Igualdade de gênero, racial, acesso democrático à educação e preservação da água são algumas das metas da chamada Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Esse plano de ações conta com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a serem alcançados em 15 anos a partir de 2015. Para isso, diversos países do mundo assumiram o compromisso de ajudar na sua viabilização, incluindo o Brasil.

Os 17 ODS podem ser trabalhados com crianças e adolescentes em idade escolar de forma lúdica, por meio de livros. Para isso, uma parceria entre diversas instituições da sociedade civil lançou o Clube de Leitura ODS, que reúne 176 obras para alunos de 6 a 12 anos.

Assinam a iniciativa o Brazilian Publishers, a International Publishers Association (IPA), a Câmara Brasileira do Livro (CBL), a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (Febab).

A seguir, indicamos um livro para explicar cada um dos 17 ODS. A lista completa de indicações você encontra no site da Câmara Brasileira do Livro.

ODS 1 – Erradicação da pobreza

da minha janela livro

Da minha janela

Otávio Júnior, Companhia das Letrinhas, 2017
Descobrirmos coisas incríveis ao abrir a janela e notar o mundo ao redor. É o que fez o narrador deste livro, que apresenta coisas, pessoas e animais que vê da sua janela em uma favela do Rio de Janeiro. Cores, traços, gestos, objetos, bichos e vidas que têm algo a ensinar. Prêmio Jabuti 2020 na categoria Infantil.

ODS 2- Fome zero e agricultura sustentável

O rei de quase tudo e as vinhas de ouro

Eliardo França e Mary França, Semear Ideias, 2020
A primeira história do Rei de Quase Tudo nasceu em 1974, quando foi premiado como melhor livro para crianças pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e recebeu menção honrosa na Bienal de Ilustrações de Bratislava, em 1975. Uma história de reflexão sobre o egoísmo e a paz.

ODS 3 – Saúde e bem estar

Família de todo jeito

Ana Claudia Bastos, ZIT Editora, 2015
De janela em janela, uma curiosa menina observa famílias com várias combinações: grandes, pequenas, coloridas, com dois papais ou com duas mamães. Em comum, todas vivem com muito amor!

ODS 4 – Educação de qualidade

A casa e o mundo lá fora: cartas de Paulo Freire para Nathercinha

Nathercia Lacerda, ZIT Editora, 2016
Durante sua infância, a pequena Nathercia mantém com seu primo, o pedagogo Paulo Freire, uma correspondência. Ela é uma menina e Paulo Freire sofre as consequências do exilio no Chile. Uma verdadeira viagem pela memória de uma infância.

ODS 5 – Igualdade de gênero

Caderno sem rimas da Maria

Lázaro Ramos, Pallas, 2013
O ator e autor Lázaro Ramos se inspira em sua filha para inventar e ressignificar palavras, mostrando que a liberdade da leitura nos faz viajar para lugares muito distantes

ODS 6 – Água potável e saneamento

Caminhos de São Francisco

Cristina Porto, Editora FTD, 2020
A obra apresenta a realidade vivida pelas pessoas que moram em cidades localizadas próximas ao rio São Francisco. Jaciobá nos guia por uma viagem que tem início no sertão de Alagoas e Sergipe, passa pela região da serra da Canastra, em Minas Gerais e termina no norte da Bahia.

ODS 7 – Energia limpa e acessível

Eu, Ota, o rio de Hiroshima

Jean-Paul Alègre, Temporal, 2019
O livro é narrado por Ota, personificação feminina do rio que corta a cidade de Hiroshima, no Japão. Ela reconstitui os episódios que antecederam o fatídico 6 de agosto de 1945, quando, pela primeira vez na história, uma bomba atômica foi lançada sobre civis. Ao nos conduzir pelo curso de suas águas, Ota oferece ao público um testemunho sob novo olhar, um ponto de vista sobre o episódio ainda não registrado: o da natureza.

ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico

Eu estou aqui: crianças que deixaram seus países para começar uma nova vida no Brasil

Maísa Zakzuk. Panda Books, 2019
Morar em um novo país, aprender uma nova língua, fazer novos amigos são os desafios enfrentados por crianças como Sebastien, do Haiti. Rimas, da Líbia e por outras dez crianças que compartilham suas histórias de refugiadas ou imigrantes.

ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura

Alinhavos: o futuro do planeta está no seu guarda-roupa

Alessandra Ponce Rocha, Panda Books, 2019
Você já refletiu sobre de onde vêm as roupas? Sabia que produzir uma camiseta exige cerca de 2 mil litros de água? E que grande parte das peças não pode ser reciclada? Neste livro, você conhece o processo de criação do vestuário, o impacto causado pela indústria da moda no meio ambiente e o que podemos fazer para praticar o consumo consciente.

ODS 10 – Redução das desigualdades

Zum zum Zumbiiiiiiii: história de Zumbi dos Palmares para crianças

Sonia Rosa, Pallas Míni, 2016
Dia 20 de novembro é o dia da consciência negra e de Zumbi dos Palmares. O livro apresenta para as crianças esse herói que lutou contra a escravidão no Brasil.

ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis

Greta e os gigantes

Zoë Tucker, Carochinha, 2019
Greta mora numa linda floresta ameaçada por criaturas enormes: os Gigantes, que cortaram árvores para fazer suas casas. Contra o problema, Greta teve uma ideia. O livro se baseou na vida de Greta Thunberg, que foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz.

ODS 12- Consumo e produção responsáveis

Sagatrissuinorana

Nelson Cruz e João Luiz Guimarães, ÔZé Editora, 2020
Homenagem a João Guimarães Rosa, o livro reconta a fábula dos Três Porquinhos, mas tendo como pano de fundo o rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho.

ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima

Estranhas criaturas

Cristóbal León e Cristina Sitja Rubio. WMF Martins Fontes, 2019
Ao voltarem de uma festa, os animais que habitam uma floresta encontram suas casas derrubadas. Os responsáveis são “estranhas criaturas”: os seres humanos. Os bichos procuram então mostrar aos humanos a gravidade do que eles fizeram.

ODS 14 – Vida na água

Águas encantadas

Maté, Gaia, 2015
São apresentadas três lendas de terras muito longínquas. As águas, doces ou salgadas, escondem criaturas maravilhosas: uma menina-sereia, uma ilha-crocodilo e um dragão chinês.

ODS 15 – Vida terrestre

A água e a águia

Mia Couto, Companhia das Letrinhas, 2017
Em um tempo distante, as águias dominavam os céus e viviam em comunhão com a terra e a água. Certo dia, parou de chover e, para evitar uma catástrofe, as águias recorreram ao próprio nome para criar água: tiraram o “i” dele, e assim a água voltou a surgir. Uma história sobre o poder das palavras e sua relação com a natureza, contada por um dos maiores escritores de língua portuguesa

ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes

Marcado pelo triângulo rosa

Ken Settrington, Melhoramentos, 2013
Quando os nazistas dominaram a Alemanha, homossexuais foram presos em campos de concentração. Relatos de sobreviventes reforçam a ideia da importância da igualdade dos direitos humanos e civis a todos, independentemente de orientação sexual.

ODS 17 – Parcerias e meios de implementação

A reforma da natureza

Monteiro Lobato, Editora SESI-SP, 2018
A Turma do Sítio do Pica Pau Amarelo vai a uma conferência onde todos os líderes mundiais discutem qual será o destino do mundo.

Veja mais:

6 links para entender as metas educacionais da ONU

Feira de projetos é recurso para trabalhar Agenda 2030 no ensino médio

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Conceitos, princípios e práticas dos Recursos Educacionais Abertos são explicados em guia

Publicação da Fiocruz traz ainda aspectos legais, padrões e glossários de termos utilizados nesse campo

há 4 anos
Notícias

6 links para entender as metas educacionais da ONU

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 busca assegurar educação inclusiva e de qualidade até 2030

há 6 anos
Notícias

5 livros de literatura periférica para apresentar aos estudantes

Narrativas de autores que viveram na periferia podem inspirar jovens

há 1 ano
Notícias

5 livros para fazer cinema com os alunos na escola

Sétima arte pode ser utilizada para abordar conteúdos curriculares e temas da realidade estudantil

há 2 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.