A sigla STEM faz referência a quatro áreas do conhecimento: ciências, tecnologia, engenharia e matemática (em inglês: science, technology, engineering and mathematics). A proposta é integrá-las e articulá-las durante o ensino de conteúdos diversos, na maioria das vezes, por meio de metodologias ativas, como a aprendizagem por projetos.
Para orientar os professores de matemática e ciências sobre como fazer uso dessa abordagem em sala de aula, o Prêmio Respostas para o Amanhã elaborou e disponibilizou, gratuitamente e online, o infográfico STEM. Produzido a partir de bate-papos com educadores da rede pública, que opinaram sobre questões importantes para o ensino de ciências, o material interativo apresenta os fundamentos do STEM, as formas de construção do conhecimento científico, e, também, sua relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O Prêmio Respostas para o Amanhã é uma iniciativa do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e da Samsung. Além da opção interativa, também há uma versão em PDF do infográfico, que pode ser baixada para impressão.
Veja mais:
Glossário online explica conceitos relacionados à inovação da educação
Escola Pública de Robótica: cursos gratuitos em ambiente virtual oferecem formação para professores e alunos
Atividades lúdicas e espaço exclusivo na escola ajudam a aproximar meninas das ciências