A desvalorização do trabalho docente já era uma realidade para muitos profissionais antes do início da pandemia de covid-19 em 2020. A demanda por aulas remotas e ensino híbrido em um contexto de professores e alunos sem infraestrutura tecnológica, porém, agravou esse quadro de precarização. Agora, educadores buscam entender as principais dificuldades vividas pelos professores durante os meses de isolamento social e as tendências de uberização da profissão que podem ser herdadas e se farão presentes nos próximos anos.

A seguir, confira quatro vídeos e artigo, nos quais pesquisadores da educação analisam a questão:

Artigo – A Precarização do Trabalho Docente Intensificada no Contexto Pandêmico: Relato de Experiência, de Cristiane Alves Viana e Maridelma Laperuta Martins (2022)

O texto traz um relato de experiência da pedagoga da rede estadual do Paraná e professora da rede municipal de Foz do Iguaçu (PR) Cristiane Viana. “Foram realizadas parcerias privadas para que a modernização chegasse às escolas, contudo ignorou-se que as tecnologias não fazem milagres, não basta existir um aplicativo, uma sala de aula online ou um canal de TV para que o processo ensino-aprendizagem aconteça, antes é preciso que as pessoas tenham recursos adequados e conhecimentos para acessar essas tecnologias”, opina.

Artigo – Mercantilização da educação, precarização do trabalho docente e o sentido histórico da pandemia covid 19, de Roberto Leher (2022)

O artigo discute a plataformização do trabalho docente e a sua relação com a mercantilização da educação. “As corporações de tecnologia (BigTechs) que, em linha
com organismos internacionais, situaram a pandemia de covid-19 como uma
oportunidade de novos negócios na educação”. Além disso, reflete sobre possibilidades de defesa de uma educação pública não mercantil.

Artigo – Aprofundamento da precarização da educação e da docência em tempos pandêmicos, de Jetson Lourenço Lopes da Silva (2022)

O artigo reflete sobre a relação entre a crise sanitária da pandemia e como o trabalho docente passou a ser realizado. “A exploração está sendo potenciada sobre a atividade laborativa dos educadores por meio do excedente de tempo dispensado no exercício da profissão e na intensificação do ritmo de trabalho. A demarcação da fronteira que delimita o distanciamento do tempo de trabalho pago e do tempo de trabalho não pago tem sido encurtada com a exigência de maior disponibilidade para as atividades do universo educativo”.

Artigo – Precarização do Trabalho Docente: reflexões em tempos de pandemia e pós pandemia, de Claudia Cristiane Andrade Barros e outros (2021)

“Educação à distância, ensino remoto e aprendizagem híbrida são modelos de ensino que podem vir a contribuir no ensino eficaz em um era digital, entretanto, o professor, como sujeito partícipe neste processo, precisa ser valorizado”, analisam os autores.

Vídeo – Trabalho docente em tempos de pandemia: entre ataques e desvalorização (ANPEd, 2020)

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) reuniu a professora e ex-presidente da ANPEd Andréa Gouveia Barbosa (UFPR) e o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, para discutir o trabalho docente na pandemia. A mediação ficou por conta da docente e vice-presidente da Associação pela região Centro-Oeste Miriam Alves (UFG).

No vídeo, eles debatem como questões anteriores à pandemia agravaram o trabalho docente nos meses de isolamento social, em especial a emenda constitucional 95 e a falta de diálogo do governo federal com os professores na construção de políticas públicas.

Veja mais:

Trabalho docente no isolamento: professores compartilham experiências

TIC Educação 2021: mesmo com carências, professores relatam maior uso de tecnologia

TIC Educação 2020: Maioria das escolas fez atividades com tecnologia na pandemia, mas falta de dispositivos foi entrave

Crise econômica aumenta alunos na escola pública e prejudica financiamento da educação

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