As experiências do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) desenvolvidas pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) foram reunidas em um livro. Os impactos do Pibid na iniciação à docência na Uergs reúne 22 artigos inéditos e está disponível gratuitamente pela internet.
“Os textos apresentam e descrevem o modo como os participantes do programa – bolsistas de iniciação à docência, coordenadores de área, supervisores e gestores – vêm atuando e construindo suas reflexões sobre identidade e formação docente nos cursos de licenciatura na Uergs”, descreve a pró-reitora de ensino, Gabriela Silva Dias, na abertura da obra.
Atualmente, a Uergs conta com dez subprojetos do Pibid, sendo seis de graduação em pedagogia e quatro em artes (artes visuais, dança, música e teatro). Eles estão distribuídos em seis municípios – Alegrete, Bagé, Cruz Alta, Litoral Norte/Osório, São Francisco de Paula, São Luiz Gonzaga e Montenegro.
“Desde sua implantação, o Pibid vem mostrando, claramente, sua importância na iniciação à docência – através de seus desdobramentos nas atividades de pesquisa e de extensão – também na formação continuada de docentes e, fundamentalmente, na ampliação da parceria entre a Universidade e as escolas da educação básica”, assinala Dias. “Seu diferencial está fortemente marcado pela inserção do aluno, futuro professor, na escola desde o início do curso”.