A Revista de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) disponibilizou, na internet, o artigo “Cultura de paz como componente da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: dilemas e possibilidades”, dos professores Nei Alberto Salles Filho e Virgínia Ostroski Salles. O texto discute a inclusão do tema na LDB, ocorrida em maio de 2018, e as possibilidades que ele traz ao universo escolar.

Contra o risco de ter as práticas pedagógicas da cultura da paz tratadas na perspectiva do senso comum, os autores defendem o resgate dos conhecimentos teóricos e metodológicos já estabelecidos.

“Uma Educação para a Paz que relaciona a paz como um aprendizado da relação dos valores humanos com os direitos humanos, pressupondo o processo de mediação dos conflitos e redimensionado pela ideia de sustentabilidade da vida e do planeta, através de relações convivenciais mais humanas”, sintetiza o artigo.

Além disso, os pesquisadores reforçam a necessidade de considerar a realidade brasileira atual na construção das práticas. “Tanto na conjuntura referente às múltiplas violências escolares quanto ao discurso que a educação brasileira vem produzindo nas últimas décadas, muito marcado pelas referências à cidadania, formação humana e social. A partir disso, apresentamos uma proposta de Educação para a Paz já construída dentro destas perspectivas”, explica o texto.

Veja mais:
Aplicar cultura de paz na escola exige práticas combinadas entre diversas disciplinas
“Escola pública é fundamental para construir a paz”, diz professor de Harvard

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