Professores da educação básica que buscam formas de introduzir a história dos quilombos e a cultura quilombola em sala de aula agora contam com mais uma ferramenta. O vídeo Patrimônio e Leitura: Cultura Afrodescendente – Quilombos, produzido pela Universidade Federal Fluminense (UFF), apresenta sugestões de livros infantojuvenis que tratam do tema.

A produção traz uma entrevista com a historiadora Rachel Hilfred, que comenta a tradição cultural quilombola e sua formação no Brasil, intercalada por sugestões de obras como “Chico Rei”, de Renato Lima; “Gosto de África – Histórias de Lá e Daqui”, de Joel Rufino dos Santos; “Um quilombo no Leblon”, de Luciana Sandroni, entre outros.

“A lei de inclusão da história africana e de seus descendentes na escola tem a função de reparação histórica, de subverter essa situação de desigualdade que permanece e de questionar o significado da abolição. Será que a vida deles (escravos libertos) se modificou o suficiente? E o que aconteceu com os quilombos no pós-abolição?”, questiona Hilfred.

“Essas perguntas também são um caminho para a escola trabalhar a questão da discriminação racial e entender a instituição de ensino não só como espaço transformador, mas de reprodução de preconceitos. A lei traz a possibilidade de se pensar onde estão esses preconceitos”, destaca a historiadora.

O vídeo faz parte da série “Patrimônio e Leitura”, produzida pela Unitevê, da UFF, que tem como proposta associar temas sobre patrimônio cultural aos livros de literatura.

Veja mais:
7 livros infantojuvenis para valorizar a cultura negra com os alunos
“Não estudar heroínas negras é negar parte importante da nossa história”

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Vídeo conta a história de Aqualtune, avó de Zumbi dos Palmares

Princesa do Congo, ela liderou batalha contra Portugal e foi trazida ao Brasil como escrava

há 6 anos
Notícias

Confira 4 vídeos e podcast sobre expedições oceânicas

Materiais ajudam a ensinar sobre oceanos e a conscientizar alunos em relação a questões ambientais

há 1 semana
Notícias

Descubra 7 curtas e documentários sobre feminismo negro 

Apresentar o tema na educação básica ajuda a promover uma visão mais crítica, inclusiva e transformadora da sociedade

há 3 semanas
Notícias

Veja 4 livros para trabalhar a cultura popular e o folclore

Conteúdos estão previstos nas áreas de artes, linguagens e ciências humanas e sociais aplicadas

há 1 mês

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.