A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que define os conhecimentos, competências e habilidades essenciais que todos os estudantes da educação básica no Brasil devem desenvolver ao longo da vida escolar, sendo um tema recorrente em concursos públicos.
“De forma geral, ele aparece na parte de conhecimento pedagógicos comuns a professores de qualquer carreira; e na prova específica do professor de uma determinada disciplina, por exemplo, em questões que tratam de como a BNCC se relaciona com o componente curricular de cada disciplina, como história, geografia ou matemática”, explica a mestra em educação e especialista em concursos de educação Tatiana Claro.
Segundo ela, entre os pontos mais cobrados estão as dez competências gerais, que servem para todas as etapas da educação básica. “Para decorar a definição de competência, eu brinco com a palavra ‘chave’, sendo o ‘c’ de conhecimento, ‘h’ de habilidade, ‘a’ de atitudes e ‘v’ de valor”.
A professora de conhecimentos pedagógicos Carla Oliveira cita como temas recorrentes a obrigatoriedade da BNCC em todas as etapas da educação básica e nas escolas brasileiras, sejam públicas ou privadas; e sua finalidade, que é a de definir os direitos e objetivos de aprendizagem e do desenvolvimento. “Por isso, ela traz não apenas as competências, mas os conteúdos a serem desenvolvidos”, acrescenta.
Outro aspecto importante é a abrangência nacional da BNCC. “Ela será idêntica em todas as escolas brasileiras. Mas isso não faz com que os currículos das escolas sejam iguais, já que cada uma terá a sua parte diversificada, fornecendo identidade para cada sistema de ensino”, complementa.
Situações reais
Oliveira lembra que as competências são cobradas de forma prática. “É comum a questão contar a história de um professor que vai elaborar um projeto interdisciplinar sobre consumo consciente de água, pedindo para o candidato relacionar isso com as competências da BNCC”.
O mesmo vale para as diversas áreas do conhecimento da BNCC, que são cobradas de forma integrada. “As questões geralmente apresentam situações pedagógicas reais, realizadas dentro de sala de aula, e pedem ao professor que identifique quais áreas do conhecimento estão sendo mobilizadas a partir daquele tipo de atividade”, diz Oliveira.
“Assim, para se preparar, é preciso ler as competências gerais e específicas de cada área e resolver muitas questões para perceber como elas são cobradas pelas bancas. Isso é mais efetivo que tentar memorizar todas as áreas, o que seria inviável”, alerta Oliveira.
Relação com outros documentos
As provas costumam relacionar a BNCC com outros documentos. “O artigo 210 da Constituição Federal de 1988, por exemplo, já falava que seriam fixados conteúdos mínimos”, lembra Tatiana Claro.
“O artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/1996) também prevê que os currículos da educação básica tenham uma base nacional comum, um documento que organize o que deve ser ensinado em todo o território nacional para que todos possam acessar um conteúdo mínimo obrigatório e, assim, ter condições igualitárias na educação”, analisa Oliveira.
“A meta 7 do Plano Nacional de Educação (PNE), por exemplo, fala da qualidade do ensino, e a BNCC é um documento que vem buscando justamente isso. Então, encontramos questões nas provas de outros normativos que apontam para a importância da BNCC”, adiciona.
Pegadinhas corriqueiras
Tatiana Claro explica duas pegadinhas comuns: não entender a BNCC como normativa e obrigatória e afirmar que ela é o currículo da escola. “O currículo é formado pela base diversificada, que deve dialogar com o contexto e a realidade local e regional. Ou seja, a forma como se trabalha a BNCC no Norte do país será diferente da do Sudeste”, explica.
“Outra pegadinha é afirmar que a BNCC é uma lista de conteúdos, quando ela trabalha com um conceito amplo de competências e habilidades, não de conteúdos isolados. Ou seja, conteúdos são meios para desenvolver competências e habilidades, não um fim em si”, adverte Oliveira.
Particularidades da Prova Nacional Docente (PND)
A BNCC não está descrita dentre os conteúdos de formação geral ou parte específica na maioria das carreiras cobradas pela PND.
“Uma área que deixou explícita a cobrança foi a de educação física. Contudo, é um documento importante para qualquer professor conhecer”, defende Tatiana Claro.
Oliveira prevê que a PND cobre a BNCC de forma interdisciplinar, integrada a outros documentos. “Acredito que a cobrança virá mais no aspecto interpretativo”, defende Oliveira.
Veja mais:
Como as diretrizes étnico-raciais caem em concursos para professores?
Como a didática é cobrada em concursos para professores e na PND?
Como o financiamento da educação é cobrado em concursos públicos?
Saiba 10 pontos sobre educação especial e inclusiva cobrados em concursos
O que são tendências pedagógicas e como são cobradas em concursos?
Diretrizes Curriculares Nacionais: como estudar para concursos?
Descubra 5 temas do PPP mais cobrados em concursos para professores
Conheça as alterações recentes no Estatuto da Criança e do Adolescente
O que mudou recentemente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação?
Crédito da imagem: AJ_Watt – Getty Images