Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um conjunto de 17 metas idealizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em sua agenda socioambiental. Criados em 2015, os ODS estipulam os temas que devem priorizados nas políticas públicas de todo o mundo até o prazo de 2030.

O tema educação é abordado especificamente no ODS 4, mas o tema é tanto um objetivo em si mesmo como um meio para atingir todos os outros ODS. A meta visa, de forma geral, “assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”. A seguir, confira seis links que ajudam a compreender a importância deste objetivo para o Brasil, e os caminhos que podem ajudar o país a alcançá-lo.

IBGE explica ODS 4
Em um vídeo de quatro minutos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresenta dados que justificam a necessidade de políticas públicas educacionais no Brasil e no mundo. Escassez de professores e falta de acesso à educação formal são alguns dos temas abordados. Além disso, relaciona a oportunidade de estudo a melhorias na saúde e na economia.

Cartilha “A implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil e os desafios das metas em educação”
Formulada pela Ação Educativa, a publicação apresenta as sete metas de resultado e as três de insumo vinculadas ao ODS 4. Além disso, traça paralelos entre o cumprimento dos objetivos educacionais com o Plano Nacional de Educação (PNE).

5 dicas para alcançar a ODS 4
O vídeo foi idealizado pelo Movimento Nacional ODS Nós Podemos e traz uma entrevista com o professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UESC), Rafael Gué Martini. Para o pesquisador, promover a alfabetização midiática é um fator importante para que as metas educacionais sejam cumpridas.

Cartilha “Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Objetivos de aprendizagem”
A Unesco assina este material que tem como meta ser um guia para profissionais da educação sobre a realização dos ODS. O guia identifica objetivos de aprendizagem indicativos e sugere temas e atividades de ensino para todos os ODS, incluindo o 4.

Como explicar para crianças a ODS 4
As crianças também podem entender e contribuir para que as metas educacionais do ODS 4 sejam alcançadas. Este vídeo da Unesco apresenta uma atividade lúdica com dez crianças que refletem sobre os objetivos propostos pela ONU e seus desafios.

Reportagem “Como a Educação Integral relaciona-se com os Objetivos de Desenvolvimento da ONU”
O site do Centro de Referências em Educação Integral ouviu diversas fontes sobre o papel do PNE para o cumprimento da ODS 4 no Brasil. Além disso, destaca o impacto que a promoção da educação integral pode ter no alcance da meta.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Brasil tem colaborado para alcance da meta de educação da ONU

A 900 dias da data limite, em 2015, qualidade ainda é desafio principal do país

há 11 anos
Notícias

7 maneiras de ajudar meninas refugiadas a frequentarem a escola, segundo a ONU

Medidas trariam vantagens para as próximas gerações de famílias que deixaram seus países

há 6 anos
Notícias

O que são os direitos humanos?

ONU lança página em português dedicada ao assunto com vídeos e informações

há 10 anos
Notícias

Especialistas fazem balanço sobre a Rio+20

Rosa Alegria, Ladislau Dowbor e Lala Deheinzelin fazem considerações sobre término da Conferência

há 12 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.