Está disponível para download gratuito o livro “Pibid/Unesp Forma(a)ação de professores: percursos e práticas pedagógicas em Ciências Exatas e da Natureza”. A obra foi publicada pela Oficina Universitária, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Marília.

A publicação apresenta 17 capítulos que descrevem atividades desenvolvidas nos últimos quatro anos por subprojetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), da Unesp, nas áreas de ciências exatas e da natureza. Ela ainda destaca a valorização da formação inicial e continuada de professores da educação básica no âmbito da universidade.

No prefácio, o docente da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Nilson de Souza Cardoso, aponta a importância do livro por defender o desenho pedagógico do Pibid. O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que estagiam nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. Articulando, assim, a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.

“Ele é caracterizado pela aproximação efetiva entre a instituição formadora e o espaço de atuação profissional, pela parceria firmada por sujeitos e seus saberes, em torno da edificação de futuros educadores. Dito de outro modo, pela inter-relação entre universidade e escola, professores formadores e docentes da educação básica, problematizando sobre o fazer docente dentro dos processos do exercício profissional. Onde e quando já havíamos vivenciado processos semelhantes?”, questiona.

Crédito da imagem: Freepik

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Livro online analisa impacto do Programa Pibid na formação docente

Obra reúne experiências realizadas no Rio Grande do Sul nas graduações de pedagogia e artes

há 6 anos
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 3 semanas
Notícias

Veja 7 livros com histórias em quadrinhos para ensinar sobre Primeira e Segunda Guerra

Obras trazem abordagens visuais e narrativas que atraem o interesse dos alunos sobre os conflitos

há 3 semanas
Notícias

Saberes ancestrais: 7 links para desenvolver práticas pedagógicas sobre o tema

Para pesquisador, conhecimentos dos povos tradicionais e originários são a base da nossa história

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.