Conteúdos

Expressão artística, plástica e musical;

Educação Ambiental;
Formas geométricas;
Interferência gráfica;
 

Objetivos

Conhecer uma animação artesanal, com proposta estética diferente dos desenhos dos grandes estúdios;

Refletir sobre o ponto de vista de uma criança: como ela olha o mundo e interage com ele; 
Refletir sobre o desenvolvimento econômico não planejado e seu impacto no meio ambiente; 
Conhecer desenhos simples que podem expressar pensamentos complexos;
 

1ª Etapa: Preparação para o filme

Se o filme estiver em cartaz, procure levar os seus alunos ao cinema, o que permite uma experiência estética muito importante: sala escura, tela grande e o ritual do passeio. As crianças pequenas podem ficar um pouco inquietas, por isso, é interessante que seja feito uma preparação na escola. 

 

O protagonista do filme, Cuca pode ser apresentado antes da ida ao cinema para que as crianças possam se familiarizar com o personagem (o nome do menino só é falado no making of). O (a) professor (a) pode também apresentar o vídeo sugerido no link 3 que mostra o desejo do autor de usar várias texturas em seus desenhos, colagens e técnicas. O Menino e o Mundo não traz os traços dos desenhos animados mais conhecidos das crianças. Trata-se de um trabalho quase artesanal. 

 

O filme oferece muitas camadas de leituras, tendo como base a história de um menino que quer rever seu pai e reorganizar sua família. A temática complexa e os momentos de tensão são compreensíveis mesmo para as crianças menores, já que a narrativa é feita do ponto de vista do menino. Há, também, brincadeiras e momentos alegres, especialmente os que remetem à música que o pai tocava, com sons representados por bolinhas coloridas.  O filme aborda também temáticas sociais que não precisam ser alcançadas pelas crianças menores para desfrutar do filme. 

 

2ª Etapa: Exibição do filme

O filme tem 1 hora e 20 minutos de duração. Como o tempo de concentração varia conforme a faixa etária, sugere-se não misturar crianças pequenas com maiores na ida ao cinema, pois as primeiras podem atrapalhar a recepção das outras.  

3ª Etapa: Debate

O filme é aberto e conta uma história não linear, portanto, o entendimento da história será diferente entre os espectadores. Sugere-se uma conversa entre as crianças, após a exibição do filme (pode ser na sala do cinema ou na escola) para que as várias percepções se contraponham e se completem. 

 

Antes de propor qualquer produção, seria interessante rememorar com as crianças o que elas perceberam sobre as cores, os sons, as formas geométricas, os materiais utilizados no filme. O (a) professor (a) pode instigar que as crianças comparem o mundo em que a criança vivia (colorido, cheio de natureza) com aquele que ela encontrou depois (muito cinza, meio ambiente depredado, lixo). As histórias das famílias das crianças também podem surgir nesse momento. Depois do debate, já na escola, podem ser exibidas imagens e trechos do filme para que elas rememorem e ampliem ainda mais sua percepção.  

 

4ª Etapa: Matemática – formas geométricas - caleidoscópio

As formas geométricas podem ser trabalhadas e, com elas, outras produções artísticas.

 

Para as crianças menores, pode-se, a partir de elementos gráficos do filme (trilhos, caixas, caminhões, prédios, rodas da bicicleta) propor que as crianças façam uma experiência de interferência gráfica (veja link 3, para saber mais). 

 

Para as crianças um pouco maiores, pode-se propor a feitura de um caleidoscópio que, além de ser um brinquedo com o qual o menino se distrai, está presente em várias partes do filme, indicando a multiplicidade de imagens e seu respectivo efeito de ilusão (veja link 4, para saber mais). 

 

5ª Etapa: Arte – Linguagens – Música, sons, cores, texturas:

As crianças têm nas linguagens artísticas um canal muito potente da expressão dos seus sentimentos. É importante que o professor não se limite a pedir uma explicação sobre a “mensagem” do filme, simplesmente porque a subjetividade, especialmente neste caso, deve ser valorizada. Por isso mesmo, a produção artística atende mais à expressão do entendimento do filme do que a produção de um texto. 

 

Interessante observar o que as cores representam. Quando o pai toca a flauta em uníssono, as bolinhas são de uma mesma cor; quando aparecem vários músicos tocando uma música mais harmonizada, as bolinhas são de várias cores; e quando o som vem do exército opressor, a representação do som se dá por bolinhas pretas. A mesma oposição se dará com os pássaros que lutam: o pássaro preto está do lado do opressor e o colorido representa o popular, sempre renascendo. Outra questão estética importante é a simplicidade do desenho. Qualquer criança é capaz de desenhar os personagens do filme, o que pode inspirar ótimos trabalhos, em que as crianças expressem seus sentimentos em relação ao filme.

 

É interessante fazer propostas que lancem mão de diferentes materiais  para que as crianças façam escolhas e expressem seus sentimentos, lembrando a diversidade de materiais que o diretor utilizou para obter texturas diferentes: colagens com tecidos, lápis de cera, caneta esferográfica, lápis de cor, lápis preto, massinha, entre outras.

 

6ª Etapa: Ciências da Natureza – educação ambiental

Até mesmo as crianças pequenas podem compreender que a produção econômica exploratória e não planejada podem levar à destruição da natureza e, consequentemente, do planeta. O menino, no início do filme, brincava em ambientes coloridos e naturais, com rios, animais e plantas. Na cidade, ele conhece o lixo e a desigualdade das condições de vida das pessoas. Crianças de todas as idades podem discutir o destino do lixo que é descartado, o reaproveitamento dos materiais e projetos de uma sociedade sustentável. 

Materiais Relacionados

 1.    Você pode ver entrevistas com o diretor da animação, Alê Abreu, no links

 
– no blog do filme  http://bit.ly/1PCWbHq
 
– na página do filme no Facebook http://on.fb.me/1Sdto2U
 
2. Você pode utilizar este vídeo disponível no link para preparar o grupo, antes de apresentar O Menino e o Mundo 
 
3. Saiba mais sobre o Desenho de Interferência nos links
 
 
 
4. Para orientar as crianças a fazerem um caleidoscópio, você pode acessar o seguinte link
 
5. Ouça o podcast realizado pelo Portal NET Educação sobre o filme 
 

Arquivos anexados

  1. O Menino e o Mundo

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.