A mediação da leitura é importante para a formação de novos leitores. O professor, ao iniciar a tarefa, tem a função de escolher a obra com cuidado, estudá-la, promover a leitura em conjunto, despertar a curiosidade dos alunos para os temas propostos no livro e ouvir suas considerações sobre aquilo que acabaram de ler.

Esse processo envolve não apenas os pedagogos dos anos iniciais, como docentes de diversas disciplinas – incluindo língua portuguesa. Além disso, formar leitores exige também o conhecimento de ferramentas diversificadas para aproximar o estudante da publicação, teorias, sugestões de boas práticas e reflexões sobre a formação inicial e continuada do professor.

A seguir, confira 6 indicações de livros que ajudam os docentes a promoverem a leitura em sala de aula.

 

Leitura e mediação pedagógica em perspectivas: olhares múltiplos na formação leitora

Ivan Vale de Souza (org.), Paco Editorial, 2018
As reflexões compiladas no livro reiteram a perspectiva de que formar leitores é tarefa de todos os docentes e disciplinas e que o desenvolvimento da leitura ocorre mediado por estratégias de conhecimento. “As mediações pedagógicas representam ações eficazes no plano formativo, ético, humanitário e cidadão do sujeito como autor de sua trajetória”, indica a obra.

 

Leitura e mediação pedagógica

Stella Maris Bortoni-Ricardo, Editora Parábola, 2012
O livro destaca a importância não apenas da heterogeneidade linguística para fomentar a leitura, mas da heterogeneidade cultural e de visão de mundo dos alunos, principalmente daqueles vindos de grupos menos letrados. “(Ele) se insere numa lacuna pedagógica: o desenvolvimento de um acervo de estratégias mediacionais que implementem o conhecimento enciclopédico, necessário à compreensão durante a leitura de textos didáticos ou paradidáticos, com alunos estudantes de redes sociais de cultura predominantemente oral”, aponta.

 

Interação e mediação de leitura. Literatura para infância

Flávia Brocchetto Ramos e Neiva Senaide Petry Panozzo, Editora Global, 2011
A obra apresenta pressupostos teóricos que explicitam a importância do livro, examina a obra de autores que se dedicaram à literatura infantil, e, por último, oferece roteiros de trabalho em sala de aula.

 

A arte de criar leitores: reflexões e dicas para uma mediação eficaz

Goimar Dantas, Editora Senac São Paulo, 2019
A partir de sua própria experiência de como se tornou leitora, a autora apresenta reflexões teóricas sobre o universo dos livros e traz dicas importantes e práticas para todos os que buscam despertar no outro o gosto pela leitura. “E quem pode estimular o prazer pela leitura? Qualquer pessoa que tenha essa paixão: de pais e professores a bibliotecários e booktubers“, explica. “Mas é preciso preparar-se, fazer pesquisas, debruçar-se sobre livros, temas, críticas e estar atento às novidades do mundo que pretende apresentar ao leitor/ouvinte”, aponta.

 

Leitura e mediação: reflexões sobre a formação do professor

Juliana Bertucci Barbosa e Marinalva Vieira Barbosa, Editora Mercado de Letras, 2013
A obra é resultado de discussões do Seminário Inaugural e do curso de aperfeiçoamento do projeto “Práticas de leitura: formação continuada de professores da rede pública do Triângulo Mineiro”, financiado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). A iniciativa foi realizada em Uberaba, em 2011 e 2012. Os autores ressaltam a necessidade de investir em ações que promovam a formação continuada de professores e levem os alunos a desenvolverem práticas significativas de ensino da leitura em seu cotidiano.

 

De mãos dadas com a leitura: a literatura infantil nos anos iniciais

Renata Cavalcanti Eichenberg, Editora Mediação, 2015
O método de leitura literária apresentado no livro destaca o papel dos professores dos anos iniciais. A autora apresenta uma proposta de trabalho para auxiliar os docentes a planejarem e promoverem atividades de leitura lúdicas e instigantes.

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Crédito da imagem: AnnaViolet – iStock

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