Pouco retratada nos livros de história, Aqualtune foi uma princesa congolesa trazida ao Brasil como escrava que ajudou a fortalecer a região que ficaria conhecida como o Quilombo dos Palmares, no estado brasileiro de Alagoas. O vídeo Você Conhece? Aqualtune, produzido pelo Observatório do Terceiro Setor, conta a trajetória da guerreira, que liderou 10 mil homens, em 1665, contra Portugal, na Batalha de Mbwila, território atualmente pertencente à Angola.
Com a derrota, ela foi capturada e trazida ao Brasil, onde seria vendida como escrava reprodutora para uma fazenda no sul da capitania de Pernambuco, atual Alagoas. Após sofrer recorrentes estupros, a princesa foi revendida, quando grávida, a um engenho, onde tomou conhecimento da luta da resistência negra.
Aqualtune fugiu e, com outros escravos, procurou abrigo na mata que daria origem ao famoso quilombo brasileiro. Entre os filhos que teve, estava Sabina, que daria à luz a Zumbi, o último líder do quilombo. “Ela simbolizou liderança e luta no sistema escravocrata”, explica o vídeo.
O Quilombo dos Palmares foi um quilombo da era colonial brasileira, localizado na Serra da Barriga, então Capitania de Pernambuco. Atualmente, a região pertencente ao município de União dos Palmares (AL). O local existiu por mais de um século e se transformou em símbolo da resistência africana contra o regime de escravidão.
Veja mais:
Livros didáticos de história apresentam informações desatualizadas sobre ex-escravos
“Não estudar heroínas negras é negar parte importante da nossa história”
HQ sobre escravidão premiada internacionalmente pode ser utilizada em sala de aula
Estudante de 14 anos usa YouTube para difundir história de heróis negros