Ler livros coletivamente e reunir os alunos para um debate sobre os temas tratados na obra podem ser boas alternativas para o estímulo à leitura. Além disso, os encontros são fontes de socialização e ajudam a estreitar laços. Por esse motivo, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo disponibilizou cinco dicas para professores e estudantes que desejam criar um clube de leitura em suas escolas. As orientações podem ser seguidas por pessoas de qualquer rede ou região do país. Confira!
Forme seu grupo
Identifique na escola alunos de diferentes turmas que gostam de ler ou que tenham interesse em criar um clube de leitura. O chamamento pode ser realizado por meio de cartazes ou anúncios nas redes sociais e aplicativos de mensagem. A única regra é estar disponível para encontros regulares no contraturno.
Defina a obra a ser estudada
Com a ajuda do grupo formado, elabore uma lista de obras ou de temas que gostariam de ser discutidos pelos membros. As opções listadas devem ser votadas e a campeã será lida pela turma. Se houver dificuldade em chegar em um consenso, é possível fazer um sorteio. Para quem está no ensino médio, uma boa dica é optar por livros que são leituras obrigatórias no vestibular do seu estado.
Escolha o local da reunião
As reuniões podem ocorrer na casa de um dos membros ou, se houver possibilidade, na sala de leitura, biblioteca ou outro espaço da escola. O ideal é que o local da reunião seja de fácil acesso para todos.
Determine um tempo para o encontro
Uma dica é começar com uma hora de duração. Quando todos estiverem acostumados e conforme a leitura for avançando, esse tempo pode ser gradativamente expandido. Fique apenas alerta para as reuniões não serem longas e cansativas, o que pode desestimular os participantes.
Resuma as discussões em um documento
Se for do interesse de todos, resuma e registre alguns pontos que foram discutidos. O documento pode ser disponibilizado a todos ao final do livro lido.
Veja mais:
Clubes de leitura ajudam a formar novos leitores
Educadores de todo o Brasil podem solicitar gratuitamente o Guia do Livro Infantil, do clube A Leiturinha
Crédito da imagem: Nattanon Kanchak – iStock