O Programa de Pós Graduação em Economia e Administração da PUC-SP realizou na última quarta (27) o fórum Encontros com o Futuro, “Balanço da Rio+20: avanços e desafios para frente”, mediado pelos profissionais Rosa Alegria, Ladislau Dowbor e Lala Deheinzelin. Durante o evento, os palestrantes fizeram considerações sobre os desdobramentos da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável finalizada no último dia 22 de junho, no Rio de Janeiro.

Para Rosa Alegria, as percepções sobre a Rio+20 são mistas e complexas. A profissional considerou pífio o documento final da Conferência, e criticou a postura brasileira de preparar o documento base para as discussões em cima da hora, sem ações propositivas. Também apontou a falta de intenção das governanças de incluir diálogo com a sociedade. Por outro lado, Alegria se disse muito bem impressionada com a organização da sociedade civil. “Pude verificar uma efervescência social, maior conscientização e um novo repertório entre os participantes”. A profissional considera que os 20 anos que afastam a Rio 92 da Rio +20 serviram para proporcionar mais engajamento entre os indivíduos, condição para a qual contribuíram as redes sociais e sua abrangência.

Segundo Ladislau Dowbor, embora tenham ficado evidentes pontos de fragilidade e falta de imperativo em algumas questões essenciais relativas à Sustentabilidade, a Conferência alcançou o ‘mínimo denominador comum’, condição que pode abrir precedentes para cobranças por parte da sociedade civil. “Não me considero nem otimista, nem pessimista”, declarou.

Representantes de entidades da Sociedade Civil na IV Reunião da Comissão Nacional

 
Lala Deheinzelin não se disse surpresa pelo posicionamento das governanças e citou a necessidade latente de se abordar questões que reflitam sobre a mudança de modelo de governo. “É preciso buscar novas formas de organização, sob um modelo colaborativo e acredito que a sociedade civil e os empreendedores podem fazer diferença nesta questão”. Deheinzelin se declara convicta da necessidade de trabalhar a questão da mudança cultural, promovendo novas conexões.

Sobre a Rio+20

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) chegou ao fim no último dia 22 de junho, na cidade do Rio de Janeiro. O documento final da Conferência, disponibilizado na página da ONU (http://www.uncsd2012.org/thefuturewewant.html), intitulado The Future we want (“O Futuro que Queremos”) foi considerado “pífio” na opinião de Rosa Alegria. “Com a leitura do documento, o futuro que queremos pode ser entendido como o futuro que gostaríamos de ter”, criticou a especialista. Com versão que contempla 60 páginas, o documento foi considerado pouco ambicioso e propositivo, justamente por não conter “ações concretas” de implementação das ações voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Representantes de organizações não governamentais e da sociedade civil chegaram a redigir um texto intitulado “A Rio+20 que não queremos” demonstrando indignação para com os chefes de Estado.

Para saber mais:

– Confira o artigo “Entender a Rio+20: leitura sobre os desafios”, redigido por Ladislau Dowbor.

– Confira o documento final da Rio+20: “O futuro que queremos” (download disponível em árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol).

– Confira o texto “A Rio+20 que não queremos”, redigido por representantes da sociedade civil

Subscribe
Notificar-me de
0 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Confira 4 livros sobre a participação feminina na Segunda Guerra

Obras retratam mulheres combatentes, espiãs e militantes na luta contra o nazifascismo

há 2 semanas
Notícias

Confira 6 links para explorar o bioma amazônico

Conteúdos ajudam a trabalhar em sala de aula temas como biodiversidade, clima e culturas da Amazônia

há 1 mês
Notícias

Descubra 5 livros para explorar o Bumba Meu Boi nas aulas de artes

Festa popular pode ser utilizada para desenvolver linguagens artísticas com os alunos

há 1 mês
Notícias

Inteligência artificial na escola: confira 6 materiais para apoiar e orientar o uso

Vídeos, livros e podcasts ajudam a preparar o educador para mediar a aplicação da nova tecnologia na aprendizagem

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.