Conteúdos

Este roteiro de estudos trata da interpretação de textos de diversos gêneros, com o propósito específico de distinguir fato de opinião. Contando com propostas de atividades, bem como com uma lista de materiais complementares sugeridos, busca auxiliar o/a estudante na consolidação dos conhecimentos relacionados ao tema.

● Fato ou opinião?
● Definições;
● Como diferenciar fato de opinião?
● Exercícios; e
● Material de apoio.

Objetivos

● Entender que os textos possuem algo que vai além das palavras que o compõem: a intencionalidade; e
● Compreender como identificar fatos e opiniões, na leitura de textos em língua portuguesa.

Estude também:

Estudar em casa: o que é ideologia?

Estudar em casa: aprenda a usar a crase

Palavras-chave:

Língua portuguesa. Intencionalidade. Fato. Opinião.

Proposta de trabalho:

Iniciaremos este roteiro de estudos tratando da intenção que pode haver em textos de diferentes naturezas. Na sequência, trataremos das definições de fato e de opinião e falaremos um pouco sobre como diferenciá-los. Para finalizar, veremos alguns exercícios sobre o tema.

1ª Etapa: Fato ou opinião?

Dependendo do gênero em que estão inseridos, do seu público-alvo, do seu contexto e de seu assunto, os textos podem trazer consigo diferentes intenções.

Por vezes, a intencionalidade de um texto é apenas reportar um acontecimento, situação em que ele será composto apenas por fatos. Em outras situações, no entanto, o autor de um texto tem a intenção de expressar suas opiniões acerca de um determinado assunto e/ou de algo que aconteceu. Neste caso, o texto será construído com opiniões.

Há, ainda, os textos que reportam acontecimentos e, ao mesmo tempo, trazem opiniões de seu autor sobre eles, situações em que teremos uma composição mista: fatos e opiniões.

Saber identificar fatos e opiniões, dentro de um texto, é muito importante para a compreensão das ideias, de forma que possamos entender o que aconteceu e, quando for o caso, ter contato com a opinião de alguém sobre isso, mas sabendo que pode haver outros pontos de vista. É essencial conhecer e respeitar diferentes pontos de vista para, a partir disso, construir suas próprias interpretações e opiniões.

2ª Etapa: Definições

Para compreender a diferença entre fato e opinião, é importante entender, primeiro, o que significa cada um deles.

Vejamos, portanto, o que diz o dicionário on-line Priberam:

fato
fato | n. m.
fato | n. m.

fa·to |ct|
(latim factum, -i, aquilo que se fez, façanha, proeza, ato)
substantivo masculino
1. Coisa realizada. = ATO, FEITO
2. Acontecimento.
3. Sucesso.
4. Assunto (de que se trata).
5. Lance.

“fato”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021 [consultado em 25-04-2022].

opinião
opinião | n. f.

o·pi·ni·ão
(latim opinio, -onis)
substantivo feminino
1. Modo de ver pessoal. = IDEIA
2. Juízo que se forma de alguém ou de alguma coisa.
3. Adesão pessoal ao que se crê bom ou verdadeiro. = CONVICÇÃO, CRENÇA
4. Manifestação das ideias individuais a respeito de algo ou alguém (ex.: dar a sua opinião). = PARECER, VOTO
5. Credo político. (Também usado no plural.) = CRENÇA
6. [Informal] Sentimento exagerado de orgulho ou confiança em si próprio. = AMOR-PRÓPRIO, PRESUNÇÃO

“opinião”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021 [consultado em 25-04-2022].

Temos, portanto, que fato é algo objetivo, que aconteceu. Opinião, por outro lado, é a ideia de alguém sobre algo ou alguém e, portanto, trata-se de algo subjetivo.

3ª Etapa: Como diferenciar fato de opinião?

Nem sempre é uma tarefa simples diferenciar fatos de opiniões. A principal dica para desenvolver essa importante habilidade é praticar! Na próxima etapa, traremos uma série de exercícios que podem te ajudar nesse treino! Além disso, sugerimos que você tenha o hábito de, ao ler textos em seu dia a dia, desafiar-se a destacar o que é fato e o que é opinião, dentro daquele texto.

Outra dica importante é ficar muito atento ao uso de adjetivos e/ou locuções adjetivas. Eles indicam, em geral, uma opinião do autor do texto sobre algo ou alguém.

Note que não há nada de errado em alguém expressar suas opiniões! Ao contrário, em uma sociedade livre e democrática é essencial que as pessoas digam o que pensam e sejam respeitadas em suas opiniões. Procure sempre ter contato com diferentes pontos de vista sobre um assunto, antes de formar sua própria opinião, sempre com muito respeito às outras pessoas e aos seus pontos de vista.

Para finalizar, veja algumas sugestões que o Instituto Claro reuniu, para te ajudar a diferenciar fato de opinião. Acesso em: 24 de abril de 2022.

4ª Etapa: Propostas de atividades

Seguem abaixo algumas propostas de exercícios, para auxiliar na fixação do conteúdo. O gabarito está depois das questões.

1. Leia as frases abaixo retiradas de textos e coloque (F) para FATO ou (O) para OPINIÃO.

a. ( ) De um modo geral, as biografias contam sobre a vida de alguém.
b. ( ) Como é bom saber mais sobre a Carmem Miranda e ouvir suas músicas.
c. ( ) O vírus pode se espalhar pela boca ou pelo nariz de uma pessoa infectada.
d. ( ) A maioria das pessoas que adoece em decorrência da COVID-19 apresenta sintomas leves a moderados.
e. ( ) O vírus do Coronavírus é um fato triste que assusta os brasileiros.
f. ( ) O primeiro dia do programa Mais Médicos foi marcado por faltas e desistências.
g. ( ) A agricultura é mais importante do que a pecuária.
h. ( ) A internet é o maior arquivo público do mundo.
i. ( ) A borboleta da praia é uma espécie endêmica no estado do Rio de Janeiro.
j. ( ) A soneca é ótima para quem vai trabalhar à tarde.

Leia o texto abaixo e resolva as questões 2, 3 e 4:

O VELHO, O MENINO E O BURRO

Um velho e um menino seguiam pela estrada montados num burro. Pelo caminho, as pessoas com as quais cruzavam diziam:
– Que crueldade a desses dois! Querem matar o burro!
O velho, impressionadíssimo com os comentários, mandou o menino descer. Mais adiante, outras pessoas, observando a cena, diziam:
– Que velho malvado, refestelado no burro, e o menino, coitado, andando a pé!
O velho, então, desceu do burro e mandou o menino montar. Daí a pouco, outras pessoas, vendo a cena, comentaram:
– Onde já se viu coisa igual? Um menino cheio de vida, montado no burro, e o velho a caminhar pela estrada!
Depois dessa, o velho não teve dúvidas. Mandou o menino descer e ambos, com esforço, passaram a carregar o burro.
Está claro que os comentários não se fizeram demorar, e desta vez seguidos de gargalhadas. Evidentemente, todo o mundo estranhava os dois carregarem o burro.

La Fontaine

2. O que determinou a mudança de comportamento do velho enquanto seguia pela estrada?
a) O fato de o burro está cansado e triste.
b) A opinião que as pessoas expressavam.
c) O relato do menino sobre a cena do burro.
d) A opinião do velho sobre o burro e o menino.

3. Retire do texto 3 (três) frases que apresentam opinião.

4. Retire do texto 3 (três) frases que sejam fato.

5. Para cada um dos fatos listados, posicione-se e emita uma opinião:

a) Motorista alcoolizado provoca acidente ao sair de uma festa em São Paulo.

b) A Assembleia Legislativa do estado de São Paulo aprovou, em outubro de 2017, a proposta que permite o uso de celulares em sala de aula.

c) O Presidente da República sancionou a lei que aumenta a validade da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para dez anos.

d) Rio de Janeiro mantém uso obrigatório de máscara em locais fechados.

Leia o texto e resolva a questão:

CIDADANIA, DIREITO DE TER DIREITOS

Cidadania é o direito de ter uma ideia e poder expressá-la. É poder votar em quem quiser sem constrangimento. […] Há detalhes que parecem insignificantes, mas revelam estágios de cidadania: respeitar o sinal vermelho no trânsito, não jogar papel na rua, não destruir telefones públicos. Por trás desse comportamento está o respeito à coisa pública. […] Foi uma conquista dura. Muita gente lutou e morreu para que tivéssemos o direito de votar.

DIMENSTEIN, Gilberto.

6. O trecho que indica uma opinião é:
a) “Há detalhes que parecem insignificantes…”
b) “Muita gente lutou e morreu…”
c) “… respeitar o sinal vermelho no trânsito…”
d) “… para que tivéssemos o direito de votar.”

7. O trecho que indica uma opinião em relação à cidadania é
a) …“é o direito de ter uma ideia e poder expressá-la…”.
b) … “Foi uma conquista dura. ”
c) …“revelam estágios de cidadania…”
d) …“É poder votar em quem quiser…”.

Leia o texto e resolva a questão:

TRINDADE TERÁ SISTEMA HÍBRIDO

Dependendo das condições climáticas, a energia eólica é muito indicada para regiões de acesso restrito, e, por isso, com menores demandas – como as ilhas. Seguindo esta linha, o CEPEL, juntamente com a Eletrobrás, a melhor empresa de energia elétrica do mundo, e a Marinha do Brasil, desenvolvem, desde 2005, projeto de instalação de fontes alternativas na ilha de Trindade, no litoral do Espírito Santo. A ideia é implantar um sistema híbrido de energia solar e eólica com capacidade para gerar 120kW, o suficiente para reduzir de 60 mil para 2 mil litros o consumo anual de óleo diesel na ilha, que atualmente é atendida por geradores movidos a óleo.

Jornal do Brasil. 27 jul. 2007 (Adaptado).

8. Há uma opinião em:
a) “… com a Eletrobrás, a melhor empresa de energia elétrica do mundo…”
b) “… desenvolvem, desde 2005, projeto de instalação de fontes alternativas…”
c) a ilha de Trindade precisa ser alimentada por óleo diesel.
d) a ilha de Trindade fica a 1.200 quilômetros da costa.

Leia o texto e resolva a questão.

TÍMIDA DE 18 ANOS DÁ PRIMEIRO BEIJO E MORRE MINUTOS DEPOIS

Jemma Benjamin, 18 anos, elegeu o colega de universidade Daniel Ross, de 21, para dar seu primeiro beijo na vida, marcando o início do namoro dos dois, porém, minutos depois do beijo, a jovem muito tímida morreu de forma fulminante no sofá da casa de Daniel, em Treforest, Inglaterra.
A jovem, que praticava natação e era uma atleta exemplar do time de hóquei de uma excelente universidade, sofria de uma condição cardíaca rara – síndrome da morte súbita por arritmia. Daniel chamou socorro e tentou reanimar a namorada, mas não obteve sucesso. Os médicos disseram que ele nada podia fazer.
O casal se conhecia há três meses e o primeiro beijo era muito aguardado. Jemma não tinha histórico de problemas cardíacos, segundo reportagem do “Daily Mail”. O caso aconteceu em 2009, mas os detalhes só foram revelados agora pelo inquérito que apurou a morte.

(G1) Texto adaptado.

9. A expressão do texto abaixo que apresenta um FATO é:
a) “excelente universidade”
b) “muito tímida”
c) “atleta exemplar”
d) “cardíaca rara”

10. As frases abaixo apresentam FATO e OPINIÃO. Separe cada uma delas, indicando qual é o fato e qual é a opinião:

a) O Toyota Corolla Cross é vendido a partir de 150 mil reais. Ele é mais bonito que o Jeep Compass.

FATO:

OPINIÃO:

b) Marília Mendonça era uma cantora brasileira de sucesso. Infelizmente faleceu muito cedo.

FATO:

OPINIÃO:

c) Os produtos daquela loja devem ser muito bons, pois são vendidos sempre com promoção.

FATO:

OPINIÃO:

d) Aquela notícia só deve ser verdade, uma vez que muitos compartilharam no Facebook.

FATO:

OPINIÃO:

e) O iPhone 12 é o celular mais vendido do mundo em 2021, portanto, ele é melhor que Galaxy A22.

FATO:

OPINIÃO:

11. Escreva uma opinião sobre as imagens abaixo:

12. Leia o texto abaixo e responda.

O pai telefona para casa:

– Alô?
– …
Reconhece o silêncio da tipinha. Você liga? Quem fala é você.
– Alô, fofinha.
Nem um som. Criança não é para ser chamada fofinha. Cinco anos, já viu.
– Oi, filha. Sabe que eu te amo?
– Eu também.
“Puxa, ela nunca disse que me amava”.
– Também o quê?
– Eu também amo eu.

Em qual dos trechos desse texto está expressa a opinião do narrador?
a) “Reconhece o silêncio da tipinha.”.
b) “Criança não é para ser chamada de fofinha.”.
c) “– Oi filha. Sabe que eu te amo?”.
d) “‘Puxa, ela nunca disse que me amava’”.

13. Leia o texto abaixo.

ZAP

Não faz muito que temos esta nova TV com controle remoto, mas devo dizer que se trata agora de um instrumento sem o qual eu não saberia viver. Passo os dias sentado na velha poltrona, mudando de um canal para outro – uma tarefa que antes exigia certa movimentação, mas que agora ficou muito fácil. Estou num canal, não gosto – zap, mudo para outro. Não gosto de novo – zap, mudo de novo. Eu gostaria de ganhar em dólar num mês o número de vezes que você troca de canal em uma hora, diz minha mãe. Trata-se de uma pretensão fantasiosa, mas pelo menos indica disposição para o humor, admirável nessa mulher.

SCLIAR, Moacyr.

Nesse texto, o narrador emite uma opinião sobre o controle remoto no trecho:
a) “Não faz muito que temos esta nova TV com controle remoto,…”.
b) “Passo os dias […], mudando de um canal para outro…”.
c) “… se trata agora de um instrumento sem o qual eu não saberia viver.”.
d) “… uma tarefa que […] agora ficou muito fácil.”.

Questões. Acesso em: 25 de abril de 2022.

Gabarito

1. a.(F), b.(O), c.(F), d.(F), e.(O), f.(F), g.(O), h.(F), i.(F), j.(O)

2. B

3. “Que crueldade a desses dois!”, “Que velho malvado, refestelado no burro, e o menino, coitado, andando a pé!” e “Onde já se viu coisa igual? Um menino cheio de vida, montado no burro, e o velho a caminhar pela estrada!”.

4. “Um velho e um menino seguiam pela estrada montados num burro.”, “O velho, então, desceu do burro e mandou o menino montar.” e “Mandou o menino descer e ambos, com esforço, passaram a carregar o burro.” (Outras respostas são possíveis)

5. Respostas pessoais.

6. A

7. B

8. A

9. D

10. a) FATO: O Toyota Corolla Cross é vendido a partir de 150 mil reais. OPINIÃO: Ele é mais bonito que o Jeep Compass, b) FATO: Marília Mendonça era uma cantora brasileira de sucesso. OPINIÃO: Infelizmente faleceu muito cedo. c) FATO: pois são vendidos sempre com promoção. OPINIÃO: Os produtos daquela loja devem ser muito bons. d) FATO: uma vez que muitos compartilharam no Facebook. OPINIÃO: Aquela notícia só deve ser verdade. e) FATO: O iPhone 12 é o celular mais vendido do mundo em 2021. OPINIÃO: portanto, ele é melhor que Galaxy A22.

11. Respostas pessoais.

12. B

13. C

Gabarito. Acesso em: 25 de abril de 2022.

Roteiro de Estudos elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Monge

Materiais Relacionados

Fato x Opinião – Me Explica, Vai!
Acesso em: 24 de abril de 2022.

Você sabe diferenciar fatos e opiniões?
Acesso em: 24 de abril de 2022.

Qual a diferença entre opinião e fato?
Acesso em: 24 de abril de 2022.

9 Ano – Língua Portuguesa – Fato x Opinião
Acesso em: 24 de abril de 2022.

AULA 16 – Fato X Opinião | Exercícios 1
Acesso em: 24 de abril de 2022.

Fato X Opinião em tempos de fake news
Acesso em: 24 de abril de 2022.

Fake news – Fato X Opinião
Acesso em: 24 de abril de 2022.

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.