O trabalho em grupo na escola tem como objetivo principal promover a cooperação dos alunos entre si na realização de um estudo ou atividade, assim como estimular habilidades necessárias para a boa convivência entre as pessoas. Entre seus ganhos está aproveitar as experiências de cada membro do grupo, promover habilidades de comunicação, de socialização, de troca de opiniões e melhorar a compreensão de um determinado conteúdo curricular.

Quando o assunto é a socialização, é por meio da interação em grupo que o aluno pode praticar como expressar ideias, escutar os colegas, ultrapassar a crítica para construir conhecimento de forma coletiva, tolerar e respeitar diferenças, entre outros.

A seguir, selecionamos seis links para ajudar o professor a sistematizar uma proposta de trabalho em grupo com a classe antes de colocá-la em ação. São materiais que trazem exemplos de técnicas, regras e formas de planejar essa atividade. Confira!

Método de Trabalho em Grupo – Manual de Psicopedagogia do Instituto de Educação Aberta e à Distância (IEDA)

A publicação apresenta aos professores os passos na organização de uma proposta pedagógica coletiva, trazendo exemplos de regras e formas como os grupos podem ser constituídos – se de modo aleatório, níveis de desempenho, afinidades e outros. Além disso, apresenta as formas como o professor pode atuar durante a atividade.

Técnicas de trabalho em grupo (Ufgrs)

O material disponibilizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufgrs) resume as propostas de Juan Diaz Bordenave e Adair Martins Pereira no livro “Estratégias de ensino-aprendizagem” (2002). Os autores recomendam atividades específicas de acordo com os objetivos que o professor deseje alcançar: por exemplo, fazer alunos de uma classe se expressarem, promover a discussão de um tema, aprofundar a observação de um fenômeno, entre outros.

Vídeo – Como fazer trabalho em grupo em salas de aula heterogêneas? (Instituto Claro)

O vídeo traz uma entrevista com uma das referências na sistematização de trabalhos em grupo no mundo, a pesquisadora da Universidade de Stanford Rachel Lotan. Ela responde sete perguntas sobre como fazer isso, apontando indicações e vantagens.

Reportagem – “Posso fazer sozinho?” (Appai)

A Associação Beneficente dos Professores Públicos Ativos e Inativos do Estado do Rio de Janeiro (Appai) apresenta propostas para este momento de atividade coletiva. Entre os exemplos, sugere disponibilizar apenas uma folha por grupo — incentivando os alunos a escreverem coletivamente — e oferecer papeis pré-determinados para cada membro, como mediador, relator, monitor de recursos, entre outros.

Dissertação – Trabalhos em grupos como estratégia pedagógica da prática docente na educação infantil, de Gleiciara Magalhães Freitas (UFMG)

Esta dissertação apresentada para o Mestrado Profissional em Educação e Docência da UFMG apresenta um material didático de apoio ao professor que deseja aplicar atividades coletivas na educação infantil. A cartilha apresenta dicas de planejamento, organização dos grupos, função dos professores e estratégias diversas .

Artigo – Agrupamentos cooperativos: uma estratégia metodológica para se trabalhar a diversidade, de Rosangela Berese (SEED-PR)

As classes são formadas por alunos em diferentes níveis de desenvolvimento, ritmos e estilos de aprendizagem. Para melhorar os processos de aprendizagem neste contexto de diversidade, a autora propõe agrupamentos em sala de aula, com alunos em níveis próximos ou distantes de desenvolvimento e aprendizagem. Para isso, a autora também propõe aplicar princípios da aprendizagem cooperativa no processo.

Veja mais:

10 metodologias ativas de aprendizagem explicadas

11 opções de avaliação para substituir ou complementar a prova tradicional

5 dinâmicas presenciais e virtuais para encerramento do ano letivo

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 4 semanas
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 4 semanas
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 2 meses
Notícias

Veja 7 livros com histórias em quadrinhos para ensinar sobre Primeira e Segunda Guerra

Obras trazem abordagens visuais e narrativas que atraem o interesse dos alunos sobre os conflitos

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.