Estado de S. Paulo, 27 de abril de 2013. Lento avanço tecnológico.

Com base na leitura do texto, podemos dizer que o processo de globalização e difusão de tecnologias é:
I. Desigual, acompanhando sempre os níveis de desenvolvimento econômico.
II. Dinâmico, baseado nas transformações provocadas pelos avanços tecnológicos.
III. Estrutural, uma vez que necessita de bens materiais para estabelecer a sua expansão.
IV. Revolucionário, pois realiza sua expansão rapidamente, mesmo em zonas periféricas.

São corretas as afirmativas:
a) I e II
b) II e III
c) I e IV
d) III e IV
e) II, III e IV

Resposta: B

Fonte: Exercícios sobre o processo de globalização. Acesso em: 06 jan. 2020.

9)

Fonte: Carlos Ruas. Um Sábado Qualquer.

Assinale a alternativa que indica a característica da globalização representada pela tirinha:
a) Mercantilização da Economia
b) Formação de Acordos Econômicos
c) Cartelização
d) Expansão das empresas globais
e) Censura aos meios publicitários

Resposta: D

Fonte: Exercícios sobre o processo de globalização. Acesso em: 06 jan. 2020.

10) Nas últimas décadas, produziu-se um verdadeiro movimento sísmico no processo de produção global. Centenas de grandes empresas americanas e algumas europeias deslocaram parte ou grande parte de sua cadeia de produção e distribuição para a China, a Índia e outros países asiáticos, induzidas pelas vantagens comparativas proporcionadas por baixos salários, recursos humanos de aceitável qualidade em nível técnico e gerencial, e um dos mercados internos em franca expansão nos países receptores. Isso gerou uma fragmentação e dispersão geográfica do processo capitalista de produção, o qual se converteu em um processo “desnacionalizado” que aliena e fragmenta os conceitos de “nação” e “indústria”; transforma-se a categoria que dominou a análise do capitalismo industrial, a tomada de decisões e a geração de políticas durante décadas: “a indústria nacional”. Essa profunda mudança estrutural forma um novo paradigma que se consolidará à medida que a internacionalização industrial e sua fragmentação se vejam facilitadas pela experiência acumulada, a tecnologia e os avanços em matéria de comunicação, transporte e logística.
GARRAMÓN, C. Paradigmas que condicionam o curso da economia global. Opinion Sur, nº117, maio de 2013

Pode-se afirmar que esse processo de fragmentação e internacionalização industrial:
a) não possui uma relação direta com a globalização, uma vez que os instrumentos estruturais e as técnicas empregadas são de baixo custo e atingem regiões não globalizadas.
b) caracteriza-se pela expansão das empresas globais do mundo desenvolvido em direção, preferencialmente, a países emergentes, assinalando uma concentração industrial exclusiva de nações com economia em desenvolvimento.
c) abaliza a mundialização nas etapas das operações fabris, em que as diferentes parcelas de uma mesma produção se descentralizam para além das fronteiras nacionais e dos limites continentais.
d) demonstra a importância da coesão da maquinofatura, caracterizada pela produção em massa e pela manutenção das formas tecnológicas de uma mesma época.
e) efetua-se pela dinamização e consolidação da social democracia, um modelo econômico pautado pela mínima intervenção do Estado e pelo predomínio da iniciativa privada.

Resposta: C

Fonte: Exercícios sobre o processo de globalização. Acesso em: 06 jan. 2020.

11) O controle de parcelas significativas do mercado mundial está entre os mais claros sinais de desenvolvimento econômico. A repartição desse mercado entre as nações é extremamente desigual. Os países desenvolvidos controlam a fatia predominante do bolo, embora se registrem avanços significativos dos grandes países em desenvolvimento, especialmente a China.
MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2008. p.385.

A tendência atual, no contexto da globalização econômica das relações internacionais, é caraterizada pela concretização de um paradigma mundial, representado:
a) pela oposição entre os países do norte desenvolvido e do sul subdesenvolvido, caracterizando uma nova forma de se regionalizar politicamente o mundo.
b) pela fragmentação industrial, em que as sedes das grandes empresas multinacionais se deslocam para polos comerciais de economias emergentes.
c) pela nova política de controle da produção industrial em benefício da preservação dos recursos naturais.
d) pelo fim do mercado especulativo financeiro e pelo estabelecimento de uma ordem econômica informacional, eminentemente não oligopolizada.
e) pelo crescente fluxo de capitais e informações, distribuído homogeneamente pelo globo terrestre.

Resposta: A

Fonte: Exercícios sobre o processo de globalização. Acesso em: 06 jan. 2020.

12) (UFF – 2012)

O título do mapa refere-se a uma parcela da população mundial que, ao ter acesso à difusão instantânea, comporia uma espécie de Comunidade Internacional, ancorada em redes como as ilustradas acima.

A comparação entre a localização geográfica das redes televisivas e a da maior densidade de usuários de internet admite a indicação de outro título adequado a esse mapa. Assinale-o.
a) Colonização inversa: a provocação dos centros
b) Polarização Norte-Sul: a fragmentação global
c) Globalização em foco: um choque de civilizações
d) Integração regional: o protagonismo das periferias
e) Comunicação digital: o fim das diferenças culturais

Resposta: B

Fonte: Exercícios sobre o processo de globalização. Acesso em: 06 jan. 2020.

13) Todas as alternativas abaixo apresentam características ou indicadores do processo de globalização das atividades econômicas ocorrido no final do século XX, exceto:
a) A aceleração das transformações demográficas.
b) A revolução ocasionada pelos avanços da informática.
c) O aperfeiçoamento dos meios de transporte e das comunicações.
d) O desenvolvimento tecnológico e científico.

Resposta: A

Fonte: Exercícios – globalização e blocos econômicos. Acesso em: 06 jan. 2020.

14) Marque a alternativa que NÃO corresponde à globalização.
a) Os avanços tecnológicos como transporte, comunicação e informática.
b) O fortalecimento do Estado-Nação.
c) Aprofundamento da divisão internacional do trabalho ou da produção.
d) A ampliação das desigualdades socioeconômicas norte-sul.
e) O aumento das migrações internacionais.

Resposta: B

Fonte: Exercícios – globalização e blocos econômicos. Acesso em: 06 jan. 2020.

15) A rede Mc Donald’s tornou-se um dos símbolos das principais mudanças ocorridas em diversos países nos últimos cinqüenta anos. Sua história se confunde com a das relações econômicas internacionais . Hoje cerca de 50 milhões de pessoas por dia comem em um Mc Donald’s em mais de 120 países. Uma mudança que pode ser representada pela expansão dessa rede e sua respectiva causa histórica, são:
a) Mundialização da cultura / extinção da dualidade local/global.
b) Padronização do consumo – expansão de empresas transnacionais.
c) Americanização dos costumes – internalização tecnológica do setor industrial.
d) Uniformização dos hábitos alimentares – integração mundial dos mercados nacionais.

Resposta: A

Fonte: Exercícios – globalização e blocos econômicos. Acesso em: 06 jan. 2020.

16) Sony, Siemens, Revlon, Nike, Sansung, IBM, Adidas, JVC, Shell, etc, estão cada vez mais presentes na vida das cidades. Elas representam:
a) A mundialização do capital.
b) O poderio da robótica.
c) A vulgarização da internet.
d) O fortalecimento do mercado interno.

Resposta: A

Fonte: Exercícios – globalização e blocos econômicos. Acesso em: 06 jan. 2020.

17) Considerando o espaço político e geoeconômico do mundo globalizado, assinale a alternativa que corresponde às afirmativas dadas.
– A globalização tem contribuído para o aumento do desemprego, porque acarreta grandes mudanças no processo produtivo, tal como a introdução de tecnologias liberadoras de mão-de-obra.
– O processo de globalização contribui para a formação e o fortalecimento de grandes conglomerados, com faturamento superior ao de muitos países, gerando acumulação e concentração de capitais.
– A economia globalizada estimulou o declínio do comércio mundial, em níveis sem precedentes, tal que propiciou a falência de inúmeras nações na América Latina, Europa e Ásia.
– A globalização conduz à nacionalização dos territórios nacionais e ao fortalecimento das economias regionais, principalmente dos países da América Latina e da Ásia.

Assinale a sequência correta.
a) V, F, V, F
b) F, V, F, V
c) V, V, F, F
d) F, V, V, F

Resposta: C

Fonte: Exercícios – globalização e blocos econômicos. Acesso em: 06 jan. 2020.

18) (Fuvest-2002) Analise a charge abaixo e assinale a alternativa que melhor expressa seu conteúdo.
a) O desemprego estrutural nos países ricos e o pleno emprego nos países pobres.
b) A mundialização da economia e a exploração do trabalho nos países pobres.
c) A divisão internacional e sexual do trabalho, decorrente do padrão produtivo nos dias atuais.
d) O desemprego em países ricos e as condições de trabalho do setor terciário em países pobres.
e) O desenvolvimento desigual entre os países e a exportação de manufaturados, produzidos por mão-deobra qualificada.

Resposta: B

Fonte: Exercícios – globalização e blocos econômicos. Acesso em: 06 jan. 2020.

19) (Fuvest-2002) Devido ao processo de mundialização da economia, podemos afirmar que as empresas transnacionais
a) investem apenas em países que praticam baixas taxas de juros, aproveitando facilidades na obtenção de crédito.
b) investem apenas em países que oferecem um mercado consumidor expressivo, já que a produção destina-se ao mercado interno.
c) dispõem de grande mobilidade territorial, sendo que seus investimentos restringem-se a países que integram blocos econômicos comerciais.
d) investem em países aliados aos Estados Unidos, por determinação do Conselho de Segurança da ONU.
e) dispõem de grande mobilidade territorial, sendo que seus investimentos migram para países que oferecem vantagens fiscais.

Resposta: E

Fonte: Exercícios de Geografia e Globalização. Acesso em: 06 jan. 2020.

20) (ENEM-2009) Além dos inúmeros eletrodomésticos e bens eletrônicos, o automóvel produzido pela indústria fordista promoveu, a partir dos anos 50, mudanças significativas no modo de vida dos consumidores e também na habitação e nas cidades. Com a massificação do consumo dos bens modernos, dos eletroeletrônicos e também do automóvel, mudaram radicalmente o modo de vida, os valores, a cultura e o conjunto do ambiente construído. Da ocupação do solo urbano até o interior da moradia, a transformação foi profunda. MARICATO, E. Urbanismo na periferia do mundo globalizado: metrópoles brasileiras. Acesso em: 12 ago. 2009 (adaptado).

Uma das consequências das inovações tecnológicas das últimas décadas, que determinaram diferentes formas de uso e ocupação do espaço geográfico, é a instituição das chamadas cidades globais, que se caracterizam por
a) possuírem o mesmo nível de influência no cenário mundial.
b) fortalecerem os laços de cidadania e solidariedade entre os membros das diversas comunidades.
c) constituírem um passo importante para a diminuição das desigualdades sociais causadas pela polarização social e pela segregação urbana.
d) terem sido diretamente impactadas pelo processo de internacionalização da economia, desencadeado a partir do final dos anos 1970.
e) terem sua origem diretamente relacionadas ao processo de colonização ocidental do século XIX.

Resposta: D

Fonte: Exercícios de Geografia e Globalização. Acesso em: 06 jan. 2020.

21) (Mack-2005) “… Com a globalização, o que temos é um território nacional da economia internacional, isto é, o território continua existindo, as normas públicas que regem são da alçada nacional, ainda que as forças mais ativas do seu dinamismo atual tenham origem externa…” Milton Santos, Por uma nova globalização Relacionando a frase de Milton Santos e a globalização, podemos afirmar que
a) o Estado nacional recebe hoje uma maior influência de forças externas devido à internacionalização da economia.
b) os Estados passaram, com a globalização, a ganhar poder e agir independentemente das questões mercadológicas internacionais.
c) as fronteiras se tornaram menos permeáveis, tanto em relação aos agentes externos, como em relação aos produtos internacionais.
d) o mundo hoje é controlado por grandes corporações internacionais e o Estado perdeu totalmente a capacidade de normalizar seu território no setor econômico, ocupando-se somente do bem estar de sua população.
e) a redução do Estado neoliberal à esfera somente política facilitou o desenvolvimento do comércio mundial, tornando a concorrência e a distribuição mais igualitárias e justas.

Resposta: A

Fonte: Exercícios de Geografia e Globalização. Acesso em: 06 jan. 2020.

Materiais Relacionados

1) O(A) professor(a) poderá recordar os conceitos fundamentais que permeiam esta aula através de breves textos disponíveis nos seguintes sites:

– FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. Aula sobre Globalização. Brasil Escola. Acesso em: 10 jan. 2020.

– FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. O que é Globalização. Mundo Educação. Acesso em: 10 jan. 2020.

– FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Globalização. Mundo Educação. Acesso em: 10 jan. 2020.

– BEZERRA, Juliana. Globalização. Toda Matéria. Acesso em: 10 jan. 2020.

– CARDOSO, Marcelo. Mundialização. Acesso em: 10 jan. 2020.

– TEIXEIRA, Juliane Marise Barbosa.  et al. Mundialização versus Globalização: a economia baseada no conhecimento como condutor da inovação. Anais do IV SINGEP – São Paulo – SP – Brasil. 2015. Acesso em: 10 jan. 2020.

– TIISEL, Fernanda Leopoldina Dutra Brandani. Mundialização da economia: impactos no consumo e na valoração do trabalho humano. 2018.

– A globalização do mundo actual. Globalização x Mundialização. 2007. Acesso em: 11 jan. 2020.

2) O(A) professor(a) poderá também aprofundar o conteúdo através das seguintes obras:

– DREIFUSS, René Armand. A época das perplexidades: Mundialização, Globalização e Planetarização: novos desafios. Petrópolis: Vozes, 1996.

– GIDDENS, Anthony. As Consequências da Modernidade. 2.ed. São Paulo: UNESP, 1991.

– ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

– HALL, Stuart. Globalização. Identidade Cultural na Pós-modernidade. São Paulo: MODERNA, 1990.

Arquivos anexados

  1. Plano de aula – Internacionalização, mundialização e globalização

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.