Conteúdos

● Os cinco países mais extensos do mundo e suas características econômicas, políticas e sociais;
● Os 10 maiores países do planeta: extensão territorial, população e densidade demográfica;
● Sistematização das reflexões;
● Exercícios de fixação.

Objetivos

● Compreender a posição geográfica dos países mais extensos do mundo;
● Conhecer qual a área territorial, os limites territoriais e os países que fazem fronteiras com esses países;
● Conhecer algumas características econômicas, políticas e sociais dos cinco países mais extensos do mundo, sendo eles: Rússia, Canadá, Estados Unidos, China e Brasil;
● Conhecer os 10 maiores países do planeta, observando sua extensão territorial, população e densidade demográfica;
● Refletir sobre a dimensão territorial do Brasil em comparação com o continente europeu.

Palavras-Chave:

Rússia. Canadá. Estados Unidos. China. Brasil. Extensão Territorial.

Veja também:

Qual a localização do Brasil no mundo?

Diferenças entre internacionalização, mundialização e globalização

Sugestão de aplicação no ensino remoto:

As sugestões estão organizadas em tópicos com uma breve explicação de cada recurso.
Jitsi Meet: é um sistema de código aberto e gratuito, com o objetivo de permitir a criação e implementação de soluções seguras para videoconferências via Internet, com áudio, discagem, gravação e transmissão simultânea. Possui capacidade para até 200 pessoas, não há necessidade de criar uma conta, você poderá acessar através do seu navegador ou fazer o download do aplicativo, disponível para Android e iOS.

Trabalhando com essa ferramenta, é possível:

– Compartilhar sua área de trabalho, apresentações e arquivos;
– Convidar usuários para uma videoconferência por meio de um URL simples e personalizado;
– Editar documentos simultaneamente usando Etherpad (editor de texto on-line de código aberto);
– Trocar mensagens através do bate-papo integrado;
– Visualizar automaticamente o orador ativo ou escolher manualmente o participante que deseja ver na tela;
– Reproduzir um vídeo do YouTube para todos os participantes.

● Gravação de videoaula usando o Power Point: o PPT, já tão utilizado por nós professores para preparamos nossas aulas, também permite a gravação de uma narração para os slides, que tanto nos auxiliam na explanação dos conteúdos. É possível habilitar a função de vídeo enquanto grava, assim, os alunos verão o professor em uma janelinha no canto direito da apresentação. Essa ferramenta é bem simples e eficaz. Veja um guia.

● Envio de Podcast aos alunos: podcast nada mais é do que um áudio gravado (como os enviados pelo Whatsapp). Podem ser utilizados para narrar uma história, para correção de atividades, revisar ou aprofundar os conteúdos. Para tanto, sugiro o app Anchor, que pode ser baixado no seu celular. Ele é muito fácil e simples de utilizar.

● Plataforma Google Classroom: permite a criação de uma sala de aula virtual. Essa ação irá gerar um código que será compartilhado com os alunos, para que acessem a sala. Nesse ambiente virtual, o/a professor/a poderá criar postagens de avisos, textos, slides do PPT, conteúdos, links de vídeos, roteiros de estudos, atividades, etc. É uma forma bem simples e eficaz de manter a comunicação com os alunos e postar as aulas gravadas, usando os recursos anteriormente mencionados. Confira outros recursos oferecidos pela Google, como a construção de formulários (Google Forms) para serem realizados pelos alunos.

Sugerimos aulas com até 30 minutos de duração. Além disso, nem toda aula precisa gerar uma atividade avaliativa, para não sobrecarregar os alunos. As aulas virtuais também podem ser úteis para correção de exercícios e plantões de dúvidas.

Previsão para aplicação:

4 aulas (30 min./aula)

1ª Etapa: Introdução - Revisando alguns conceitos

Para essa etapa, é sugerida uma aula virtual que poderá acontecer através da plataforma Jitsi Meet, mencionada anteriormente neste plano. O/A professor/a deverá iniciar a aula explicando que os oceanos ocupam aproximadamente 70,9% da área total do planeta Terra, restando, portanto, 29,1% para as áreas continentais, o que corresponde a 149,3 milhões de quilômetros quadrados.

Essa área está dividida em continentes que abrigam atualmente 194 países¹ e cada um desses países ocupa um território estabelecido em determinada posição geográfica no globo terrestre. Deve-se explicar também que o número de países existentes no mundo não é fixo e que pode ser alterado de decorrência, por exemplo, do reconhecimento de algum país. Para o aprofundamento no assunto, o/a professor/a encontrará nos materiais relacionados um link para uma reportagem que explica mais detalhadamente esse processo e demonstra alguns exemplos emblemáticos da atualidade.

O/A professor/a deverá relembrar nesta etapa alguns conteúdos que já foram estudados em aulas anteriores e que são indispensáveis para a melhor compreensão e continuidade da aula. Desse modo, o/a professor/a exibirá o mapa abaixo, através do compartilhamento de tela do seu computador, retomando os pontos destacados:

• Linha do Equador: a divisão entre o hemisfério norte e o hemisfério sul.
• Trópico de Capricórnio e Trópico de Câncer.
• Meridiano de Greenwich: a divisão entre o hemisfério leste ou oriental e o hemisfério oeste ou ocidental.
• Quantos são e onde estão localizados os continentes.

Planisfério com os cinco países mais extensos do mundo – Isuu. Acesso em: 16 de out. 2020. (crédito: reprodução)

1 – Dependendo do órgão que conta, o mundo pode ter de 193 a 206 nações; política envolvida no processo de reconhecimento faz com que números sejam diferentes. As Nações Unidas são a principal referência no número de países conhecido pela maioria das pessoas

Após essa pequena introdução, o/a professor/a deverá perguntar:

Em quais hemisférios estão localizados os países destacados no mapa? Quais são os países destacados no mapa?

Espera-se que a turma cite os nomes de países destacados acima. Se necessário, o (a) professor (a) deverá fazer outras intervenções para facilitar a compreensão. Estimule a participação oral (com a habilitação dos microfones) ou escrita (via chat da plataforma utilizada).

2ª Etapa: Localização dos cinco países mais extensos do mundo

Após essa introdução, em uma segunda aula ao vivo e online, será o momento do/a professor/a ajudar a turma a localizar os cinco maiores países no globo terrestre. Utilize o pequeno texto inserido abaixo. Para essa etapa, utilize também o mapa abaixo, pois auxiliará durante a explicação.

O/A professor/a deverá explicar que o território de cada país é medido em km² e demonstrar aos alunos a localização de cada uma dos países mais extenso territorialmente, informando o nome dos mesmos: Rússia, Canadá, Estados Unidos, China e Brasil.

Nesta etapa, poderá ainda complementar sua aula transmitindo algumas curiosidades, tais como:

● A Rússia é muito maior que os demais países, deve-se destacar que ela pertence a dois continentes: Europa e Ásia, além de fazer fronteira com 14 países. Possui 7.700km de leste/oeste e 2.800km de norte/sul;
● O Canadá faz fronteira apenas com os EUA e sua população é muito pequena, visto o tamanho de seu território, que ocupa o 2° lugar;
● A China é o 4° país mais extenso do mundo, mas possui a maior população existente em um país, com cerca de 1,357 bilhões – 2013, e, assim como a Rússia, faz fronteira com 14 países;
● O Brasil é o maior país da América do Sul e faz fronteira com quase todos os países sul-americanos, tendo como exceção apenas Chile e Equador.

Para finalizar esta etapa da aula, o/a professor/a poderá compartilhar a imagem abaixo (através do recurso do compartilhamento de tela do computador). Os alunos irão desenhá-la em seus cadernos, inserindo algumas informações importantes, como por exemplo a extensão territorial de cada país (informação já disponibilizada no mapa anterior).

3ª Etapa: Características econômicas, políticas e sociais – dos 5 países mais extensos do mundo

Rússia

A Rússia é o maior país existente e possui a impressionante área de 17,1 milhões de quilômetros quadrados, distribuídos entre os continentes europeu e asiático – separados pelos Montes Urais. Sua população é de aproximadamente 142.647.651 milhões de habitantes. Possui quase o dobro do tamanho do Canadá, que ocupa o 2° lugar no ranking.

A Rússia faz fronteira com 14 países: Noruega, Finlândia, Estônia, Letônia, Bielorrússia, Lituânia, Polônia, Ucrânia, Geórgia, Azerbaijão, Cazaquistão, China, Mongólia e Coreia do Norte, e é considerada um dos países mais antigos existentes.
As principais características do clima russo são invernos bastante rigorosos, com temperaturas médias extremamente baixas em determinadas áreas do país – costuma chegar a – 45°C, mas em alguns momentos essa temperatura cai para até a – 65°C. Por esta razão, a ocupação territorial da Rússia não é homogênea, especialmente na região da Sibéria, que passa a maior parte do ano congelada, deste modo a população tende a concentrar-se na parte sul do país.

Se comparada ao território brasileiro, a Rússia equivale ao dobro deste território, sendo considerado um país populoso, mas pouco povoado, na medida em que sua densidade demográfica é considerada baixa, cerca de 8,8 hab/km².

mapa da russia
Mapa da Rússia (crédito: reprodução)

Canadá

O Canadá é o 2º maior país em dimensões territoriais, com 9,98 milhões de quilômetros quadrados, onde vivem cerca de 35,5 milhões de habitantes, que estão distribuídos de forma irregular, pois a maioria da população se estabeleceu ao longo dos 6 mil quilômetros de fronteira (sul) com os Estados Unidos – o único país que faz fronteira com o Canadá. O país está localizado no norte do continente americano, possui como capital a cidade de Ottawa. Limita-se ao sul com os Estados Unidos, a noroeste com o Alasca (EUA) e é banhado pelos oceanos Atlântico, Pacífico e Ártico, possuindo também o litoral mais extenso do mundo, com 202.080 mil quilômetros.

O Canadá apresenta um dos mais elevados indicadores sociais (qualidade de vida, renda per capita, educação, saúde, entre outros). O clima predominante é o temperado continental, com invernos muito frios, além do clima polar no norte e o de montanha em regiões rochosas. Cerca de 1/3 do território está coberto por florestas do tipo coníferas, sendo ele o maior produtor de madeira e de celulose do planeta. Existe em seu subsolo uma grande riqueza mineral, com destaque para a produção de urânio e zinco, ocupando o primeiro lugar do mundo.

canadá
Mapa do Canadá (crédito: reprodução)

Estados Unidos

Os Estados Unidos ocupam o ranking de 3º maior do mundo, com área territorial de 9.831.510 milhões de quilômetros quadrados e com cerca de 322.583.006 habitantes. O país é considerado o mais influente do mundo e exerce forte domínio político, econômico, militar e cultural, estando entre as maiores economias mundiais. O país apresentou um PIB de US$ 19,39 trilhões, segundo o Fundo Monetário Internacional, estando à frente de países como China e Japão, alcançando um crescimento de 2,9% em 2018, se comparado ao ano anterior.
Os EUA participam de diversas organizações, como o Conselho das Nações Unidas, o Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA), antigo Nafta, a Otan, dentre outros, e mantém relações diplomáticas com a maioria dos países. Além disso, possui um dos exércitos mais avançados do planeta.

A economia baseia-se no setor agropecuário (produções de milho, soja e algodão, com o emprego de altas tecnologias), industrial (produções de máquinas, eletrônicos, produtos químicos, farmacêuticos e automotivos) e de serviços (que contribui com mais de três quartos do PIB do país). Vale destacar também que o petróleo é um dos produtos mais exportados pelos Estados Unidos, batendo recordes em 2019 e alcançando 470,6 milhões de barris.

estados unidos mapa
Mapa dos Estados Unidos (crédito: reprodução)

China

A China é o 4º maior país em território, com 9,6 milhões de quilômetros quadrados. É também o país mais populoso do mundo, com cerca de 1.393.783.836 habitantes, o que equivale a aproximadamente um quinto da população mundial. Está localizada no continente asiático, na porção da Ásia Oriental, e faz fronteira com outros 14 países: Afeganistão, Butão, Cazaquistão, Índia, Laos, Mianmar, Mongólia, Nepal, Paquistão, Quirguistão, Rússia, Tadjiquistão e Vietnã, possuindo ainda a maior fronteira terrestre do mundo, com mais de 22 mil km. O país divide-se em 23 províncias, cinco regiões autônomas, quatro municípios e duas regiões administrativas, e sua cultura é repleta de tradições e particularidades.

A China é o país que mais cresceu economicamente nos últimos 25 anos, em virtude de sua abertura econômica que ocorreu a partir de 1976, transformando-se em uma economia mista. Atualmente, a soma de riquezas produzidas pelo país ultrapassa US$ 12 trilhões, obtendo um crescimento do PIB de cerca de 10% ao ano. Deste modo, a China se destaca como uma das maiores potências mundiais da atualidade. Ela participa de organizações, tais como Organização Mundial do Comércio (OMC), BRICS, Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, e é também membro permanente do Conselho de Segurança da ONU.

mapa china
Mapa da China (crédito: reprodução)

Brasil

O Brasil está localizado no Continente Americano, ocupa cerca de 50% da área total da América do Sul. Seu território abrange o total de 8.515.767 km², tornando-o o terceiro maior país das Américas e o quinto maior do mundo, ficando atrás apenas dos países já elencados acima (Rússia, Canadá, China e Estados Unidos). É considerado um país continental, comparando brevemente as dimensões do país com outros continentes, por exemplo, com o continente europeu.

O território brasileiro é contínuo, ou seja, não há nenhum domínio isolado do restante do país, com exceção de algumas poucas ilhas localizadas ao longo do Oceano Atlântico, que é o oceano que banha seu litoral. Outro dado importante para ser apresentado é da extensão da fronteira terrestre brasileira, que possui cerca de 15.719 km. Os únicos países sul-americanos que não fazem fronteira terrestre com o Brasil são o Equador e o Chile.

O país é composto por 26 estados e o Distrito Federal, onde se encontra a capital Brasília. Esses estados constituem o país enquanto uma República Federativa, ou seja, um Estado composto por três poderes: legislativo, executivo e judiciário. Também é considerado um país populoso, possuindo a quinta maior população do mundo, ultrapassando os 202 milhões de habitantes.

Textos baseados nas sugestões de leituras elencadas em Materiais Relacionados.

Para essa etapa, é sugerido o modelo de “sala de aula invertida”, onde você, professor/a, poderá disponibilizar o material através da plataforma Google Classroom, sugiro também que convide os/as alunos/as a fazerem uma visita virtual a cada um dos países estudados, utilizando o Google Earth. Essa visita poderá ser feita de forma individual, como parte dos estudos, ou de forma coletiva, em uma aula ao vivo online na plataforma Jitsi Meet e com o compartilhamento de tela do seu computador.

mapa do brasil
Mapa do Brasil (crédito: reprodução)

4ª Etapa: Os 10 maiores países do planeta - Extensão territorial, população e densidade demográfica.

Nesta etapa, em uma aula ao vivo online, o/a professor/a irá abordar quais são os 10 maiores países do planeta, informando suas extensões territoriais, a quantidade de habitantes e densidades demográficas. Nesta etapa, o/a professor/a poderá também citar alguns exemplos de países da lista abaixo que possuem menor ou maior densidade demográfica e pedir para que os/as alunos/as expliquem o fenômeno. Um bom exemplo para esse exercício é pedir que a turma observe os números relativos ao Canadá, China e Índia, que ocupam respectivamente a 2°, 4° e 7° posição.

Extensão territorial População Densidade demográfica
 1° Rússia 17.098.240 km²    142.647.651 habitantes   8,2 hab/km²
 2° Canadá   9.984.670 km²      35.524.732 habitantes      4 hab/km²
 3° Estados Unidos   9.831.510 km²    322.583.006 habitantes    33 hab/km²
 4° China   9.600.000 km² 1.393.783.836 habitantes  145 hab/km²
 5° Brasil   8.515.767 km²    202.033.670 habitantes    24 hab/km²
 6° Austrália   7.741.220 km²      23.630.169 habitantes      3 hab/km²
 7° Índia   3.287.260 km² 1.267.401.849 habitantes  386 hab/km²
 8° Argentina   2.791.810 km²        41.80.125 habitantes    15 hab/km²
 9° Cazaquistão   2.724.900 km²      16.606.900 habitantes      6 hab/km²
10° Argélia   2.381.740 km²      39.928.947 habitantes    17 hab/km²

Disponível em: Brasil Escola
Acesso em: 19 de out. 2020. PEREIRA, T. G. N. (Sistematização dos dados).

5ª Etapa: Sistematização das reflexões

Sugestão de atividade 1: Caça-palavras

O/A professor/a deverá disponibilizar previamente, através da plataforma Google Classroom, o caça-palavras abaixo e solicitar que os/as estudantes estejam com a atividade impressa na próxima aula ao vivo online. No caça-palavras, os/as alunos/as deverão localizar o nome dos 9 países mais extensos do mundo. O/A professor/a poderá iniciar a atividade sem informar o nome dos países que devem localizar, dando um pequeno período para que tentem localizá-los. Após este momento inicial, o/a professor/a poderá anotar na lousa os nomes que devem ser localizados e, junto com a turma, realizar a localização e correção. Ao término, poderá solicitar que cada aluno/a escreva os nomes dos países e as informações relativas à sua classificação com relação a sua dimensão territorial. Antes da correção, o/a professor/a poderá solicitar aos/às aluno/as que abram suas câmeras, para que possam participar ativamente da aula, mostrando o caça-palavras.

ARGENTINA, AUSTRÁLIA, BRASIL, CANADÁ, CAZAQUISTÃO,
CHINA, ESTADOS UNIDOS, ÍNDIA, RÚSSIA

Sugestão de atividade 2: Cartografia – Quantos países “cabem” no Brasil?

Nesta atividade, o/a professor/a deverá projetar o mapa abaixo, através do compartilhamento de tela do seu computador, e explicar a dinâmica que será desenvolvida. Deverá solicitar também que os/as alunos/as observem o mapa e falem os nomes dos estados e as bandeiras dos países que reconhecem. Conforme forem citando os países e estados brasileiros, o/a professor/a deverá complementar as informações, deixando mais rica a atividade. O/A professor/a poderá utilizar a lista de dimensões territoriais inserida na sequência deste plano de aula.

mapa países no brasil
Quantos países cabem no Brasil? (crédito: reprodução)

● Lista de dimensões territoriais

Acre [164.123 km²] — Nepal [147.181km²]
Alagoas [27.778 km²] — Haiti [27.750km²]
Amapá [142.828 km²] — Tadjiquistão [143.100 km²]
Amazonas [1.559.159 km²] — Mongólia [1.566.000 km²]
Bahia [564.733 km²] — França [643.801 km²]
Ceará [148.920 km²] — Grécia [131.957 km²]
Distrito Federal [5.779 km²] — Trinidad e Tobago [5.131 km²]
Espírito Santo [46.095 km²] — Suíça [41.285 km²]
Goiás [340.111 km²] — Finlândia [338.424 km²]
Maranhão [331.937 km²] — Itália [301.338 km²]
Mato Grosso [903.366 km²] — Venezuela [916.445 km²]
Mato Grosso do Sul [357.145 km²] — Alemanha [357.168 km²]
Minas Gerais [586.522 km²] — Espanha [504.645 km²]
Pará [1.247.954 km²] — Angola [1.247.000 km²]
Paraíba [56.585 km²] — Croácia [56.594 km²]
Paraná [199.307 km²] — Senegal [196.712 km²]
Pernambuco [98.311 km²] — Portugal [92.212 km²]
Piauí [251.577 km²] — Guiné [245.836 km²]
Rio de Janeiro [43.780 km²] — Dinamarca [42.925 km²]
Rio Grande do Norte [52.811 km²] — Bósnia [51.197 km²]
Rio Grande do Sul [281.730 km²] — Equador [283.560 km²]
Rondônia [237.590 km²] — Laos [236.800 km²]
Roraima [224.300 km²] — Guiana [214.970 km²]
Santa Catarina [95.736 km²] — Hungria [93.030 km²]
São Paulo [248.222 km²] — Reino Unido [243.610 km²]
Sergipe [21.915 km²] — Israel [20.770 km²]
Tocantins [277.720 km²] — Nova Zelândia [268.021 km²]

6ª Etapa: Exercícios de fixação

Sugere-se a aplicação de algumas questões de fixação referente a temática estudada. O/A professor/a poderá disponibilizar as questões através da criação de um Formulário Google (Google forms) e divulgar seu link no Google Classroom, após o tempo dado à turma para sua realização. É de extrema importância que o/a professor/a corrija coletivamente a atividade no início de uma próxima aula ao vivo online.

1) (ADAPTADO) Com 8.514.876 Km2, o Brasil é o quinto maior país do planeta em extensão territorial. Os países que possuem área maior que a do Brasil são:

a) Rússia, China, Índia e Austrália
b) Estados Unidos, Canadá, África do Sul e Indonésia
c) Rússia, Canadá, Estados Unidos e China
d) Canadá, Índia, México e China
e) Rússia, China, Estados Unidos e Austrália

Resposta: C
Disponível em: Brasil Escola

Acesso em: 19 de out. 2020. (ADAPTADO)

2) A grande extensão territorial do Brasil proporciona ao país, fronteira com quase todas as nações sul-americanas. Os dois países que não se limitam com o Brasil são:

a) Uruguai e Peru
b) Chile e Equador
c) Bolívia e Venezuela
d) Argentina e Chile
e) Peru e Colômbia

Resposta: B
Disponível em: Brasil Escola

Acesso em: 19 de out. 2020.

3) “País de grande extensão territorial, clima frio e que, apesar de possuir população relativamente pequena, conseguiu consolidar-se como uma das maiores economias do mundo”. O texto acima caracteriza qual dos países abaixo?

a) Austrália
b) Canadá
c) Brasil
d) Argentina
e) Índia

Resposta: B
Disponível em: Suporte Geográfico
Acesso em: 19 de out. 2020.

4) A China é apontada, hoje, como uma futura superpotência mundial. Apesar de sua abertura gradual e do aumento das desigualdades sociais, o país oferece uma série de vantagens para o capitalismo internacional. Assinale a única alternativa FALSA em relação a essas vantagens:

a) O grande mercado consumidor real e potencial que o país oferece.
b) A localização privilegiada junto às economias que mais crescem no mundo contemporâneo.
c) A sólida infraestrutura em termos de transportes, energia e comunicações.
d) Mão de obra muito farta e extremamente barata em relação a outros países da região.

Resposta: B
Disponível em: Brasil Escola
Acesso em: 19 de out. 2020.

5) (ADAPTADO) Sobre os aspectos físicos da América do Norte marque a alternativa incorreta.

a) O território norte-americano é banhado pelos oceanos Glacial Ártico, Atlântico e Pacífico.
b) O Alasca não é um território que pertencente aos Estados Unidos.
c) Com extensão territorial de 1.958.201 quilômetros quadrados, o México é o menor país da América do Norte.
d) A América do Norte está localizada ao norte da Linha do Equador, portanto, ela pertence ao hemisfério setentrional.

Resposta: B
Disponível em: Brasil Escola
Acesso em: 19 de out. 2020. (ADAPTADO).

Plano de aula elaborado pela Prof.ª Dr.ª Thaylizze Goes Nunes Pereira
Adaptação para o ensino remoto realizada pela Prof.ª Dr.ª Nathalie Lousan

Materiais Relacionados

O/A professor/a poderá recordar os conceitos fundamentais através dos seguintes sites:

● IBGE. Países mais extensos. Acesso em: 18 out. 2020.

● FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Maiores países do planeta; Brasil Escola. Acesso em: 18 out. 2020.

● COELHO, Cássio. Os 10 maiores países do mundo em território. Disponível em:
Acesso em: 18 out. 2020.

Maiores e Melhores – Cultura. Os 15 maiores países do mundo por território. Acesso em: 18 out. 2020.

O/A professor/a poderá também aprofundar o conteúdo através dos seguintes sites:

● FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Canadá; Mundo Educação.
Acesso em: 18 de out. 2020.

● SOUSA, Rafaela. China; Mundo Educação. Acesso em: 18 de out. 2020.

● MOTA, Hugo. Aspectos territoriais da Rússia; Brasil Escola. Acesso em: 18 de out. 2020.

● SOUSA, Rafaela. Estados Unidos. Brasil Escola. Acesso em: 18 de out. 2020.

● BBC – News. Quantos países existem – e por que é tão difícil responder a essa pergunta? Acesso em: 19 de out. 2020.

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.