Os povos africanos escravizados no Brasil trouxeram consigo um rico repertório de saberes. Contribuições que foram ressignificadas pela interação entre pessoas vindas de diferentes regiões e grupos étnicos da África, e também por disputas e intercâmbios com as culturas portuguesas e indígenas.

O encontro entre essas distintas formas de ser e estar no mundo, somado à necessidade dos africanos escravizados em resistir às tentativas de aniquilamento e apagamento de suas tradições pelo homem branco, resultou em uma cultura singular: a afro-brasileira. 

Para ampliar o conhecimento dos estudantes sobre essa matriz da identidade nacional e combater o racismo estrutural, foi sancionada, em 2003,  a Lei 10.639, que tornou obrigatória no currículo escolar a história e cultura afro-brasileira e africana. Infelizmente, 20 anos após sua promulgação, a lei é desrespeitada por 71% das redes municipais. 

Para reforçar a importância dessa temática junto a professores e redes, apresentamos cinco livros sobre a história da cultura afro-brasileira. Confira a seleção!

Uma história da cultura afro-brasileira

Walter Fraga e Wlamyra R. De Albuquerque, Editora Moderna, 2009

Com base em extensa pesquisa e fundamentado em fontes históricas, sociológicas e antropológicas, o livro revela como a herança africana influenciou e enriqueceu diversos aspectos da sociedade brasileira, desde a religião e a música até as práticas cotidianas e a forma de pensar. A obra foi a ganhadora do Prêmio Jabuti na categoria de livro didático e paradidático em 2010.

África e Brasil: História e cultura

Eduardo D´Amorim, FTD, 2016

Frequentemente, a relação entre o continente africano e o Brasil é limitada a alguns elementos culturais, como hábitos alimentares, termos incorporados à língua portuguesa, ritmos e instrumentos musicais. Segundo o autor, o livro se propõe a investigar outros entrelaçamentos que resultaram na cultura afro-brasileira, incluindo termos socioculturais e políticos. 

História e cultura afro-brasileira 

Regiane Augusto de Mattos, Editora Contexto, 2007

Com uma linguagem acessível, a obra descreve como, apesar dos desafios impostos pela escravidão no Brasil, os africanos e seus descendentes encontraram maneiras de se organizar e expressar suas culturas, exercendo uma profunda influência na sociedade brasileira. 

História e cultura africana e afro-brasileira

Nei Lopes, Barsa Planeta, 2008

Ganhador do Prêmio Jabuti como melhor livro paradidático em 2009, a obra é dividida em oito capítulos que percorrem o passado da África e suas conexões com o Brasil. Também enfatiza discussões como a resistência ao tráfico e à escravidão; a real dimensão de instituições como a religiosidade afro e suas manifestações culturais; a multiculturalidade do Brasil, entre outras.

História da África e do Brasil afrodescendente 

Ynaê Lopes dos Santos, Editora Pallas, 2017

O livro tem em vista explorar como as sociedades africanas tiveram uma relação direta com a história do Brasil, apesar da pouca documentação e silenciamento sofrido pelos africanos e seus descendentes no país.

Veja mais:

Livros didáticos de história apresentam informações desatualizadas sobre ex-escravos

Representação nos livros didáticos: materiais trazem identidade negra ligada apenas a escravismo e pobreza

História negra: documentário ‘Emicida: AmarElo – É tudo para Ontem’ pode ser usado em aula

7 planos de aula para debater o racismo e conhecer pensadores negros 

7 livros para apresentar a riqueza cultural africana aos alunos

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 links para aplicar a escuta ativa na escola

Habilidade melhora a cooperação entre alunos e educadores

há 5 dias
Notícias

5 atividades para avaliar as habilidades socioemocionais da classe

Pesquisadoras listam cuidados para uma investigação efetiva

há 4 semanas
Notícias

5 links para orientar visitas escolares a museus

Incorporar visitação ao conteúdo didático exige planejar atividades antes, durante e depois

há 1 mês
Notícias

5 livros para conhecer e aplicar a mediação de conflitos na escola

Prática ajuda envolvidos a reestabelecerem vínculos e a encontrarem resolução juntos

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.