Conteúdos

Este roteiro de estudos visa auxiliar na compreensão do conceito de ideologia, diferenciando as correntes ideológicas existentes e identificando os tipos de ideologia, além de trazer exemplos práticos. O material trata, ainda, da definição de ideologia em Marx e Gramsci, e possibilita identificar as concepções de mundo que as propagandas transmitem à sociedade. Por fim, sugere-se a realização de algumas atividades, tais como: a síntese do roteiro de estudos, a análise da música “Babylon”, de Zeca Baleiro, a construção de um mapa mental e a análise de tirinhas, além dos exercícios de fixação (de múltipla escolha e de análise de charge/tirinha).

● O conceito de ideologia;
● Ideologias na prática — exemplos;
● Ideologia em Marx e Gramsci;
● Ideologia e propaganda: ideias baseadas numa concepção de mundo; e
● Audição e análise da música “Babylon”, de Zeca Baleiro.

Objetivos

● Compreender o conceito de ideologia;
● Conhecer e diferenciar as correntes ideológicas existentes;
● Compreender os tipos de ideologia;
● Exemplificar as ideologias na prática, por meio de exemplos;
● Compreender a definição de ideologia, em Marx e Gramsci;
● Identificar as concepções de mundo que as propagandas transmitem à sociedade; e
● Entender as diferentes formas de participação social e de organização das sociedades democráticas.

Estude também:

Estudar em casa: o que é fascismo?

O que é democracia?

Palavras-chave:

Ideologia. Correntes ideológicas. Tipos de ideologia. Concepção de mundo.

Proposta de estudo:

Este roteiro de estudos tem por objetivo auxiliar o estudante no processo de aprendizado, para além do ambiente escolar. Com o intuito de facilitar esse processo, as etapas subsequentes são compostas de vídeos, textos-base, questões norteadoras e atividades relacionadas à temática apresentada.
As etapas desenvolvidas neste roteiro de estudos, assim como, as questões norteadoras e as subquestões que advém delas, foram elaboradas para contribuir com a melhor compreensão do tema em questão.

Deste modo, orientamos que seja feita a leitura integral deste roteiro de estudos, sempre buscando as respostas para cada uma das perguntas que foram elaboradas. Orientamos, também, que todas as dúvidas sejam anotadas e brevemente sanadas, por meio de pesquisas on-line. Para melhor compreensão dos conteúdos desenvolvidos no roteiro, sugerimos que, depois de cada etapa, seja elaborado um parágrafo resumindo seu entendimento, sempre com destaque para os principais conceitos estudados.

1ª Etapa: O conceito de ideologia

I) Leia atentamente os textos abaixo, e destaque as seguintes informações:

a) Qual a origem do termo “ideologia”?
b) Qual era o objetivo de Antoine Destutt de Tracy, ao criar esse termo?
c) O que é ideologia? Qual é o seu conceito original?
d) Quais são as principais definições de ideologia no senso comum?
e) Quais são as principais características de uma ideologia?
f) Qual função que a ideologia exerce na sociedade?
g) Como o termo ideologia é utilizado cotidianamente, e qual o entendimento que as pessoas têm do termo?
h) O que podemos definir como ideologias políticas?
i) Quais são os tipos de ideologia? Descreva-os.
j) Como já sabemos, uma ideologia pode ser algo muito poderoso, pois pode fazer com que grupos e/ou classes sociais, ou mesmo habitantes de um país, se sintam superiores ou inferiores, em relação a outro grupo de pessoas. Explique por qual razão isso acontece e dê exemplos, observando fatos históricos.
k) Como a ideologia pode contribuir com a formação de um governo extremista?

O que é ideologia? YouTube – Brasil Escola
Acesso em: 12.03.2022.

Uma definição de: ideologia. YouTube – História Online
Acesso em: 12.03.2022.

O que é Ideologia (e o que não é)? – Conceitos Históricos. YouTube – Leitura ObrigaHISTÓRIA
Acesso em: 12.03.2022.

Ideologia. Educação Sociologia.
Acesso em: 12.03.2022.

O que é ideologia? Conceito em Gramsci e Marx. Brasil 247
Acesso em: 12.03.2022.

Ideologia, Ideologias e Visões de Mundo. Brasil Escola.
Acesso em: 12.03.2022.

O que é ideologia? Politize
Acesso em: 12.03.2022.

Ideologia. Mundo Educação
Acesso em: 12.03.2022.

2ª Etapa: Ideologias na prática — exemplos

I) Leia os textos abaixo:

Marxismo
Ideologia e Marxismo. Brasil Escola 

Acesso em: 12.04.2022

Marxismo. Mundo Educação
Acesso em: 12.04.2022.

Fascismo

O que é Fascismo? Brasil Escola.
Acesso em: 12.04.2022.

Fascismo: entenda o conceito. Politize.
Acesso em: 12.04.2022.

Nazismo

Nazismo: você conhece a política disseminada por Hitler? Politize.
Acesso em: 12.04.2022.

O que é Nazismo? Brasil Escola.
Acesso em: 12.04.2022.

Revolução Francesa (baseada na ideologia liberal)

Ideais da Revolução Francesa. InfoEscola.
Acesso em: 12.04.2022.

Qual a herança da Revolução Francesa? Blog da Boi Tempo.
Acesso em: 12.04.2022.

II) Exercício pesquisa e síntese.

Faça uma pesquisa em sites sobre exemplos de ideologias. Em seguida, baseando-se nos textos lidos e nas informações elencadas em sua pesquisa, escreva uma síntese – em torno de 10 linhas – que contenha outros exemplos e as informações mais importantes.

3ª Etapa: Ideologia em Marx e Gramsci

I) Leia os textos abaixo.

Texto 1: Ideologia

VOLTAIRE; DIDEROT, Denis; CHAUÍ, Marilena. Dicionário filosófico. São Paulo: Nova Cultural, 1988. (crédito: reprodução). Acesso em: 10.03.2022.

Texto 2: Ideologia e alienação

CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2001. (crédito: reprodução). Acesso em: 10.03.2022.

Texto 3: Sobre a noção de ideologia em Gramsci: análise e contraponto

PERRUS, Artur. SOBRE A NOÇÃO DE IDEOLOGIA EM GRAMSCI: análise e contraponto. Estudos de Sociologia, Recife, 2015, Vol. 2 n. 21. (crédito: reprodução)Acesso em: 10.03.2022.

II) De acordo com as informações aprendidas nas leituras acima, verifique seus conhecimentos respondendo às questões a seguir.

a) Qual a definição mais genérica para ideologia?
b) Qual é o papel principal da ideologia?
c) Explique o que é ideologia para Marx.
d) Explique o que é ideologia para Gramsci.
e) Explique por qual razão, tanto para Marx quanto para Gramsci, a ideologia serve aos propósitos de dominação de uma classe.
f) Qual é o lugar social que você ocupa na sociedade brasileira?
g) Como você percebe a influência do local que ocupa na sociedade sobre a maneira de pensar?
h) Que efeitos a ideologia produziu na sociedade capitalista?

4ª Etapa: Ideologia e propaganda — ideias baseadas numa concepção de mundo

I) Assista a propaganda abaixo, buscando as informações de acordo com o roteiro de leitura:

Comercial de produtos da Coca-Cola “i9”
Acesso em: 04.03.2022.

a) Por que o comercial é ideológico?
b) O comercial diz como deve ser/agir?
c) A mensagem é dirigida a todos e visa alcançar a todos?
d) Por que as propagandas, ao mesmo tempo em que buscam vender o produto, veiculam uma ideia de como os homens devem agir ou ser?
e) Quais são os elementos da concepção de mundo atual, da sociedade capitalista, presentes no comercial?
f) Explique o conceito de cultura de massa.
g) Por que os produtos da Coca-Cola já serviram de tema para a crítica à cultura de massa, responsável por homogeneizar gostos e comportamentos?

5ª Etapa: Audição e análise da música “Babylon”, de Zeca Baleiro

I) Faça a audição e leitura da música abaixo.

Áudio. Música Babylon. Zeca Baleiro
Acesso em: 04.03.2022.

Letra. Música Babylon. Zeca Baleiro
Acesso em: 04.03.2022.

II) Após ouvir a música e realizar a leitura da letra, analise-a, a partir das questões que seguem.

a) Qual o tema abordado na música?
b) Que mudanças a personagem quer fazer em sua vida e por quê?
c) Qual a situação econômica do autor, e como ele gostaria que fosse? Escreva as expressões e/ou palavras que caracterizam as reais condições financeiras do narrador, e como ele gostaria que fossem.
d) Por que o autor faz uso de palavras estrangeiras na música?
e) Qual a sua interpretação para o verso “Cansei de ser duro vou botar minh’alma à venda”?
f) O que você entende por “A vida é um souvenir made in Hong Kong”?
g) O narrador se diz “cansado de ser caça”. De que maneira ele pode se tornar um “caçador”?
h) Essa música pode ser entendida como uma crítica à sociedade capitalista e aos seus valores? Explique.
i) Qual o conceito de ideologia trazido pela música?

Sequência de aulas – Ideologia
Acesso em: 04.03.2022.

6ª Etapa: Mapa mental

I) Analise o mapa mental abaixo

Filosofia no Cel. (crédito: reprodução)
Acesso em: 10.03.2022.

II) Construa um mapa mental

A partir dos textos e dos vídeos disponibilizados neste roteiro de estudos, elabore um mapa mental sobre ideologia. A proposta é selecionar as principais informações apresentadas sobre o assunto que estudamos neste roteiro.
Caso tenha dúvidas na elaboração de seu mapa mental, utilize o mapa mental disponibilizado acima como ponto de partida, e siga também as dicas abaixo:
● Escreva o conceito principal no centro de uma folha em branco. Em seguida, puxe setas com os conceitos adjacentes;
● Você pode ligar um conceitos adjacentes a outro. Para isso, pode fazer setas ou esquemas utilizando canetas coloridas para diferenciar as informações;
● Você pode escrever um breve resumo abaixo dos conceitos. Algo simples, que te dê referências sobre o assunto; e
● Você também poderá utilizar desenhos, símbolos e quaisquer outros elementos que te ajudem na compreensão do tema estudado.

Acesse também o link abaixo. Nele consta um vídeo com o passo a passo para elaborar um mapa mental.

Como fazer um MAPA MENTAL – Passo a Passo. Seja Um Estudante Melhor. Canal Seja Uma Pessoa Melhor. YouTube
Acesso em: 16.11.2021.

III) Exercício pesquisa e síntese.

Faça uma pesquisa em sites e jornais on-line sobre a temática abordada neste roteiro de estudos. Em seguida, baseando-se na análise do gráfico, nos textos lidos e nas informações elencadas em sua pesquisa, bem como no mapa mental, escreva uma síntese – em torno de 10 linhas – que contenha as informações mais importantes localizadas por você.

7ª Etapa: Exercícios dissertativos – análise de tirinha

Analise a tirinha abaixo e responda às questões.

I)

UFU (crédito: reprodução). Acesso em: 04.03.2021.

a) Ao saber que as crianças estavam brincando de “governo”, a mãe de Mafalda diz para eles não fazerem bagunça. De que modo isso pode determinar o sentido ideológico pressuposto pela mãe para a palavra “governo”?
b) Qual o sentido apresentado por Mafalda e seus amigos para a palavra “governo”?
c) Ao considerar que as ideologias nascem a partir desse embate entre os vários sentidos que as palavras vão adquirindo em seu uso, podemos afirmar que, na tira, a mãe e as crianças apresentam o mesmo posicionamento ideológico? Explique.

II)

UFU (crédito: reprodução). Acesso em: 04.03.2021.

a) Como vimos, as palavras não têm um único sentido. Dependendo da situação, e de quem faz uso dela, toda palavra pode adquirir sentidos diferentes. De que maneira a palavra “política”, pronunciada por Manolito, quebra a expectativa do leitor e joga com um sentido novo?
b) Em que medida esse novo sentido atribuído à palavra “política” representa a posição ideológica de Mafalda nessa tira?

a) Como vimos, as palavras não têm um único sentido. Dependendo da situação, e de quem faz uso dela, toda palavra pode adquirir sentidos diferentes. De que maneira a palavra “política”, pronunciada por Manolito, quebra a expectativa do leitor e joga com um sentido novo?
b) Em que medida esse novo sentido atribuído à palavra “política” representa a posição ideológica de Mafalda nessa tira?

III)

UFU. (crédito: reprodução) Acesso em: 04.03.2021.

a) Qual é a posição ideológica representada pela palavra “congresso”, para Mafalda?
b) Observando a expressão dos pais de Mafalda no último quadrinho, podemos dizer que a palavra “congresso” tem a mesma representação para Mafalda e para os pais dela? Explique.
c) Quais são os conhecimentos que devem ser acionados, para que o leitor consiga compreender o sentido da tirinha?

8ª Etapa: Exercícios de fixação – múltipla escolha

1) Exercício 1 – (PUCCamp 2017) Considere os itens abaixo.

I. Os dirigentes procuravam sujeitar toda a vida da nação a uma ideologia imposta pelo Partido.
II. O totalitarismo de direita era justificado como sendo o único meio de terminar com a luta de classes, com a ameaça do internacionalismo comunista e com a fraqueza da liberdade individual.
III. O combate à democracia por considerá-la um regime fraco frente às ameaças do comunismo.
IV. O nacionalismo extremado e a exaltação da guerra como meio de restaurar as glórias passadas e sobrepor o regime às demais nações.
V. A imposição de uma cooperação entre capital e o trabalho, condicionada por uma ampla legislação social.

O conhecimento histórico permite afirmar que os itens identificam
a) pressupostos políticos da social-democracia alemã nos anos de 1960.
b) limitações impostas pelos militares no Brasil, na década de 1970.
c) características dos principais pontos da ideologia fascista italiana.
d) fatores responsáveis pela implantação da República de Weimar.
e) aspectos das ditaduras adotadas nos países latino-americanos.

2) (UNITAU 2016) “No nazismo, temos um fenômeno difícil de submeter à análise racional. Sob um líder que falava em tom apocalíptico de poder ou destruição mundiais, e um regime fundado numa ideologia absolutamente repulsiva de ódio racial, um dos países mais cultural e economicamente avançados da Europa planejou a guerra e lançou uma conflagração mundial que matou mais de 50 milhões de pessoas”. (KERSHAW, Ian, 1993, p.3-4, apud HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1993, p.113).

Em linhas gerais, podemos caracterizar a ideologia nazista como
a) nacionalista e pluripartidarista.
b) racista e internacionalista.
c) marxista e pacifista.
d) estadista e anticapitalista.
e) nacionalista e anticomunista.

3) (ENEM 2015) As diferentes representações cartográficas trazem consigo as ideologias de uma época. A representação destacada se insere no contexto das Cruzadas por
a) revelar aspectos da estrutura demográfica de um povo.
b) sinalizar a disseminação global de mitos e preceitos políticos.
c) utilizar técnicas para demonstrar a centralidade de algumas regiões.
d) mostrar o território para melhor administração dos recursos naturais.
e) refletir a dinâmica sociocultural associada À visão de mundo eurocêntrica.

4) (UNESP 2016) A utilização de fantasia pelo sistema de crença que reafirma o capitalismo ocorre a partir do consenso popular que é realizado por meio da conquista, pelos assalariados, de bens simbólicos, de expectativas e de interesses.
Assim sendo, o sistema de crença no consumo não opera sobre programas concretos e imediatos, mas sim a partir de imagens criadas pela publicidade e pela propaganda, que são fomentadas exclusivamente pela base econômica da sociedade; daí a permanente busca de realização econômica como sinônimo de todas as outras realizações ou satisfações.
Por isso é que nos roteiros de cenas a comunicação sempre espelha a positividade. Não há dor, nem crueldade, nem conflito, nem injustiça, nem infelicidade, nem miséria. A seleção e associação de signos são trabalhadas para nem de longe sugerir dúvidas no sistema de crença no consumo.
O jovem rebelde é bonito, forte, penteado e vestido com grife divulgada; o belo casal transpira boas expectativas de vida no calor do forno de micro-ondas ou na certeza de um seguro de vida ou mediante uma assistência médica eficiente; uma supercriança lambe nos superdedos a margarina de uma família feliz.(Solange Bigal. O que é criação publicitária ou (O estético na publicidade), 1999. Adaptado.)

De acordo com o texto, no universo publicitário, a estética exerce sobretudo o papel de
a) denunciar as condições opressivas de vida existentes no capitalismo.
b) criticar os mecanismos de sedução exercidos pela indústria cultural.
c) veicular imagens de caráter ideológico manipuladoras do desejo.
d) efetivar processos formadores do senso crítico sobre a realidade.
e) questionar os estereótipos hegemônicos na sociedade de classes.

5) (UFU 2016) Essa ideologia baseia-se no pressuposto de que a liberalização do mercado otimiza o crescimento e a riqueza no mundo, e leva à melhor distribuição desse incremento. Toda tentativa de controlar e regulamentar o mercado deve, portanto, apresentar resultados negativos, pois restringe a acumulação de lucros sobre o capital e, portanto, impede a maximização da taxa de crescimento. (HOBSBAWM, Eric. O novo século: entrevista a Antonio Polito. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 78 – Adaptado)

A vitória do ideário liberal, após a queda do Muro de Berlim e da URSS, foi saudada por alguns estudiosos, entre eles o norte-americano Francis Fukuyama, como o ―fim da história, pois:
a) representava, nos planos político, econômico e ideológico, a consolidação da aliança entre EUA e China, impossibilitando o surgimento de novos centros de poder.
b) simbolizava a retomada da hegemonia da Rússia, agora capitalista, o que se traduzia na retomada da corrida armamentista e das disputas territoriais, especialmente no Oriente Médio.
c) traduzia o princípio da liberdade plena de circulação de capitais, plenamente adotada por países como a China, cujo baixo intervencionismo estatal está na origem de sua escalada econômica.
d) o liberalismo, ao lado da democracia e da economia de mercado, significava o ápice do desenvolvimento humano e a realização da natureza do homem.

6) (UNITAU 2015) Nem o imperialismo nem o colonialismo são um simples ato de acumulação e aquisição. Ambos são sustentados e talvez impelidos por potentes formações ideológicas que incluem a noção de que certos territórios e povos precisam e imploram pela dominação. (SAID, Edward. Cultura e Imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 40).

O texto acima faz referência a um conjunto de ideias que legitimou a dominação dos povos africanos e asiáticos no século XIX, dentre as quais podemos destacar
a) o capitalismo, que afirmava a necessidade de novos mercados consumidores para a produção industrial europeia.
b) a ideia de “destino manifesto”, empregada para justificar a ocupação do território norte-americano.
c) a noção, defendida pela Igreja, de salvação das almas de homens considerados pagãos, infiéis e pecadores.
d) o etnocentrismo e a noção de missão civilizadora dos povos brancos, considerados “avançados”, sobre os demais povos, considerados “atrasados”.
e) a ideia de igualdade social e de direitos para todos os homens, independentemente de classe social ou raça.

7) (UEG 2015) Para Marx, diante da tentativa humana de explicar a realidade e dar regras de ação, é preciso considerar as formas de conhecimento ilusório que mascaram os conflitos sociais. Nesse sentido, a ideologia adquire um caráter negativo, torna-se um instrumento de dominação na medida em que naturaliza o que deveria ser explicado como resultado da ação histórico-social dos homens, e universaliza os interesses de uma classe como interesse de todos. A partir de tal concepção de ideologia, constata-se que
a) a sociedade capitalista transforma todas as formas de consciência em representações ilusórias da realidade conforme os interesses da classe dominante.
b) ao mesmo tempo que Marx critica a ideologia ele a considera um elemento fundamental no processo de emancipação da classe trabalhadora.
c) a superação da cegueira coletiva imposta pela ideologia é um produto do esforço individual principalmente dos indivíduos da classe dominante.
d) a frase “o trabalho dignifica o homem” parte de uma noção genérica e abstrata de trabalho, mascarando as reais condições do trabalho alienado no modo de produção capitalista.

8) (Uema) As sociedades modernas são complexas e multifacetadas. Mas é com o capitalismo que as divisões sociais se tornam mais desiguais e excludentes. Marx já observara que só o conflito entre as classes pode mover a história. Assim sendo, para o referido autor, em qual das opções se evidencia uma característica de classe social?
a) O status social e cultural dos indivíduos.
b) A função social exercida pelos indivíduos na sociedade.
c) A ação política dos indivíduos nas sociedades hierarquizadas.
d) A identidade social, cultural e coletiva.
e) A posição que os indivíduos ocupam nas relações de produção.

9) (PUCCamp) Considere os itens abaixo.
I. Os dirigentes procuravam sujeitar toda a vida da nação a uma ideologia imposta pelo Partido.
II. O totalitarismo de direita era justificado como sendo o único meio de terminar com a luta de classes, com a ameaça do internacionalismo comunista e com a fraqueza da liberdade individual.
III. O combate à democracia por considerá-la um regime fraco frente às ameaças do comunismo.
IV. O nacionalismo extremado e a exaltação da guerra como meio de restaurar as glórias passadas e sobrepor o regime às demais nações.
V. A imposição de uma cooperação entre capital e o trabalho, condicionada por uma ampla legislação social.

O conhecimento histórico permite afirmar que os itens identificam
a) Pressupostos políticos da social-democracia alemã nos anos de 1960.
b) Limitações impostas pelos militares no Brasil, na década de 1970.
c) Características dos principais pontos da ideologia fascista italiana.
d) Fatores responsáveis pela implantação da República de Weimar.
e) Aspectos das ditaduras adotadas nos países latino-americanos.

10) (UEG) O fenômeno da ideologia é um dos temas fundamentais tanto da reflexão filosófica quanto da sociológica. A esse respeito, verifica-se que
a) Weber e outros sociólogos alemães consideram que a ideologia é um fenômeno cultural derivado da evolução cognitiva do ser humano e por isso seria objeto de estudo da psicologia, da neurologia e da filosofia, e não da sociologia.
b) Os filósofos contemporâneos consideram que a ideologia é melhor compreendida a partir da definição fornecida por Destutt de Tracy, segundo a qual ela é a “ciência das ideias” e por isso é objeto de estudo exclusivo da filosofia.
c) Mannheim entendia que a ideologia é um produto social gerado pelas classes sociais, sendo que a ideologia, no sentido mais estrito, seria produção da classe dominante, ao passo que as classes dominadas produziriam utopias.
d) Marx compreendia que a ideologia é um sistema de pensamento ilusório e que é um fenômeno que “não tem história”, sendo natural e universal, o que gerava a necessidade de substituição da ideologia burguesa pela ideologia proletária.
e) Hegel produziu a abordagem filosófica mais desenvolvida de ideologia e a compreendia como sendo o estágio mais desenvolvido do pensamento humano, superando outras formas de pensamento, como o mito, a religião, a filosofia e a ciência.

11) (UNIMONTES) “A ideologia é um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (ideias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar, como devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir. O que devem fazer e como devem fazer.” (Marilena Chauí)

Com relação à ideologia, é INCORRETO afirmar:
a) Caracteriza-se pela naturalização, na medida em que são consideradas naturais as situações que, na verdade, são produtos da ação humana.
b) É uma mentira que os indivíduos da classe dominante inventam para subjugar a classe dominada.
c) Não é uma mentira, é uma possibilidade de manutenção da coesão social.
d) Tem por função conservar a unidade de todo o bloco social.

12) (Interbits 2012) “A ideologia, como consciência invertida, teria o papel de amparar o domínio de uma classe ou grupo social sobre as demais. Por meio da ideologia, essa classe ou grupo social se faria hegemônica, como que convencendo as outras de que seus interesses e valores seriam universais”. RICUPERO, Bernardo. Sete lições sobre as interpretações do Brasil. São Paulo: Alameda, 2008, p. 32-33.

A partir da definição acima e dos seus conhecimentos sobre classe social no sentido pensado por Karl Marx, quais das frases abaixo podem ser consideradas de cunho ideológico?
I. “Todo homem tem seu preço”.
II. “Antes tarde do que nunca”.
III. “Quem não trabalha também não deve comer”.
IV. “Diga-me com quem andas e eu te direi quem és”.
V. “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”.

a) Somente I e II.
b) Somente I e III.
c) Somente III e IV.
d) Somente IV e V.
e) Somente I, II e III.

13) (Uel 2006) “[…] uma grande marca enaltece – acrescenta um maior sentido de propósito à experiência, seja o desafio de dar o melhor de si nos esportes e nos exercícios físicos ou a afirmação de que a xícara de café que você bebe realmente importa […] Segundo o velho paradigma, tudo o que o marketing vendia era um produto. De acordo com o novo modelo, contudo, o produto sempre é secundário ao verdadeiro produto, a marca, e a venda de uma marca adquire um componente adicional que só pode ser descrito como espiritual”. O efeito desse processo pode ser observado na fala de um empresário da Internet comentando sua decisão de tatuar o logo da Nike em seu umbigo: “Acordo toda manhã, pulo para o chuveiro, olho para o símbolo e ele me sacode para o dia. É para me lembrar a cada dia como tenho de agir, isto é, ‘just do it’.” (KLEIN, Naomi. Sem logo: a tirania das marcas em um planeta vendido. Rio de Janeiro: Record, 2002, p. 45-76.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre ideologia, é correto afirmar:
a) A atual tendência do capitalismo globalizado é produzir marcas que estimulam a conscientização em detrimento dos processos de alienação.
b) O capitalismo globalizado, ao tornar o ser humano desideologizado, aproximou-se dos ideais marxistas quanto ao ideal humano.
c) Graças às marcas e à influência da mídia, em sua atuação educativa, as pessoas tornaram-se menos sujeitas ao consumo.
d) O trabalho ideológico em torno das marcas solucionou as crises vividas desde a década de 1970 pelo capital oligopólico.
e) Por meio da ideologia associada à mundialização do capital, ampliou-se o fetichismo das mercadorias, o qual se reflete na resposta social às marcas.

14) (Uem 2008) Ao discorrer sobre ideologia, Marilena Chauí afirma que “(…) a coerência ideológica não é obtida malgrado as lacunas, mas, pelo contrário, graças a elas. Porque jamais poderá dizer tudo até o fim, a ideologia é aquele discurso no qual os termos ausentes garantem a suposta veracidade daquilo que está explicitamente afirmado”. (O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 1981, p. 04).

Considerando o texto acima e o conceito de ideologia para Karl Marx, assinale o que for correto.
a) Na maioria das sociedades capitalistas, as desigualdades são ocultadas pelos princípios ideológicos que afirmam a importância dos seguintes elementos: o progresso, o “vencer na vida”, o individualismo, a mínima presença do Estado na economia e a soberania popular por meio da representação.
b) Ideologia corresponde às ideias que predominam em uma determinada sociedade, portanto expressa a realidade tal qual ela é na sua objetividade.
c) Uma pessoa pode elaborar uma ideologia, construir uma “questão” individual sem interferências anteriores e influências comunitárias para a sua sustentação. Assim, com base em sua própria ideologia, ela poderá refletir e agir em sua sociedade.
d) Ideologia consiste em ideias que predominam na sociedade e que, por isso, são internalizadas por todos os indivíduos. Portanto não existem possibilidades de se romper com seus pressupostos.

15) (Ueg 2009) Ideologia é um conceito
a) desenvolvido por Marx e significa uma falsa consciência produzida pelos especialistas no trabalho intelectual.
b) desenvolvido por Weber e significa um processo de passagem da ética protestante para o espírito do capitalismo.
c) que significa anomia, para Durkheim; alienação, para Marx; e racionalização, para Weber.
d) criado por Durkheim e significa ausência de leis e regras na sociedade.

16) (Unioeste 2009) Com base nos seus conhecimentos sobre o termo ideologia, considere as afirmativas a seguir:
I. Trata-se de um conjunto de ideias, valores ou crenças que orientam a percepção e o comportamento dos indivíduos sobre diversos assuntos ou aspectos sociais e políticos.
II. Na perspectiva marxista, a ideologia é um conceito que denota “falsa consciência”: uma crença mistificante que é socialmente determinada e que se presta a estabilizar a ordem social vigente em benefício das classes dominantes.
III. A ideologia consiste em ideias explícitas, fruto da reflexão coletiva e, portanto, internalizadas por todos os indivíduos sem possibilidades de se romper com seus pressupostos.
IV. A ideologia pode ser usada para manipular, direcionar e/ou limitar a visão das pessoas sobre determinado assunto ou questão.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
a) I e II.
b) I, II e III.
c) I, II e IV.
d) II e IV.
e) II, III e IV.

17) (Uem 2011- Adaptado) Assinale o que for INCORRETO sobre o conceito de ideologia.
a) Expressa a visão social de mundo de um grupo ou classe social que se impõe ou busca a imposição sobre outro.
b) Define as escolhas dos indivíduos e age sobre eles como um corpo sistemático de representações e de normas.
c) Gera processos de identificação e aceitação de comportamentos, condenando as condutas desviantes.
d) Pretende reproduzir a sociedade e a estrutura de classes que nela se estabelece.
e) Mantém independência dos processos cotidianos da vida social, tendo suporte nas relações estabelecidas no mundo do trabalho.

Gabarito:
1) C;
2) E;
3) C;
4) C;
5) D;
6) D;
7) D;
8) E;
9) C;
10) C;
11) D;
12) B;
13) E;
14) A;
15) A;
16) C; e
17) E.

Os exercícios de fixação podem ser encontrados nos links a seguir:

Exercícios 1 a 8
Acesso em 10.03.2021.

Exercícios 9 a 11
Acesso em 10.03.2021.

Exercício 12
Acesso em 10.03.2021.

Exercícios 13 a 17
Acesso em 10.03.2021.

9ª Etapa: Exercícios de fixação – análise de charge e tirinha

1) (Interbits 2012) Observe a charge a seguir:

Esta charge serve como ilustração para qual dos conceitos sociológicos a seguir?

a) Para o conceito de tipo ideal.
b) Para o conceito de incesto.
c) Para o conceito de consciência coletiva.
d) Para o conceito de ideologia.
e) Para o conceito de luta de classes.

2) (Interbits 2012)

Na tirinha acima, Manolito (personagem da última fala) incorpora a ideologia de uma classe social determinada. Que classe social é essa?
a) O proletariado.
b) A classe média.
c) A burguesia.
d) A classe operária.
e) A classe militar.

3) (Ueg 2008) A Filosofia e a Sociologia são disciplinas que promovem uma reflexão crítica sobre os mais variados temas, particularmente o da ideologia. Partindo de uma análise crítica e utilizando o conceito de ideologia desenvolvido por Marx e outros pensadores, é correto afirmar que o cartum

a) revela que, independentemente dos indivíduos e das classes sociais, todos pertencemos ao povo brasileiro.
b) mostra que, diante da televisão, todos os brasileiros são iguais nesse momento.
c) sugere que há um crescimento quantitativo dos telespectadores com o passar do tempo.
d) mostra que o discurso sobre “povo brasileiro” é ideológico, falso, abole as divisões e desigualdades sociais.

4) (UEMA) Analise a tirinha.

O diálogo entre as personagens revela percepções diferentes sobre determinadas situações cotidianas.
Esse diálogo expressa a noção de ideologia na perspectiva de

a) Concepções variadas da realidade social, moldadas por ideias e valores que orientam o modo como os indivíduos interpretam e representam tal realidade.
b) Associações reflexivas da vida em comunidade, definidas em contraposição às mensagens transmitidas pelos veículos de comunicação.
c) Construções do mundo ideal que norteiam o desenvolvimento da consciência e da razão humana.
d) Compreensões humanas que buscam garantir a manutenção da saúde física e da psíquica.
e) Reuniões de práticas individualistas que descrevem a vida social cotidiana e a instrumentalizam.

Gabarito:
1) D;
2) C;
3) D; e
4) A.

Exercícios 1 e 2
Acesso em 10.03.2021.

Exercício 3
Acesso em 10.03.2021.

Exercício 4
Acesso em 10.03.2021.

Roteiro de Estudos elaborado pela Professora Doutora Thaylizze Goes Nunes Pereira.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Monge

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