A técnica stop motion (movimento parado) utiliza a disposição sequencial de diferentes imagens fixas,  de um mesmo objeto inanimado. Estas imagens são chamadas de quadros e, normalmente, são captadas  de um mesmo ponto. As pequenas alterações feitas no objeto (mudança de lugar, de posição), apresentadas em sequência muito rápida, nos dão a ideia de movimento.

Isso ocorre pois o cérebro humano perceberá como movimento as situações em que pelo menos 12 imagens (quadros) são apresentadas num segundo. Na verdade, o que o stop motion produz é uma ilusão de ótica. A técnica foi utilizada por muito tempo para efeitos especiais no cinema como, por exemplo, na saga Star Wars.
Para criar um filme em stop motion, é necessário um tablet e um aplicativo de stop motion. Para iOS sugiro o iMotion. É necessário definir previamente qual material utilizar e quem serão os personagens. Podem ser bonecos, objetos, balas de goma ou, ainda, criados com massa de modelar. Tudo dependerá da criatividade dos estudantes e da orientação do professor.
Para garantir um vídeo com qualidade e não ter nenhuma surpresa durante a filmagem, é importante orientar os alunos para planejar a produção, elaborando um roteiro, definindo o espaço de movimentação dos personagens e o cenário em que será filmado.
Oriente-os a produzir entre 12 a 15 quadros por segundo (fps – frames per second) e a evitar movimentar o dispositivo (câmera, celular), que deverá ficar num tripé ou em outro local bem fixo, do contrário teremos imagens tremidas.

O Instituto Claro abre espaço para seus colunistas expressarem livremente suas opiniões. O conteúdo de seus artigos não necessariamente reflete o posicionamento do Instituto Claro sobre os assuntos tratados.

Autor Solange Giardino

Solange é mestre em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie, se especializou em Informática Aplicada à Educação na PUC-SP e em Educação à Distância na FGV. Hoje, professora de tecnologia de educação no Colégio Dante Alighieri e da pós-graduação Tecnologia Educacional no Mackenzie

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.