O Centro Paula Souza (CPS), do Estado de São Paulo, disponibilizou um curso livre online gratuito de Arduíno. Com duração de 30 horas, divididas em quatro módulos, ele conta com videoaulas que apresentam os passos para utilizar a ferramenta, abordando desde os componentes do hardware e sua linguagem de programação, até como fazer a aplicação e o projeto final.

As aulas podem ser acessadas via plataforma online do CPS mediante a um cadastro. Não há necessidade de processo seletivo e alunos e professores podem estudar no momento do dia que for mais oportuno. Após sua conclusão, é realizada uma avaliação online para emissão de certificado.

Fácil de programar

O Arduíno é uma plataforma de prototipagem eletrônica de baixo custo e hardware livre composto por uma placa única. Ele é barato, eficiente e pode ser programado com facilidade, o que faz da ferramenta uma ótima opção para estudantes elaborarem um ambiente de interação entre diversos tipos de objetos. É possível usá-lo, por exemplo, para automatizar eletrodomésticos ou o sistema de irrigação de um jardim, controlar robôs, criar brinquedos e novos equipamentos.

Para que a placa funcione, basta conectar o dispositivo ao computador por meio de um cabo USB e configurar sua própria programação, que pode ser combinada a outros acessórios, como displays, leds e sensores.

Para professores, o Arduíno e sua linguagem de programação podem ser utilizados como ferramenta para o ensino de conteúdos de matemática e física.

Este é o décimo curso livre lançado pelo Centro Paula Souza na modalidade massive open online course (Mooc, sigla em inglês para curso online aberto e massivo). As outras nove formações são Autocad, Canvas, Felicidade, Gestão de Conflitos, Gestão de Pessoas, Gestão do Tempo, Mediação em EaD, Mercado de Trabalho e Vendas.

Veja mais:
Grupo de pesquisas disponibiliza laboratório de ciências a distância para escolas públicas
Mostra de robótica na escola ajuda a fixar aprendizagem
Alunos criam projetos para ilustrar presença da Matemática no dia a dia

1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Vera Lucia Barbosa
Vera Lucia Barbosa
5 anos atrás

Sou professora de Ciências Naturais no curso FII e tudo para mim é muito novo.Estou interessada e desejando muito receber as novidades. Vou fazer o curso online e fazer com que as minhas aulas sejam mais interessantes e com muita motivação para que os alunos curtam com muito aprendizado.

Talvez Você Também Goste

Notícias

Cartilha da USP explica nanotecnologia para estudantes do ensino médio

Autores indicam associação dessa área da ciência a conteúdos de física, química, matemática e biologia

há 5 anos
Notícias

6 links para usar a programação como método de ensino

Materiais auxiliam o professor a ensinar física e matemática utilizando as linguagens Scratch e Python

há 6 anos
Notícias

Programação para crianças: lógica, criatividade e trabalho em equipe

Vencedor do Edu4.me, projeto Konfide Geeks estimula ensino de conteúdos interdisciplinares com jogos e desafios

há 9 anos
Notícias

Programação de computadores é aliada no desenvolvimento de crianças

Conheça o CodeClub Brasil e saiba como montar um Clube de Programação

há 10 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.