Radionovela na escola trabalha com o imaginário de estudantes
“Além da minha leitura ficar bem melhor, eu comecei a falar mais com a minha vó”, diz aluna
AutorMarcelo Abud
Ouça também em:
Publicado em2 de julho de 2014
Alunas gravando radionovela com uso do celular
(Crédito: Herlen Pires)
Você conhece a radionovela? Antes das novelas chegarem à televisão, as tramas eram acompanhadas, dia a dia, pelo rádio. E esse gênero chegou à escola Estadual Professora Marta Teresinha Rosa, localizada em Mauá, na região da Grande São Paulo (SP), pelas mãos da professora Herlen Cristina Pires.
Professora de língua portuguesa nas turmas do nono ano do ensino fundamental e do primeiro do ensino médio, Herlen teve a ideia de levar a radionovela aos seus alunos quando ouviu, em 2013, um programa de rádio que relembrou as radionovelas de antigamente. A proposta da professora surpreendeu os alunos, já que nunca tinham ouvido nada parecido. Ficaram fascinados com a possibilidade de imaginar as cenas transmitidas.
No áudio, a professora, que trabalha com diferentes gêneros textuais, conta sobre o interesse dos alunos pelos contos fantásticos e de terror, escolhidos para o desenvolvimento da radionovela da classe. No desenvolvimento do roteiro, os alunos se deparam com as características de um texto teatral, ao definir as falas dos personagens.
Pensar nos efeitos sonoros permitiu, ainda que percebessem a integração entre a fala e os aspectos não verbais. Outro elemento do projeto foi o de propiciar aos alunos a reflexão sobre o uso das novas tecnologias na pesquisa da informação e na produção de conhecimento. Acompanhe o relato sobre o projeto com a participação das alunas Stephanie Cristina e Rafaella Bedani.
Da esquerda para a direita, Rafaella, Herlen e
Stephanie (Crédito: Marcelo Abud)