As experiências do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) desenvolvidas pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) foram reunidas em um livro. Os impactos do Pibid na iniciação à docência na Uergs reúne 22 artigos inéditos e está disponível gratuitamente pela internet.

“Os textos apresentam e descrevem o modo como os participantes do programa – bolsistas de iniciação à docência, coordenadores de área, supervisores e gestores – vêm atuando e construindo suas reflexões sobre identidade e formação docente nos cursos de licenciatura na Uergs”, descreve a pró-reitora de ensino, Gabriela Silva Dias, na abertura da obra.

Atualmente, a Uergs conta com dez subprojetos do Pibid, sendo seis de graduação em pedagogia e quatro em artes (artes visuais, dança, música e teatro). Eles estão distribuídos em seis municípios – Alegrete, Bagé, Cruz Alta, Litoral Norte/Osório, São Francisco de Paula, São Luiz Gonzaga e Montenegro.

“Desde sua implantação, o Pibid vem mostrando, claramente, sua importância na iniciação à docência – através de seus desdobramentos nas atividades de pesquisa e de extensão – também na formação continuada de docentes e, fundamentalmente, na ampliação da parceria entre a Universidade e as escolas da educação básica”, assinala Dias. “Seu diferencial está fortemente marcado pela inserção do aluno, futuro professor, na escola desde o início do curso”.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Livro online gratuito reúne experiências do Pibid realizadas pela Unesp

E-book apresenta 17 atividades nas áreas de ciências exatas e da natureza

há 4 anos
Notícias

Com Lei do Bullying, escolas não poderão mais ser omissas sobre intimidações

Segundo especialista, diretores devem oferecer formação aos professores, pais e alunos

há 6 anos
Notícias

Educação em direitos humanos combate desrespeito e violência nas escolas

Projeto “Respeitar é Preciso!” oferece formação para professores da rede municipal de São Paulo

há 7 anos
Notícias

Fortalecer o trabalho em equipe é principal desafio do coordenador pedagógico

Articular professores, gestores e funcionários impede que profissional fique sobrecarregado

há 7 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.