A dislexia é um distúrbio da linguagem que afeta habilidades como leitura, soletração e escrita. Assim, é uma condição que dificulta o processo de aprendizagem de crianças e jovens, além de exigir do professor conhecimento para pensar alternativas que estimulem o desenvolvimento do aluno em sala de aula.

A seguir, separamos seis materiais em diferentes formatos que apresentam os sintomas mais comuns da dislexia, como ela pode ser diagnosticada na escola, além de possíveis intervenções que melhoram a interação com estudantes disléxicos em classe. São vídeos, e-books, reportagem e um curso online gratuito que podem ser acessados por docentes de todas as etapas da educação básica.

Curso online – Entendendo a dislexia

Em oito horas de aula, este curso online e gratuito esclarece o que é dislexia, as principais teorias sobre suas causas, formas de identificá-la e ainda destaca quais são os direitos de pessoas com essa condição. O conteúdo é desenvolvido pelo Instituto ABCD, em parceria com a Associação Britânica de Dislexia (BDA, na sigla em inglês).

E-book – 10 perguntas e respostas para entender a dislexia

O livro digital é assinado pela pedagoga Patrícia Gonçalves e pela psicóloga Amanda Peixoto. A primeira parte do material foca em aspectos conceituais do transtorno e suas manifestações, seguida do diagnóstico e intervenções comuns. Na sequência, traz recomendações aos pais e professores para a melhor adaptação de pessoas com dificuldades de leitura. O e-book é disponibilizado gratuitamente em PDF.

E-book: Orientações a pais de crianças com dislexia durante o período de atividades educacionais remotas

O material elaborado por pesquisadores acadêmicos, em parceria com Associação Brasileira de Dislexia, é dividido em cinco partes: características e possíveis dificuldades relacionadas à dislexia; preocupações que os pais não devem ter durante o ensino remoto; formas de ajudar em atividade acadêmicas; dicas de ações que podem ser realizadas e locais onde encontrar ideias e orientações. O e-book é disponibilizado gratuitamente em PDF.

Artigo – Como interagir com o disléxico em sala de aula?

O conteúdo elaborado pela Associação Brasileira de Dislexia, em parceria com a Associação Internacional de Dislexia. De forma prática, lista iniciativas que facilitam e estimulam a interação com alunos que têm o transtorno; possíveis dificuldades enfrentadas pelos educadores em sala de aula; aspectos relacionados à avaliação do estudante e legislação atual sobre o tema.

Reportagem – Quais sinais podem identificar um aluno disléxico?

Professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e fundadora da plataforma para professores “Dislexia Brasil”, Ângela Pinheiro lista comportamentos e sintomas que ajudam o docente da educação básica a identificar o aluno disléxico. Tópicos que passam por leitura, memória, orientação espacial e nomeação de objetos.

Vídeo – Sintomas da dislexia podem ser minimizados antes mesmo do diagnóstico, explicam especialistas

A TV Senado reuniu a neuropsicopedagoga Vanísia Botelho e a fonoaudióloga Renata Monteiro Teixeira para uma explicação sobre dislexia, sintomas e intervenções pedagógicas. As especialistas explicam que é possível realizar ações com a criança para minimizar os sintomas provocados pelo distúrbio mesmo antes do processo de alfabetização.

Veja mais:

Cartilha orienta professores de matemática sobre discalculia

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

11 opções de avaliação para substituir ou complementar a prova tradicional

Instrumentos permitem averiguar avanços e lacunas na aprendizagem do aluno de forma contínua

há 2 dias
Notícias

10 podcasts para entender os livros do vestibular Unicamp 2022

Análises de especialistas auxiliam estudantes a se prepararem para o exame

há 5 dias
Notícias

“Séries violentas como Round 6 precisam ter mediação de adulto”, alerta ONG

Acesso livre a conteúdos nas plataformas de streaming é desafio para pais e professores

há 2 semanas

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.