O trabalho em grupo na escola tem como objetivo principal promover a cooperação dos alunos entre si na realização de um estudo ou atividade, assim como estimular habilidades necessárias para a boa convivência entre as pessoas. Entre seus ganhos está aproveitar as experiências de cada membro do grupo, promover habilidades de comunicação, de socialização, de troca de opiniões e melhorar a compreensão de um determinado conteúdo curricular.
Quando o assunto é a socialização, é por meio da interação em grupo que o aluno pode praticar como expressar ideias, escutar os colegas, ultrapassar a crítica para construir conhecimento de forma coletiva, tolerar e respeitar diferenças, entre outros.
A seguir, selecionamos seis links para ajudar o professor a sistematizar uma proposta de trabalho em grupo com a classe antes de colocá-la em ação. São materiais que trazem exemplos de técnicas, regras e formas de planejar essa atividade. Confira!
Método de Trabalho em Grupo – Manual de Psicopedagogia do Instituto de Educação Aberta e à Distância (IEDA)
A publicação apresenta aos professores os passos na organização de uma proposta pedagógica coletiva, trazendo exemplos de regras e formas como os grupos podem ser constituídos – se de modo aleatório, níveis de desempenho, afinidades e outros. Além disso, apresenta as formas como o professor pode atuar durante a atividade.
Técnicas de trabalho em grupo (Ufgrs)
O material disponibilizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufgrs) resume as propostas de Juan Diaz Bordenave e Adair Martins Pereira no livro “Estratégias de ensino-aprendizagem” (2002). Os autores recomendam atividades específicas de acordo com os objetivos que o professor deseje alcançar: por exemplo, fazer alunos de uma classe se expressarem, promover a discussão de um tema, aprofundar a observação de um fenômeno, entre outros.
Vídeo – Como fazer trabalho em grupo em salas de aula heterogêneas? (Instituto Claro)
O vídeo traz uma entrevista com uma das referências na sistematização de trabalhos em grupo no mundo, a pesquisadora da Universidade de Stanford Rachel Lotan. Ela responde sete perguntas sobre como fazer isso, apontando indicações e vantagens.
Reportagem – “Posso fazer sozinho?” (Appai)
A Associação Beneficente dos Professores Públicos Ativos e Inativos do Estado do Rio de Janeiro (Appai) apresenta propostas para este momento de atividade coletiva. Entre os exemplos, sugere disponibilizar apenas uma folha por grupo — incentivando os alunos a escreverem coletivamente — e oferecer papeis pré-determinados para cada membro, como mediador, relator, monitor de recursos, entre outros.
Dissertação – Trabalhos em grupos como estratégia pedagógica da prática docente na educação infantil, de Gleiciara Magalhães Freitas (UFMG)
Esta dissertação apresentada para o Mestrado Profissional em Educação e Docência da UFMG apresenta um material didático de apoio ao professor que deseja aplicar atividades coletivas na educação infantil. A cartilha apresenta dicas de planejamento, organização dos grupos, função dos professores e estratégias diversas .
Artigo – Agrupamentos cooperativos: uma estratégia metodológica para se trabalhar a diversidade, de Rosangela Berese (SEED-PR)
As classes são formadas por alunos em diferentes níveis de desenvolvimento, ritmos e estilos de aprendizagem. Para melhorar os processos de aprendizagem neste contexto de diversidade, a autora propõe agrupamentos em sala de aula, com alunos em níveis próximos ou distantes de desenvolvimento e aprendizagem. Para isso, a autora também propõe aplicar princípios da aprendizagem cooperativa no processo.
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