Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

 

Alunas gravando radionovela com uso do celular
(Crédito: Herlen Pires)

 

Você conhece a radionovela? Antes das novelas chegarem à televisão, as tramas eram acompanhadas, dia a dia, pelo rádio. E esse gênero chegou à escola Estadual Professora Marta Teresinha Rosa, localizada em Mauá, na região da Grande São Paulo (SP), pelas mãos da professora Herlen Cristina Pires.

Leia também:
– Uma década e meia de práticas de educomunicação

– Buscas de sentido contra o tédio escolar: as redes e a educomunicação
– “A educomunicação tem muito para contribuir no processo de participação do estudante nas aulas”

Professora de língua portuguesa nas turmas do nono ano do ensino fundamental e do primeiro do ensino médio, Herlen teve a ideia de levar a radionovela aos seus alunos quando ouviu, em 2013, um programa de rádio que relembrou as radionovelas de antigamente. A proposta da professora surpreendeu os alunos, já que nunca tinham ouvido nada parecido. Ficaram fascinados com a possibilidade de imaginar as cenas transmitidas.
No áudio, a professora, que trabalha com diferentes gêneros textuais, conta sobre o interesse dos alunos pelos contos fantásticos e de terror, escolhidos para o desenvolvimento da radionovela da classe.  No desenvolvimento do roteiro, os alunos se deparam com as características de um texto teatral, ao definir as falas dos personagens.
Pensar nos efeitos sonoros permitiu, ainda que percebessem a integração entre a fala e os aspectos não verbais. Outro elemento do projeto foi o de propiciar aos alunos a reflexão sobre o uso das novas tecnologias na pesquisa da informação e na produção de conhecimento. Acompanhe o relato sobre o projeto com a participação das alunas Stephanie Cristina e Rafaella Bedani.

 

Da esquerda para a direita, Rafaella, Herlen  e
Stephanie (Crédito: Marcelo Abud)

 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.