O avanço das tecnologias digitais amplia as possibilidades de produção e consumo de conteúdos, como áudios, vídeos e animações, exigindo adaptação para lidar com essas novas formas de comunicação. Para crianças e jovens, esse cenário demanda o uso de multiletramentos, que envolvem diferentes mídias e linguagens, além da escrita tradicional.
Para isso, entra em cena o chamado letramento digital, a habilidade de utilizar as tecnologias digitais de maneira eficaz e responsável. Isso envolve não apenas o domínio das ferramentas e recursos tecnológicos, mas também a capacidade de interpretar, produzir e compartilhar informações de forma crítica e segura no ambiente online. Os alunos devem entender como essas ferramentas impactam a vida cotidiana, as relações sociais, e o acesso à informação.
No âmbito escolar, trabalhar letramento digital exige capacitação de educadores em tecnologias digitais e integração dessas ferramentas no currículo de forma contextualizada.
A seguir, conheça cinco livros que ajudam a refletir sobre a importância do letramento digital na educação e suas possibilidades pedagógicas.
Letramento digital: o futuro da educação
Fábio Gomes da Silva, Adailson Nascimento Souza e Valtemir Ferreira (org); Paco Editorial, 2021
Com base em pesquisas do curso de Especialização em Letramento Digital da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), o livro busca promover o desenvolvimento dessa competência e a capacitação docente para práticas pedagógicas.
Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas
Ana Elisa Ribeiro e Carla Viana Coscarelli (org); Editora Autêntica, 2023
A obra convida à reflexão sobre a interação humano-máquina, o preparo das escolas e professores para a virtualidade e as transformações trazidas pelos ambientes digitais.
Tecnologias para aprender
Carla Viana Coscarelli (org.); Parábola Editorial, 2016
O livro reúne contribuições de especialistas sobre letramento digital, abordando como aprender a usar tecnologias de forma crítica, autônoma e cidadã. Com dez capítulos escritos por pesquisadores e professores, a obra explora temas como leitura, escrita, cidadania, formação de professores, consumo crítico e experiências digitais em sala de aula.
Letramentos digitais
Gavin Dudeney, Nicky Hockly e Mark Pegrum; Parábola Editorial, 2016
A publicação é uma ferramenta para professores e estudantes de Letras e áreas afins, com foco no letramento digital no ensino de línguas. Ela oferece recursos para aprimorar a prática de ensino de professores da educação básica, especialmente no ensino fundamental e médio.
Letramentos, Mídias, Linguagens
Roxane Rojo e Eduardo Moura; Parábola Editorial, 2019
O livro oferece conceitos centrais para entender o avanço das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e a necessidade de interpretar diversas linguagens, como imagens, sons, vídeos e textos.
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