Música, canto e linguagem musical permitem que os alunos desenvolvam habilidades importantes para o século 21. A lista inclui sensibilização, criatividade, consciência corporal, cooperação, socialização, disciplina e valorização da diversidade na sociedade. Além disso, quando presente na escola, a educação musical ajuda a ampliar o repertório cultural dos estudantes, aproximando-os de estilos, vanguardas e artistas com os quais eles poderiam não ter contato fora do ambiente escolar.
Apesar de não ter uma disciplina exclusiva na escola pública, a educação musical é de ensino obrigatório, de acordo com a lei nº 11.769/2008. O mais comum é que ela seja desenvolvida como uma linguagem no ensino de artes. Porém, outras disciplinas e projetos interdisciplinares podem se valer desse conteúdo. A seguir, escolhemos seis conteúdos que trazem práticas e propostas educativas capazes de inspirar os professores que trabalham na educação básica a introduzir os alunos no universal musical.
Vídeo: Práticas criativas na educação musical – Possibilidades na educação básica (2020)
O professor Wagner Mitsuo Sassaki é o entrevistado deste vídeo, que conta com a mediação das professoras do curso de música da Universidade de Taubaté (Unitau), Andrea Consolino e Eliana Salgado. Ele aborda o processo de criação musical de crianças, experiências com flauta e formas lúdicas e didáticas de apresentar os sons das notas musicais e seus registros em partituras para os alunos.
Artigo: Práticas para o ensino da música nas escolas de educação básica (2009)
Os pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba Luis Ricardo Silva Queiroz e Vanildo Mousinho Marinho apresentam propostas e práticas diversificadas para subsidiar a atuação do professor de música na educação básica. Uma das propostas pretende valorizar o conhecimento e gostos dos alunos, trazendo ritmos musicais como o rap para as aulas.
Dissertação: Educação musical no ensino médio, uma proposta (2016)
A dissertação para o mestrado profissional em artes de Felipe Zamuner Vecchini sugere uma proposta de educação musical que utiliza a expressão cultural do maracatu. Para isso, traz como exemplo uma sequência didática trabalhada com alunos de ensino médio de uma escola pública da rede estadual em Piracicaba (SP). Por meio de exercícios práticos de percepção rítmica e de percussão corporal, os estudantes ampliaram seu repertório cultural acerca da diversidade de ritmos existentes na região.
E-book: O currículo em educação musical – Uma proposta para a educação básica (2020)
A publicação resulta da pesquisa do professor Bruno Félix da Costa Almeida realizada junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). O objetivo foi elaborar uma proposta curricular em Educação Musical para o Colégio Gaspar Silveira Martins, considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destinada à educação infantil, ensino fundamental e médio. “O livro pode auxiliar o professor educador-musical, bem como os propositores de currículos em música”, destaca o educador na apresentação do trabalho.
Vídeo: O ensino de música em cursos técnicos integrados: experiências curriculares no ensino médio (2020)
O Grupo de Estudos e Pesquisas Inventa Educação Musical, da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), traz a professora Tereza Cristina Benevenutti Lautério (Instituto Federal Catarinense – Sombrio) para discutir o tema com alunos de graduação e pós-graduação em música. A docente aborda temas como: planejamento das aulas nessa etapa de ensino; a inclusão no ensino de música e as contribuições dos alunos nas aulas. Também apresenta uma proposta de aula sobre composição.
Vídeo: Arte e inovação em tempos de pandemia – Educação musical (2020)
A Universidade Federal de Goiás (UFG) traz um debate sobre a educação musical em tempos de isolamento social. A mesa virtual é composta pelas professoras do Departamento de Música da Universidade de Brasília (Unb), Maria Cristina de Carvalho e Maria Isabel Montadon.
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